[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

bem, vc choveu no molhado em tudo q disse, e fez a engenharia q tanto criticou de por um kit, e se colocou um kit e acha q ta bom, pq quer trocar até central, não sei se 100% das centrais dos corsas MPFI geração B, tem o chip solto, pode ser simplesmente trocado sem qq ferramenta, exceto as para abrir a central.....

de qq forma tanto erra a industria em suas receitas, como erram os proprietários em suas experiencias......
colocar um motor com taxa de etanol 12,6:1 pra queimar gasolina, vai grilar, colocar sensor de detonação, vai derrubar o ponto, e ai, vc tem um motor manco....
o mesmo se diz do dono q poe um kit (q nem sabe o q faz) e tome etanol com 9,4:1 de taxa....tem q avançar e muito o ponto pra compensar a falta de taxa...dai vem o chip ao invés do kit, no chip vc muda no minimo a curva de avanço de ponto, e TI, tudo compensando uma deficiência física do motor....pra não fazer tanto, no minimo se troca o bico por um de maior vazao, vai saber qual o motor correto, mas vc compensa os 30 a 40% a mais de combustível necessário, q ai vem a pergunta, esses kits milagrosos fazer os bicos originais mandarem 30 a 40% a mais de combustível? como se pra gasolina ja trabalham no limite de TI....

se quer uma conversão correta, não critique as engenharias, abra seu motor, troque os pistões pelos cabeçudos pra etanol, troque suas velas, troque sua bomba, troque seus bicos pelos de vazão correta, invista em um dinamômetro e um profissional q faça chip em tempo real e não pronto, ai vc passa a ter um carro realmente etanol, com desempenho superior a um modelo original....

no mais, são engenharias mesmo, (pendurar coisas e achar q o carro virou etanol e esta abalando, é doce ilusão) longe do ideal, mas q atendem de certa forma, e facilmente removidas.....é igual carro flex, muito longe de ser ideal pra qq tipo de combustível ou mistura, foi uma profissionalização das gambiarras tupinikins, nada alem disso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
thales.s
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 02 2019f Outubro 2019 10:05:37 AM
Localização: Passos - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por thales.s »

boa tarde turma vixi muita info nesse tópico, mais afinal oq deu os carros com as mudanças pq tem veiculos q foram mexidos desde 2004 ate a ultima de 2018, e ai o carro teve problema? voltaram para o original, fundiu o motor? e o kit bioflex so para gastar didim ?? obrigado quem poder responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara, um carro q foi modificado em 2004 ja deve ter tido vários problemas de varias ordens, as vezes até retificas....saber o q tem relação direta com a conversão é difícil....
fundir é muito pouco provável, aspirado chegar no ponto de ter falta pra fundir, derreter pistão, essas coisas, é bem difícil....

o método de conversão vai de cada um, é preciso estudar bem cada um, entender o q de fato mudam, so assim da pra optar por alguma forma de conversão....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

thales.s escreveu: Quarta-feira 02 2019f Outubro 2019 03:35:27 PM boa tarde turma vixi muita info nesse tópico, mais afinal oq deu os carros com as mudanças pq tem veiculos q foram mexidos desde 2004 ate a ultima de 2018, e ai o carro teve problema? voltaram para o original, fundiu o motor? e o kit bioflex so para gastar didim ?? obrigado quem poder responder
Eu converti meu corsa 1.0 pra álcool, depois troquei o motor pra 1.6, e só não tô com ele porque bati feio em 2013 e desanimei do carro...
Se vc quer converter o seu corsa B 1.0 pra álcool, pode usar bicos laranja da pick-up corsa 1.6 mpfi, se o seu corsa for 1.6 mpfi e quiser converter pra álcool deve usar os bicos do gol gti quadrado...
Se souber usar um multímetro liga o positivo no fio da sonda e ajusta na escala de volts pra deixar 2 números a direita da vírgula e dá umas aceleradas no motor pra ver quanto a sonda informa, o legal é ficar na faixa de 0,85 a 0,89 com pé embaixo...
Caso a medida da sonda fique fora disso use um regulador de pressão ajustável pra dar uma afinada na mistura...
Coloca 5% de gasolina a cada tanque pra facilitar a partida a frio e deixar a marcha lenta mais suave...
Pronto, converteu o corsa sem precisar de caixinha.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só trocou os bicos e a conversão tá pronta??
E aquela engenharia toda da taxa de compressão... como resolveu?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não resolve, e o consumo fica tipo flex....
do mesmo jeito q com gnv existe o variador, é preciso modificar o avanço do ponto pra queimar o álcool ja q original não tem taxa compatível, exatamente o mesmo caso do gnv...
mas até anda sem o variador, perde bastante..........
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lilo.1989
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 30 2019f Julho 2019 01:58:29 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por lilo.1989 »

Bom,

Acabei de fazer o motor do meu carro, fiz completo e tudo novo.

Passei ele para flex, trocando apenas os bicos injetores, meu carro usava os bicos pretos Delphi nº GM 25319300 e coloquei os bicos cor de rosa do Celta flex nº 0280156298.

Se repararem os bicos preto do Corsa a gasolina tem apenas um furo, o do celta cor de rosa tem 3 furos.

Detalhes:

Existe sim uma diferença de desempenho, pouca coisa mais existe. Principalmente em situações onde é exigido mais torque. Tenho ciência disso pois a taxa de compressão do meu carro é original a gasolina;

Em dias frios o carro fica horrível para pegar (usando 100% álcool), mas depois eu deixo ele esquentar uns 2 minutos e já ando normalmente;

Quem for fazer essa conversão eu aconselho uma geral no arrefecimento, principalmente em relação a válvula termostática, se o carro estiver sem ela irá gastar muito, pois o motor trabalhará mais frio;

Rodo na maioria das vezes com 100% de álcool no tanque, em dias frios coloco de 10 a 20% de gasolina;

Não preciso mudar absolutamente nada para rodar com o carro na gasolina, só abasteço e saio andando;

Não troquei a bomba;

Não coloquei velas mais frias;

Consumo:

Moro em Guarulhos e trabalho no Tatuapé pego trânsito, MUITO TRÂNSITO. Meu trajeto é de aproximadamente 47km diários, o consumo médio está na casa de 7,5km/l a 7,9km/l. Depende do pé, dia, trânsito, posto em que o carro é abastecido.

Dados do carro:

Corsa Super Hatch 2P 99
Ar condicionado (Não funciona)
Pneus 175/70 R13.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pode botar cachaça, água ráz, diesel... tudo vai funcionar meia boca no consumo e na potência.
Nessa "transformação", como ficou a estequimetria do motor? Com que potência ficou (valor do dinamômetro)? Qual o tempo que durará as partes não trocadas e não previstas pro álcool?
Se vc está confortável, satisfeito com essa adaptação, mesmo sem conhecimento das respostas, beleza, mas todos devem estar cientes de que não é uma transformação com eficiência tecnica onde se obtenha os melhores e mais próximos resultados de um motor engenhado para tal.
Isto significa dizer que o Corsa Clube, não endossa esse tipo de transformação, ficando claro que os tesultados são questionáveis.
Boa sorte!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nem a fabrica consegue algo realmente bom.....
lembro muito bem meu corsa 01/02, apenas gasolina, na época tinha o modelo apenas alcool, q contava com nada mais nada menos q 10cvs a mais de fabrica num motor 1.0
hj os flex 1.8 da vida tem 4cv de diferença e olhe la qnd abastecido com um ou com outro.....fora uma serie de problemas q vejos frequentemente aqui, mas ai ja nao vem ao caso....

por mais q se ponha bicos maiores (no chute, um furo, dois furos, não quer dizer nada sobre a vazão, um furo pode ter muito mais vazao q bicos de 4 furos), (uma vez vi um estudo sobre dosadores, dobrando a pressão na linha, nao chegava nem a 25% a mais de vazão no bico, e todo mundo, até eu achava q a vazão ia subindo junto com a pressão), q fosse taxado o motor, ainda teria q recorrer a alguém para mudar o mapa da injeção eletrônica, pq o ponto ainda seria diferente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lilo.1989
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 30 2019f Julho 2019 01:58:29 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por lilo.1989 »

Pode botar cachaça, água ráz, diesel... tudo vai funcionar meia boca no consumo e na potência.
Nessa "transformação", como ficou a estequimetria do motor? Com que potência ficou (valor do dinamômetro)? Qual o tempo que durará as partes não trocadas e não previstas pro álcool?
Cara, só rindo mesmo dessa sua resposta!
Se vc está confortável, satisfeito com essa adaptação, mesmo sem conhecimento das respostas, beleza, mas todos devem estar cientes de que não é uma transformação com eficiência tecnica onde se obtenha os melhores e mais próximos resultados de um motor engenhado para tal.
Isso não é uma transformação é uma ADAPTAÇÃO. Você acha mesmo que eu iria gastar com pistões retos, mudança de taxa de compressão, mudança e ou remapeamento de injeção eletrônica, instalação de partida a frio e mais outras alterações, pra quando eu for vender o carro eu ter que arrancar tudo para e mudar o motor novamente?
Em que mundo você vive?
Você acha mesmo que eu vou fazer um investimento desse num carro popular? Pra depois nem conseguir o valor de tabela no carro? Para de viajar mano!
Isto significa dizer que o Corsa Clube, não endossa esse tipo de transformação, ficando claro que os tesultados são questionáveis.
Boa sorte!
Não preciso da aprovação de ninguém para fazer o que eu bem entender com meu carro não é mesmo? Estou expondo aos membros do clube o que fiz para poder rodar no álcool, não disse a ninguém para fazer! Afinal esse não é o propósito desse tópico?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”