[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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José Leal
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Mensagem por José Leal » Terça-feira 09 2013f Julho 2013 11:42:04 AM

Mas tem os manuais de referência na Internet. Já ajuda um pouco.


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Ramos
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Mensagem por Ramos » Sexta-feira 12 2013f Julho 2013 05:30:37 PM

Pessoal,
Estava sem meu multímetro e não pude testar nada ainda...
Agora vou aos testes... se não me engano o TPS é o mesmo que os outros corsas né? Podendo eu utilizar os valores de referência dos outros.

Para vocês terem noção o problema tentei filmar ele fazendo. Em 15 seg, tento fazer mas ele não faz, no final do vídeo quando vou parar o carro pressiono a embreagem e a rotação cai até 500 rpm depois retorna para a lenta.
Ignorem o barulho o freio que isso logo vai mudar!

[youtube]7wYAYABOzUA[/youtube]

Neste outro nos 4 segundos pressiono a embreagem a 40km/h onde a lenta normal fica a 900 rpm, ela cai a 500 e volta a 900... depois disso volto a acelerar.

[youtube]XWwhHNeDLcs[/youtube]
Lembrando que se o carro estiver muito frio e eu virar a direção neste momento o carro pode apagar, se o carro está com o AC ligado chega a desativar o compressor todas as vezes que a queda de rotação ocorre.


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awaked
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Mensagem por awaked » Sexta-feira 12 2013f Julho 2013 05:58:22 PM

O primeiro está como privado, não podemos ver.



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Ramos
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Mensagem por Ramos » Sexta-feira 12 2013f Julho 2013 06:03:52 PM

awaked escreveu:O primeiro está como privado, não podemos ver.
Desculpa, acho que agora deu.


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awaked
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Mensagem por awaked » Sexta-feira 12 2013f Julho 2013 07:38:18 PM

Agora sim, capaz, não precisa pedir desculpas.

Cara, já passei algo parecido e a solução foi só limpar a tbi, na época eu não tinha muita intimidade com essas coisas.

Como você falou sobre o parafuso, me parece que realmente está fora de posição, você pisa na embreagem a rotação cai demais, devido a posição errada, a central compensa e sobe. O curioso é não acender a luz da injeção. É meu chute.



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José Leal
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Mensagem por José Leal » Domingo 14 2013f Julho 2013 11:27:12 AM

Pode ser sim o parafuso da borboleta fora do rumo e a central de IE tendo que compensar tudo no atuador de marcha-lenta. Se ele tiver sujo, vai ocasionar isso.


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ariel.621
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[DÚVIDA] - Problema

Mensagem por ariel.621 » Segunda-feira 21 2014f Abril 2014 05:14:13 PM

Boa Tarde,
Estou com uma duvida grande, meu carro ao ligar está acelerando sozinho chegando a 3.000 RPM depois ele desce lentamente e acende a luz da injeção.
fiz a limpeza do tbi e vi que tinha uma mangueira entupida porem deixei brilhando limpinho montei tudo certinho e está com o mesmo problema.
fiz o teste do jumper com o codigo lampejante e deu codigo 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta e também codigo 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa ao desligar o cabo da posição de borboleta e dar partida no veículo ele fica com a aceleração normal, sera que é esse bendito sensor de borboleta ou é o sensor de marcha lenta?

ele começou a dar problema em um dia de chuva porem nem peguei enchente nem nada.

por favor se tiver alguém para me auxiliar.



Bange
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Mensagem por Bange » Segunda-feira 21 2014f Abril 2014 11:21:43 PM

Quando vc. limpou o TBi, retirou o IAC, limpou seu eixo e o locar onde ele fica?
Testa o sensor... https://mega.co.nz/#!u9Y2FATI!HrEJS0cLV ... MLe101JdBI



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Mensagem por rodrigotsc » Domingo 17 2014f Agosto 2014 09:05:03 PM

Senhores
Como utilizei informações daqui, me sinto na obrigação de compartilhar uma breve solução de problema.
Há alguns dias, meu corsa wind 95 passou a apresentar códigos 21 e 22 quando executado o procedimento de verificação de código lampejante. O primeiro item a ser trocado foi o sensor de posição da borboleta, tendo sido efetuada a troca de um modelo paralelo por um Marelli. Sinceramente, o modelo paralelo com defeito funcionava bem melhor. O carro teve intermitência de lâmpada acesa e apagada em situações diferentes, sempre acelerando muito o motor após uns 30 minutos ligado. Com base em outras pesquisas, efetuei a troca da bateria, sensor hall (distribuidor inteiro), atuador de marcha lenta, cabos de vela, velas (2 vezes) e um outro sensor de posição de borboleta paralelo de um Kadett de mesmo ano. Houve melhora apenas quando utilizei o sensor do Kadett, ou seja, o problema continuava no primeiro item. Mesmo assim, o motor ainda alternava a marcha lenta, acendendo a luz de emergência em acelerações mais fortes. Enfim, não estava ok. Resolvi comprar um novo sensor de posição em uma loja GM oficial, onde me sugeriram a compra do sensor original da Delphi por R$ 57,00. Fiz a instalação do sensor, fiz o reset do módulo (já havia feito nas trocas anteriores), e passei a receber o código 35 nos novos testes, porém a resposta do motor era muito melhor. Fiz um novo ajuste no ponto do distribuidor atrasando um pouco a rotação do motor, seguido de novo reset no módulo. Problema resolvido. Espero ter ajudado. Um abraço


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Mensagem por Telise Silva Maliski » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 08:32:11 AM

Pessoal, revivendo o post, pois meu corsa morria quando acelerava entre 1000 e 2000 rpm.. mas estou com uma dúvida... meu corsa é o GL 1.4 EFI.. minha dúvida é: existe regulagem no cabo do acelerador onde tem ranhuras e a travinha?? Foi ali que coloquei a trava com o cabo mais esticado. Pelo que li não deve ser mexido no parafuso da TBI, certo?! Depois que mexi nessa regulagem do acelerador o carro melhorou!!! Porém o mecânico me chamou de "gambiarreira" e que o problema era na TBI ¬¬
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!



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Mensagem por Telise Silva Maliski » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 08:58:53 AM

Pessoal, revivendo o post, pois meu corsa morria quando acelerava entre 1000 e 2000 rpm.. mas estou com uma dúvida... meu corsa é o GL 1.4 EFI.. minha dúvida é: existe regulagem no cabo do acelerador onde tem ranhuras e a travinha?? Foi ali que coloquei a trava com o cabo mais esticado. Pelo que li não deve ser mexido no parafuso da TBI, certo?! Depois que mexi nessa regulagem do acelerador o carro melhorou!!! Porém o mecânico me chamou de "gambiarreira" e que o problema era na TBI ¬¬
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!



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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Mensagem por Bange » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 09:22:58 AM

Essa regulagem de cabo, é apenas para corrigir folgas do próprio cabo, nada tendo a ver com a regulagem da ML.

A borboleta tem que ficar em sua posição de repouso (no batente), a regulagem é feita automaticamente pela ECU, via o atuador da ML, e a coisa funciona certinho se as informações do sensor da borboleta forem corretas.



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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Mensagem por SemControle » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 10:08:10 AM

injeção eletrônica não trabalha com parafuso nenhum de regulagem.....
é uma gambiarra (engenharia) q vc passa para a injeção agora q seu acelerador esta 100% do tempo acionado (qnt, vai saber), logo surte efeito em consumo tmb.....


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Mensagem por Telise Silva Maliski » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 10:27:35 AM

SemControle escreveu:injeção eletrônica não trabalha com parafuso nenhum de regulagem.....
é uma gambiarra (engenharia) q vc passa para a injeção agora q seu acelerador esta 100% do tempo acionado (qnt, vai saber), logo surte efeito em consumo tmb.....
o carro não ficou acelerado... na lenta está com 900 rpm tudo perfeito. Antes ele voltava demais e o carro morria



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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

Mensagem por SemControle » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 10:30:49 AM

mas pode ter certeza q o problema não era no cabo, tem batente q limita o fechamento da borboleta, então ela so volta ao ponto inicial fechado, quem cuida da lenta é o atuador de marcha lenta.....
não precisa estar acelerado, injeção trabalha com sinais, vc muda a posição, o q vai pra central muda o valor....se o valor não é o suposto 0 da posição inicial, não é ML mais, é pedal acionado....


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