[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Jorge-LHP
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sexta-feira 19 2008f Setembro 2008 07:24:56 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Partida frio

Mensagem por Jorge-LHP »

[quote="billfabiano"]Boa tarde,
instalei o kit flex em meu corsa 98/99 mpfi 1.0, estou precisando instalar o kit para partida frio, alguém será que pode indicar um mecânico de confiança que possa instalar o kit para mim ?
E uma loja que tenha um kit bom e barato ?
Desde já agradeço,
Fabiano
São Paulo - SP[/quote]

Cara não é dificil de instalar, da um traalhinho de 1 horinha...mas fica legal...se vc tiver interesse posso te dar umas dicas.

qualque duvida, segue meu msn

jorge-lhp@hotmail.com


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Justamente, liguei ali, mas estou tendo problemas para ele pegar pela manhã, queria ligar direto na tubulação de ar da TBI, por isso que eu queria tentar ligar na mangueirinha do tps. Hoje pegou de primeira, mas não pegou redondo, deu uma engasgada.
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


Jorge-LHP
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sexta-feira 19 2008f Setembro 2008 07:24:56 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jorge-LHP »

[quote="vinidrum"]Justamente, liguei ali, mas estou tendo problemas para ele pegar pela manhã, queria ligar direto na tubulação de ar da TBI, por isso que eu queria tentar ligar na mangueirinha do tps. Hoje pegou de primeira, mas não pegou redondo, deu uma engasgada.[/quote]

o meu tb é assim...eu nao sei se vc conseguira deixar ele redondinho nao viu...tem caso em que o carro é flex de fabrica e o pessoal reclama que ele so fica redondinho depois q esquenta


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Jorge-LHP escreveu:
vinidrum escreveu:Justamente, liguei ali, mas estou tendo problemas para ele pegar pela manhã, queria ligar direto na tubulação de ar da TBI, por isso que eu queria tentar ligar na mangueirinha do tps. Hoje pegou de primeira, mas não pegou redondo, deu uma engasgada.
o meu tb é assim...eu nao sei se vc conseguira deixar ele redondinho nao viu...tem caso em que o carro é flex de fabrica e o pessoal reclama que ele so fica redondinho depois q esquenta
Cara, olha só. Com relação a espera para esquentar para ele ficar redondo, isso tá tranquilo, o carro não tá demorando quase nada para ficar redondo, e estou rodando 100% no álcool, nessa parte tá tranquilo.

Estou com dois "problemas". O primeiro é a partida a frio, tem dia que pega bem, tem dia que não. De sábado para domingo, o que eu fiz... coloquei na garagem, e apertei o botãozinho, em menos de meio segundo o motor apagou. No outro dia, injetei ~1seg, esperei 10 segundos, e ele pegou, meio embolando mas pegou de primeira. De domingo para segunda, não injetei antes de desligar. Ontem pela manhã injetei da mesma maneira e foi pegar lá pela 4ª tentativa.

Pq estou querendo ligar na TBI: Procurando pelo Google, apareceu uma discussão no forum do vectra clube. Lá o pessoal falou que o carro estava pegando de primeira a 10ºC, quando ligado na TBI. Olhando, percebi que a única entrada que poderia ser conectada à TBi seria a mangueira do sensor tps. Gostaria de saber se alguém já fez a ligação desta maneira, e se não prejudicou o funcionamento da tps, ou se pelo menos funcionou ou não.

Outra coisa, peguei um trecho de aclive essa semana, e com a rpm acima dos 3 mil giros ele deu umas falhadas, tipo, como se o combustível injetado não fosse suficiente. Estou com este carro há dois anos, não foi necessária a troca da bomba de combustível. Seria algum problema de pressão da bomba? Qual a diferença de pressão de uma bomba só de gasolina e uma flex? abraço.
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

alguém:?:
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

vinidrum escreveu:
Jorge-LHP escreveu:
vinidrum escreveu:Justamente, liguei ali, mas estou tendo problemas para ele pegar pela manhã, queria ligar direto na tubulação de ar da TBI, por isso que eu queria tentar ligar na mangueirinha do tps. Hoje pegou de primeira, mas não pegou redondo, deu uma engasgada.
o meu tb é assim...eu nao sei se vc conseguira deixar ele redondinho nao viu...tem caso em que o carro é flex de fabrica e o pessoal reclama que ele so fica redondinho depois q esquenta
Cara, olha só. Com relação a espera para esquentar para ele ficar redondo, isso tá tranquilo, o carro não tá demorando quase nada para ficar redondo, e estou rodando 100% no álcool, nessa parte tá tranquilo.

Estou com dois "problemas". O primeiro é a partida a frio, tem dia que pega bem, tem dia que não. De sábado para domingo, o que eu fiz... coloquei na garagem, e apertei o botãozinho, em menos de meio segundo o motor apagou. No outro dia, injetei ~1seg, esperei 10 segundos, e ele pegou, meio embolando mas pegou de primeira. De domingo para segunda, não injetei antes de desligar. Ontem pela manhã injetei da mesma maneira e foi pegar lá pela 4ª tentativa.

Pq estou querendo ligar na TBI: Procurando pelo Google, apareceu uma discussão no forum do vectra clube. Lá o pessoal falou que o carro estava pegando de primeira a 10ºC, quando ligado na TBI. Olhando, percebi que a única entrada que poderia ser conectada à TBi seria a mangueira do sensor tps. Gostaria de saber se alguém já fez a ligação desta maneira, e se não prejudicou o funcionamento da tps, ou se pelo menos funcionou ou não.

Outra coisa, peguei um trecho de aclive essa semana, e com a rpm acima dos 3 mil giros ele deu umas falhadas, tipo, como se o combustível injetado não fosse suficiente. Estou com este carro há dois anos, não foi necessária a troca da bomba de combustível. Seria algum problema de pressão da bomba? Qual a diferença de pressão de uma bomba só de gasolina e uma flex? abraço.
Amigo, estou suspeitando (quase certo) que sua bomba de combustível original a gasolina já esteja ficando cansada de bombear álcool.
Pelo seu relato, está cheio de indícios que ela já esteja falando: Me troque antes que eu te deixe na mão ou melhor na rua...
Compre um refil de bomba à alcool ou flex e monte no caneco original para preservar as medições de nível de combustível no seu painel. Outra coisa que vai dar pau será o sensor de nível (aquele conjuntinho que tem uma bóia), em pouco tempo ele também não resistirá ao álcool, aí tem que colocar um apropriado pro álcool (tem original do corsa B 1.0 álcool ou os paralelos pra corsa B álcool)


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Rorion escreveu:Amigo, estou suspeitando (quase certo) que sua bomba de combustível original a gasolina já esteja ficando cansada de bombear álcool.
Pelo seu relato, está cheio de indícios que ela já esteja falando: Me troque antes que eu te deixe na mão ou melhor na rua...
Compre um refil de bomba à alcool ou flex e monte no caneco original para preservar as medições de nível de combustível no seu painel. Outra coisa que vai dar pau será o sensor de nível (aquele conjuntinho que tem uma bóia), em pouco tempo ele também não resistirá ao álcool, aí tem que colocar um apropriado pro álcool (tem original do corsa B 1.0 álcool ou os paralelos pra corsa B álcool)
O marcador já não está certo desde os tempos em que rodava na gasolina, com tanque cheio ele só marca até a metade, coloco 12, 13l de álcool e ele marca como se tivesse 7 ou 8l. Quero ver se não arrumo só a boiazinha pretinha por aí pra não precisar trocar tudo :D
Já a bomba, estou quase colocando-a em fim de carreira. Na gasolina, quando o carro entrava na reserva já não pegava legal, estou crendo que metade dos meus problemas vão ser resolvidos trocando esta bendita.

E tem outra coisa que estou reparando... apesar de não acusar nada no scanner, estou achando que a mistura pode estar rica, o cheiro de álcool está "forte". É normal? O consumo do carro está legal para um 1.6, fazendo em torno de 7,5km/l no álcool (um conhecido meu disse que um carro mil dele flex original fazia esta média). Estou para trocar velas e cabos, irei colocar NGK, pois estou achando que as velas não estão fazendo a queima do álcool corretamente, e o carro não está lá essas belezas para pegar com a partida a frio. Será que melhora?

Apesar de tudo, estou satisfeito com o álcool, economia em torno de 40-50%.

Um abraço.
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

vinidrum escreveu:
Rorion escreveu:Amigo, estou suspeitando (quase certo) que sua bomba de combustível original a gasolina já esteja ficando cansada de bombear álcool.
Pelo seu relato, está cheio de indícios que ela já esteja falando: Me troque antes que eu te deixe na mão ou melhor na rua...
Compre um refil de bomba à alcool ou flex e monte no caneco original para preservar as medições de nível de combustível no seu painel. Outra coisa que vai dar pau será o sensor de nível (aquele conjuntinho que tem uma bóia), em pouco tempo ele também não resistirá ao álcool, aí tem que colocar um apropriado pro álcool (tem original do corsa B 1.0 álcool ou os paralelos pra corsa B álcool)
O marcador já não está certo desde os tempos em que rodava na gasolina, com tanque cheio ele só marca até a metade, coloco 12, 13l de álcool e ele marca como se tivesse 7 ou 8l. Quero ver se não arrumo só a boiazinha pretinha por aí pra não precisar trocar tudo :D
Já a bomba, estou quase colocando-a em fim de carreira. Na gasolina, quando o carro entrava na reserva já não pegava legal, estou crendo que metade dos meus problemas vão ser resolvidos trocando esta bendita.

E tem outra coisa que estou reparando... apesar de não acusar nada no scanner, estou achando que a mistura pode estar rica, o cheiro de álcool está "forte". É normal? O consumo do carro está legal para um 1.6, fazendo em torno de 7,5km/l no álcool (um conhecido meu disse que um carro mil dele flex original fazia esta média). Estou para trocar velas e cabos, irei colocar NGK, pois estou achando que as velas não estão fazendo a queima do álcool corretamente, e o carro não está lá essas belezas para pegar com a partida a frio. Será que melhora?

Apesar de tudo, estou satisfeito com o álcool, economia em torno de 40-50%.

Um abraço.
Olha só trocar a bóia não vai resolver . O problema aí é que o álcool infiltra e ataca a pista com os filetes de contato da haste que fica em contato constante com a cana. Se for trocar, troque o conjuntinho sensor de nível específico para álcool (vem bóia e a pista resistente ao álcool).

Agora o que digo aqui é suposição pois não está o veículo aqui e nem foram efetuados testes, mas o problema de não pegar de primeira a frio mesmo injetando gasolina, podem ser várias coisas,dentre elas: bomba de combustível, as próprias velas e cabos ,filtro de combustível, etc.
O correto é vc procurar efetuar testes num mecânico para que vc não acabe gastando dinheiro desnecessário neste momento no troca troca de peças.
Uma coisa é certa, essa bomba de combustível terá que trocar e se eu fosse vc trocaria logo por uma à álcool ou flex,pra não correr o risco de ficar na mão.
A injeção de gasolina é adaptada para ser na TBI em uma daquelas espigas originais de vácuo, se vc reparar ao tirar aquela mangueirinha com o carro ligado, vc percebe que a TBI suga ar do meio externo, então a gasosa será sugada lá pra dentro da admissão (importante que sua partida a frio tenha uma válvula solenóide se não a gasolina será sugada integralmente durante o seu rolé). Então no seu carro se estiver assim deveria pegar no estalo. A+


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Justamente isso que eu perguntei há alguns post's atrás, a questão de ligar na TBI. Disse tb que o lugar que ficaria melhor para uma adaptação seria ali na mangueirinha do tps, para não ter que furar o mangote da tubulação de ar, mas quero saber se alguém já ligou ali na tps, pois tenho receio de fazer e prejudicar o sensor, ele é um grande responsável pela marcha lenta estável.

Vou comprar hoje um jogo de velas e o filtro de combustível, já estão vencidos, tenho certeza. Tb vou comprar uma bomba flex. Não ficarei em condições de comprar os cabos de vela, deixarei para setembro ou outubro.
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


vinidrum
:: Wind ::
Mensagens: 45
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 09:54:40 PM
Localização: Vitória da Conquista - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vinidrum »

Ah, a solenoide está lá na partida a frio, bonitinha... rsrsrs
Att.
Vinicius Guimarães


Corsa GL Wagon 97 1.6 8v MPFI 104cv
RODANDO NA CANA!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”