[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:Bom dia!

Alcineu, nesse topico(http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... 66b107b9e6) voce fala a respeito de aterramento dos sensores, bloco do motor, ecu.

Como disse, meu carro melhorou muito depois do que fiz ontem, realmente ficou muito bom, mas ele continua falhando igual o carro do amigo do topico que esta postado no comeco dessa msg.

Será que é hora de partirmos para o aterramento?

Vamos aos fatos:

1º- Minha sonda lambda nao tem aterramento, é de apenas um fio. Li uma dica em outro forum de IE que diz para pegar um fio, descascar a ponta, fazer um laço e estanhar, depois soltar a sonda lambda, colocar ela nesse laço e rosquear. A outra ponto do fio aterrar. É valido?

2º- Quando eu acelero o carro o barulho da aceleração sai nos autofalantes.

3º- O que medir para saber se tudo no carro está bem aterrado?

A solução está bem proxima, tenho certeza!

Muito obrigado Alcineu!
Ola Leo nao se apavore ai não senão voce vai trocar tudo. A calma nessa hora é imprescindivel. Vamos te ajudar.

Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...

Veja o link dos aterramentos abaixo. sigaaa o passo a passo lá...

www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=53011
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Rapaz esqueci de te alertar: na hora de medir a voltagem da sonda, era só desconecta-la do plug e medir do plug dela para o bloco do motor ou na própria carcaça da sonda, mas, limpando bem o local devido as impurezas, ok.

Estamos no aguardo...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?
Em que posição deixo o multimetro?

O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?

Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:
Quanto ao aterramento da soda lambda é excelente essa idéia.

O aterramento da sonda se da na peça do escapamento do bloco onde elaesta alojada. Essa peça é aparafusada no bloco do motor que por sua vez, o bloco do motor é o aterramento geral. Só basta ver se tem resistencia ZERO das peças até o bloco do motor e ao negativo da bateria.

Tem que ter resistencia ZERO: partindo do negativo da bateria para a lataria, bloco do motor e sonda lambda. Pode dar 0,5 alguma coisa...
Como faço para ver se a resistencia está zero no bloco do motor?
Em que posição deixo o multimetro?

O fio vermelho do multimetro eu encosto na sonda e o preto na peça do escapamento, motor e negativo da bateria?

Em todos esses casos deverá marcar no máximo 0,5?
Sim.

Esse valor de 0,5 Ohms se deve a resistencia residual das pontas de prova dos multimetros digitais. Meça e desconte esse valor de 0,5 Ohms. Quanto mais próximo de ZERO melhor.

Coloque a escala em Ohms/resistencia onde tem uma letra grega Omega (meu teclado naotem), ponta de prova (qualquer uma) no bloco do motor, parte de cima que é mais limpo os locais e a outra no corpo da sonda lambda. Limpe bem os locais para não dar erro.

Aproveite e meça do motor para o negativo da bateria. Tem que ter ZERO Ohm do negativo da bateria para o motor e corpo da sonda lambda, ou seja, todo aterramento até o negativo da bateria.

Veja a escala de 200 Ohms onde tem um circulo vermelho...
Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Estou esperando o carro esfriar para medir o aterramento.

No momento, vindo de Campinas para casa, na estrada, quando meu carro passava dos 3.000rpm a mistura empobrecia, caia para 98 mv - 100 mv, até 2.500rpm o carro oscila entre 200 mv e 600 mv.

Agora são 21:50, umas 22:30, se o carro ja estiver frio, vou fazer a medicao e postar aqui.

até mais


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Demorou um pouco mais do que eu imaginava, mas aqui estão os resultados.
Aproveitei para medir outros sensores tambem para tirar duvidas.

Bloco do motor e Bateria negativo = 1.1 ohms
Bloco do motor e Aterramento corta fogo = 1.0 ohms
Aterramento corta fogo e bateria = 1.1 ohms

Sonda lambda no bloco do motor = 3.3 ohms chegou a variar até 48 ohms qdo quente, frio ficou em 3.3 ohms
Sonda lambda na bateria = 2.5 ohms
Sonda lambda no aterramento corta fogo = 3.3 ohms

Sensor temperatura (mte 4050) no bloco do motor = 1.3 ohms
Sensor MAP na bateria = 1.0
Atuador de marcha lenta na bateria = 1.3 ohms


Todas essas medições constaram no multimetro, sem descontar o proprio multimetro que ficou em 0.9 ohms


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Achei muito estranho essa medida: Sonda lambda no bloco do motor chegou a variar até 48 ohms qdo quente...

limpou o pontos de aterramentos onde tem os parafusos?

tire essa sonda e cheque o estado dela. Tem que estar limpa, com coloracao marrom ou preto, mas, sem fuligem, crosta, etc...

teste essa sonda com ela desconectada do plug que vai para a ECU, mas, em marcha lenta depois do motor bem quente, de umas aceleradas e solte, fez isso antes?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

alcineu escreveu:Achei muito estranho essa medida: Sonda lambda no bloco do motor chegou a variar até 48 ohms qdo quente...

limpou o pontos de aterramentos onde tem os parafusos?
Limpei, tanto que antes de limpar nem sinal dava de tao sujo.
tire essa sonda e cheque o estado dela. Tem que estar limpa, com coloracao marrom ou preto, mas, sem fuligem, crosta, etc...
Tentei tirar mas a chave que eu tenho é 22 e a sonda é um pouco maior, mas vou dar um jeito.
teste essa sonda com ela desconectada do plug que vai para a ECU, mas, em marcha lenta depois do motor bem quente, de umas aceleradas e solte, fez isso antes?
Esse teste eu fiz com o multimetro conectado na sonda, a sonda conectada normalmente na ecu.
Vou fazer desse jeito que voce esta falando, devo medir em ohms igual o aterramento ou igual para ver a mistura?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

A sonda e medida na escala de 2 VDC ja que nao passa de 1 Volt...medindo ela desconetada se tem melhor leitura...compare ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia,

Desconectei a sonda mas nao consegui contato, nao apareceu nada no multimetro.

As unicas informacoes que eu consegui da sonda foi quando desencapei o fio e liguei o mulimtetro e consegui aquelas informações de mistura pobre x rica que postei e tambem quando eu coloquei o multimetro no corpo da sonda para medir a resistencia.

A minha sonda lambda, instalada no carro, possui 3 emendas no fio, isso pode fazer com que a informação nao seja lida corretamente, né?

Eu achei sonda lambda original Bosch (0258986501) de 1 fio po R$61,00

Por meio das informações que passei, voce acha que minha sonda pode estar com problemas? Dependendo eu compro uma nova já que nao é tao caro.

Fico no aguardo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”