[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Filtro de Ar Esportivo!!!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
percyneto
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 09 2016f Julho 2016 08:35:14 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Filtro de Ar Esportivo!!!

Mensagem por percyneto »

eae!!

Man, precisou fazer muita alteração pra colocar o cônico?? Ou foi só encaixar e pronto?

Realmente o som fica muuuuuuito melhor com um cônico kkkkkk'
Chevy Classic LS 1.0 2013 c/ Airbags e ABS (Primeiro carro propriamente meu)
Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

percyneto escreveu:eae!!

Man, precisou fazer muita alteração pra colocar o cônico?? Ou foi só encaixar e pronto?

Realmente o som fica muuuuuuito melhor com um cônico kkkkkk'
Eu comprei esse kit: https://www.tuningparts.com.br/air-cool ... dcbV5f2s8n
(eu paguei muuuito mais barato, peguei numa promoção de 70%)

Eu só precisei fazer um furo no mangote para colocar o sensor que vai no original. De resto, só foi tirar o original e colocar, bem simples e fácil de fazer.

Com esse kit, o filtro fica "um pouco" mais longe do motor do que apenas o filtro, fica em um lugar melhor!
percyneto
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sábado 09 2016f Julho 2016 08:35:14 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Mensagem por percyneto »

valeu pela indicação, Felipe!!!!!

Como não tô com pressa agora vou esperar pra ver se o preço baixa um pouco :lol: :lol: :lol:

Enquanto isso vou ver algumas idéias de ups (mais baratos :lol: ) pro corsinha aqui pelo clube.
Chevy Classic LS 1.0 2013 c/ Airbags e ABS (Primeiro carro propriamente meu)
Felipe Guillen
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Quarta-feira 02 2016f Março 2016 09:51:04 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Felipe Guillen »

percyneto escreveu:valeu pela indicação, Felipe!!!!!

Como não tô com pressa agora vou esperar pra ver se o preço baixa um pouco :lol: :lol: :lol:

Enquanto isso vou ver algumas idéias de ups (mais baratos :lol: ) pro corsinha aqui pelo clube.
Pode ter certeza que você encontrará muitas informações uteis por aqui! :D
Victor Stevan
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 28 2016f Abril 2016 08:35:33 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal,

Tem algum tempo que venho pensando em instalar um filtro esportivo no meu corsa wind mpfi 1.0 2000 / 2001 com ar (influencia em algo o ar condicionado?).
Apesar de já ter lido vários tópicos, não cheguei a conclusão nenhuma praticamente. Uns recomendam, outros nem tanto. Dizem que aumenta potência, quando outros dizem só aumentar o barulho e ainda encher o motor de sujeira, mas enfim...

O kit que tenho em mente é esse a princípio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-9605-_JM

A pergunta que não quer calar: Compensa o investimento??

Já tirei aqueles tubos de dentro da caixa do filtro de ar... Não senti diferença em torque, só aumentou pouca coisa o barulho. Com esse kit, tenho chances de conseguir algo razoável? Questiono, porque, sinceramente não sou fã de barulho... Ainda mais em carro "milzinho". Acaba que todos ouvem o sofrimento do motor, kkk. Já esse kit, "promete" aspirar ar mais frio. Apesar de visualmente, ser instalado no mesmo local da caixa de ar comum (cotovelo é pequeno).

Outra dúvida que me surgiu... Esses dias troquei aquela mangueira sanfonada que sai do filtro de ar e vai pro corpo da borboleta. Naquela mangueira existe um sensor que, creio eu, ser o sensor de temperatura do ar. Instalando esse filtro, onde vou colocar aqueles sensor?

Se alguém fez alguma experiência com o mesmo carro, gostaria de saber os resultados também.

Obrigado.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ar condicionado é uma coisa, filtro de ar do motor é outra coisa q não tem nada a ver a não ser o nome ar no meio....
se quer barulho ta no caminho....
se quer desempenho, esquece....
carro 1000, original, ganhar 1 ou 2cvs e olhe la e falar q sente o carro super hiper, é puro efeito psicológico....num turbo de fabrica pode ser q venha a ganhar uns 10~15cvs sendo bem otimista.....
so vai dar alguma diferença se seu filtro original esta entupido de sujeira, é a mesma coisa de trocar vela qnd elas já nem conseguem faiscar, coloca vela nova q faísca bem, sente o carro super hiper....e fala q vela da potencia....

aquele sensor vc vai colocar ele no lugar dele novamente, q é o correto, se ele mede a temperatura do ar q ta indo pro motor q raios adianta vc enfiar ele em qq lugar q não seja onde passa o motor indo pro motor??
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Victor Stevan
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 28 2016f Abril 2016 08:35:33 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Victor Stevan »

Citei que o carro possui ar condicionando apenas para "constar". Talvez tivesse influência em algo na preparacão que por ventura pudessem sugerir, mas enfim... O filtro original não está sujo, foi trocado a algumas semanas. Toda a parte da ignição também é nova (bobina, cabos e velas).
Não disse que enfiaria o sensor em outro lugar. Questionei onde colocaria, pois, se verificar pelo kit que postei o link, o cotovelo que sai do TBI não tem entrada alguma pro sensor.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, não tem nada a ver ter ar ou não com o filtro de ar do motor....
então, tem q por no lugar dele, não adianta querer enfiar em qq outro lugar, já vai ter q fazer uma engenharia pra enfiar ele ai na admissão do ar, enfia em outro canto ai começa a medir coisas q não tem nada a ver com o ar q vai pro motor, ai em vez de achar q ganha algo, vai perder mais ainda........
se o filtro é novo, não vai ter nenhum ganho real perceptível, no máximo psicológico...1, 2cvs é psicológico apenas, sem dinamômetro não tem como sentir isso...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Muito se discute sobre a eficiência dos filtros esportivos,mas os de papel? Olhando contra a luz o filtro esportivo é possivel ver os micro poros do filtro,então resolvi desmontar a sanfona do filtro de papel para ver mais de perto e ....bem vejam nas fotos

Este filtro foi usado numa brasilia 1600 50% asfalto e 50% estradas de terra por aproximadamente 5mil km.Usamos ela para ir ao sítio,pescarias camping etc...

Filtro retirado do carro
Imagem

Corte para soltar o papel da estrutura
Imagem

parte interna do papel que deveria estar limpa...a poeira passou pelo papel
Imagem
Imagem

Parte externa saturada de poeira
Imagem

Agora vamos ver contra a aluz...vejam os micro poros,não muito diferente do filtro esportivo
Imagem

Marca e modelo
Imagem

Chego a conclusão que se fizer a manutenção nos intervalos corretos o filtro esportivo não perde para o original de papel em capacidade de filtragem.

Caso alguém faça o mesmo com o filtro do seu carro posta aqui pra gente ver como ficou depois de usado.
Pena que troquei o do corsa mes passado e não abri ele... :(
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não sei se no visual chega-se a alguma conclusão...o filtro tem que ficar sujo mesmo, pois reteve as impurezas micrométricas...uma avaliação técnica é feita por instrumentos ou por comparação, sendo ambos ao mesmo tempo e ambiente impuro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”