[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
Pessoal,
Estava sem meu multímetro e não pude testar nada ainda...
Agora vou aos testes... se não me engano o TPS é o mesmo que os outros corsas né? Podendo eu utilizar os valores de referência dos outros.
Para vocês terem noção o problema tentei filmar ele fazendo. Em 15 seg, tento fazer mas ele não faz, no final do vídeo quando vou parar o carro pressiono a embreagem e a rotação cai até 500 rpm depois retorna para a lenta.
Ignorem o barulho o freio que isso logo vai mudar!
[youtube]7wYAYABOzUA[/youtube]
Neste outro nos 4 segundos pressiono a embreagem a 40km/h onde a lenta normal fica a 900 rpm, ela cai a 500 e volta a 900... depois disso volto a acelerar.
[youtube]XWwhHNeDLcs[/youtube]
Lembrando que se o carro estiver muito frio e eu virar a direção neste momento o carro pode apagar, se o carro está com o AC ligado chega a desativar o compressor todas as vezes que a queda de rotação ocorre.
Estava sem meu multímetro e não pude testar nada ainda...
Agora vou aos testes... se não me engano o TPS é o mesmo que os outros corsas né? Podendo eu utilizar os valores de referência dos outros.
Para vocês terem noção o problema tentei filmar ele fazendo. Em 15 seg, tento fazer mas ele não faz, no final do vídeo quando vou parar o carro pressiono a embreagem e a rotação cai até 500 rpm depois retorna para a lenta.
Ignorem o barulho o freio que isso logo vai mudar!
[youtube]7wYAYABOzUA[/youtube]
Neste outro nos 4 segundos pressiono a embreagem a 40km/h onde a lenta normal fica a 900 rpm, ela cai a 500 e volta a 900... depois disso volto a acelerar.
[youtube]XWwhHNeDLcs[/youtube]
Lembrando que se o carro estiver muito frio e eu virar a direção neste momento o carro pode apagar, se o carro está com o AC ligado chega a desativar o compressor todas as vezes que a queda de rotação ocorre.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Agora sim, capaz, não precisa pedir desculpas.
Cara, já passei algo parecido e a solução foi só limpar a tbi, na época eu não tinha muita intimidade com essas coisas.
Como você falou sobre o parafuso, me parece que realmente está fora de posição, você pisa na embreagem a rotação cai demais, devido a posição errada, a central compensa e sobe. O curioso é não acender a luz da injeção. É meu chute.
Cara, já passei algo parecido e a solução foi só limpar a tbi, na época eu não tinha muita intimidade com essas coisas.
Como você falou sobre o parafuso, me parece que realmente está fora de posição, você pisa na embreagem a rotação cai demais, devido a posição errada, a central compensa e sobe. O curioso é não acender a luz da injeção. É meu chute.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pode ser sim o parafuso da borboleta fora do rumo e a central de IE tendo que compensar tudo no atuador de marcha-lenta. Se ele tiver sujo, vai ocasionar isso.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Segunda-feira 21 2014f Abril 2014 05:08:04 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa Tarde,
Estou com uma duvida grande, meu carro ao ligar está acelerando sozinho chegando a 3.000 RPM depois ele desce lentamente e acende a luz da injeção.
fiz a limpeza do tbi e vi que tinha uma mangueira entupida porem deixei brilhando limpinho montei tudo certinho e está com o mesmo problema.
fiz o teste do jumper com o codigo lampejante e deu codigo 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta e também codigo 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa ao desligar o cabo da posição de borboleta e dar partida no veículo ele fica com a aceleração normal, sera que é esse bendito sensor de borboleta ou é o sensor de marcha lenta?
ele começou a dar problema em um dia de chuva porem nem peguei enchente nem nada.
por favor se tiver alguém para me auxiliar.
Estou com uma duvida grande, meu carro ao ligar está acelerando sozinho chegando a 3.000 RPM depois ele desce lentamente e acende a luz da injeção.
fiz a limpeza do tbi e vi que tinha uma mangueira entupida porem deixei brilhando limpinho montei tudo certinho e está com o mesmo problema.
fiz o teste do jumper com o codigo lampejante e deu codigo 21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta e também codigo 22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa ao desligar o cabo da posição de borboleta e dar partida no veículo ele fica com a aceleração normal, sera que é esse bendito sensor de borboleta ou é o sensor de marcha lenta?
ele começou a dar problema em um dia de chuva porem nem peguei enchente nem nada.
por favor se tiver alguém para me auxiliar.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Quando vc. limpou o TBi, retirou o IAC, limpou seu eixo e o locar onde ele fica?
Testa o sensor... https://mega.co.nz/#!u9Y2FATI!HrEJS0cLV ... MLe101JdBI
Testa o sensor... https://mega.co.nz/#!u9Y2FATI!HrEJS0cLV ... MLe101JdBI
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Domingo 17 2014f Agosto 2014 08:41:56 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Senhores
Como utilizei informações daqui, me sinto na obrigação de compartilhar uma breve solução de problema.
Há alguns dias, meu corsa wind 95 passou a apresentar códigos 21 e 22 quando executado o procedimento de verificação de código lampejante. O primeiro item a ser trocado foi o sensor de posição da borboleta, tendo sido efetuada a troca de um modelo paralelo por um Marelli. Sinceramente, o modelo paralelo com defeito funcionava bem melhor. O carro teve intermitência de lâmpada acesa e apagada em situações diferentes, sempre acelerando muito o motor após uns 30 minutos ligado. Com base em outras pesquisas, efetuei a troca da bateria, sensor hall (distribuidor inteiro), atuador de marcha lenta, cabos de vela, velas (2 vezes) e um outro sensor de posição de borboleta paralelo de um Kadett de mesmo ano. Houve melhora apenas quando utilizei o sensor do Kadett, ou seja, o problema continuava no primeiro item. Mesmo assim, o motor ainda alternava a marcha lenta, acendendo a luz de emergência em acelerações mais fortes. Enfim, não estava ok. Resolvi comprar um novo sensor de posição em uma loja GM oficial, onde me sugeriram a compra do sensor original da Delphi por R$ 57,00. Fiz a instalação do sensor, fiz o reset do módulo (já havia feito nas trocas anteriores), e passei a receber o código 35 nos novos testes, porém a resposta do motor era muito melhor. Fiz um novo ajuste no ponto do distribuidor atrasando um pouco a rotação do motor, seguido de novo reset no módulo. Problema resolvido. Espero ter ajudado. Um abraço
Como utilizei informações daqui, me sinto na obrigação de compartilhar uma breve solução de problema.
Há alguns dias, meu corsa wind 95 passou a apresentar códigos 21 e 22 quando executado o procedimento de verificação de código lampejante. O primeiro item a ser trocado foi o sensor de posição da borboleta, tendo sido efetuada a troca de um modelo paralelo por um Marelli. Sinceramente, o modelo paralelo com defeito funcionava bem melhor. O carro teve intermitência de lâmpada acesa e apagada em situações diferentes, sempre acelerando muito o motor após uns 30 minutos ligado. Com base em outras pesquisas, efetuei a troca da bateria, sensor hall (distribuidor inteiro), atuador de marcha lenta, cabos de vela, velas (2 vezes) e um outro sensor de posição de borboleta paralelo de um Kadett de mesmo ano. Houve melhora apenas quando utilizei o sensor do Kadett, ou seja, o problema continuava no primeiro item. Mesmo assim, o motor ainda alternava a marcha lenta, acendendo a luz de emergência em acelerações mais fortes. Enfim, não estava ok. Resolvi comprar um novo sensor de posição em uma loja GM oficial, onde me sugeriram a compra do sensor original da Delphi por R$ 57,00. Fiz a instalação do sensor, fiz o reset do módulo (já havia feito nas trocas anteriores), e passei a receber o código 35 nos novos testes, porém a resposta do motor era muito melhor. Fiz um novo ajuste no ponto do distribuidor atrasando um pouco a rotação do motor, seguido de novo reset no módulo. Problema resolvido. Espero ter ajudado. Um abraço
rodrigotsc
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 09:07:30 AM
- Localização: Ponta Grossa - PR
- Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
- Ano de fabricação: 1996
Pessoal, revivendo o post, pois meu corsa morria quando acelerava entre 1000 e 2000 rpm.. mas estou com uma dúvida... meu corsa é o GL 1.4 EFI.. minha dúvida é: existe regulagem no cabo do acelerador onde tem ranhuras e a travinha?? Foi ali que coloquei a trava com o cabo mais esticado. Pelo que li não deve ser mexido no parafuso da TBI, certo?! Depois que mexi nessa regulagem do acelerador o carro melhorou!!! Porém o mecânico me chamou de "gambiarreira" e que o problema era na TBI ¬¬
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!
Me digam... existe essa regulagem, não existe?!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 306 Exibições
-
Última mensagem por Wellington_XY1971
-
- 1 Respostas
- 2024 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 1091 Exibições
-
Última mensagem por gilsonsouza
-
- 7 Respostas
- 1050 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 631 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 3646 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2071 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 2 Respostas
- 1006 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 1835 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 3 Respostas
- 5771 Exibições
-
Última mensagem por gtmski