[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Filtro de Ar Esportivo!!!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
rafadosurf
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2006f Agosto 2006 07:46:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

ta showwwwwwww!!!!!!!

Mensagem por rafadosurf »

noosaaa.. galera o topico ta showww.... entao instalei o meu filtrooo... na mangueira original mesmooo.... so q eu estou com um problema??????????????? a minha mangueira esta rasgadaa... e bem rasgadaaa.. isso zoa meu carrooo...???? e outra duvida... o meu nao tem aquele plastico q fik na parte da frente q entrava no filtro original... eu preciso compra issoo.. dinovo???? valeuu galeraa....


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Diii,
Tem algum problema colocar um filtro de ar esportivo de duplo fluxo em um carro 1.0 ??
Não tem problema nenhum colocar um maior que o necessário , não deve ser o contrário. Mas tb não vai te trazer nenhum benefício a mais em termos de desempenho, somente em termo de design.
Qual seria o mais ideal para 1.0 ??
Tem que dar uma olhada no site e ver qual que indicam. Nesse site de vendas eles indicam alguns p/ este motor.

www.wolloko.com

Comprei o meu lá. Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

petrucelli_corsa escreveu:Vejam se podem me ajudar, tenho um Corsa Wagon 1.0 16v com 68cv, ta original. Mas o carro não anda legal e bebe, tenho uma Parati 1.0 16v com 76cv e anda bem mais que ele e gasta bem menos, pensei em por o filtro no corsa, pois pra ele anda legal, só com o pé embaixo, forçando ele, e isso aumenta o consumo, se coloca o filtro, não vou pisar tanto assim por ele ter mais força, isso faz sentido? to pensando em por filtro e faze um reampeamento do chip. Não queria gasta muito pra dar um animo a mais pra ele, alguem teria uma sugestão?

Obrigado
Sua wagon deve ganhar só 1 ou 1,5 cv com o filtro esportivo, isso é uma diferença que na realidade vc nem vai sentir, então só com isso não vai mudar praticamente nada a respeito de desempenho e consumo.
Com remapeamento, vc pode ganhar até uns 5 cv de potência máxima, além de mais torque, mas neste caso o consumo aumenta tb. Pois aumenta-se tb o tempo de injeção. Mas como o ponto é adiantado tb, seu carro melhora tb em termos de resposta, tz não seja necessário vc enfiar o pé p/ qquer situação e isso pode te ajudar no consumo. É uma idéia, mas tem que ver até onde isso vai valer a pena.
Falou.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rafadosurf escreveu:noosaaa.. galera o topico ta showww.... entao instalei o meu filtrooo... na mangueira original mesmooo.... so q eu estou com um problema??????????????? a minha mangueira esta rasgadaa... e bem rasgadaaa.. isso zoa meu carrooo...???? e outra duvida... o meu nao tem aquele plastico q fik na parte da frente q entrava no filtro original... eu preciso compra issoo.. dinovo???? valeuu galeraa....
Vc tem que trocar esta mangueira mesmo. É como se vc anadasse sem filtro, pode acontecer de entrar muita poeira pelo rasgado e pode te trazer alguns problemas. Na minha mangueira aconteceu a mesma coisa, o jeito é comprar outra nova mesmo. Achei uma sem o sensor ACT (vc tira o do seu e passa para o novo) por 20 reais, ela é um pouco mais dura do que a original, mas é boa tb. Na concessionária eles estavam cobrando 80 reias na mangueira com o sensor, e nas lojas, 50 reais. Tem que dar uma pesquizada pra não pagar caro. Até vc trocar, faz alguma gambiarra lá pra vedar o rasgado, tipo enrole a mangueira com saco plástico e fita crepe por cima pra segurar.
Quanto a parte de plástico que vc citou, é aquela que liga a parte da grade à caixa de filtro original né? Se vc não tem ela, pode ficar sem mesmo.
Falou.


eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Muito legal mesmo esse tópico, acho que deu pra sanar todas as dúvidas da galera.

Muito legal as fotos e tutoriais.

Valew galera!


rafadosurf
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Terça-feira 15 2006f Agosto 2006 07:46:51 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rafadosurf »

valeu mesmo... vo providenciar ela... maass faz um bom tempo acho q ta rasgadaaa.. e so agora percebii... sera q e por isso q ta fazendo um barulhoo..estranhooooooo?????

valeu mesmoo caraaa


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rafadosurf escreveu:valeu mesmo... vo providenciar ela... maass faz um bom tempo acho q ta rasgadaaa.. e so agora percebii... sera q e por isso q ta fazendo um barulhoo..estranhooooooo?????

valeu mesmoo caraaa
Se esse barulho estranho que vc diz for aquele como se estivesse sem filtro nenhum, é isso mesmo. Falou.


Avatar do usuário
brunoaguiar
:: Millennium ::
Mensagens: 146
Registrado em: Domingo 22 2006f Outubro 2006 11:05:15 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunoaguiar »

Bom pessoal, estou a muito tempo na dúvida se colocar o mono fluxo ou o duplo fluxo já que meu corsa é 1.0... olhando no celtaclube eles tem lá uma parceria com a Race Chrome e possui um usuário que é técnico da Race Chrome pra tirar as dúvidas... eis o que encontrei no fórum do celtaclube, na própria parte da Race Chrome...


QUOTE(kiofera @ Aug 12 2006, 08:22 PM)

Seguinte, meu Celta eh o 2001 MPFI 1.0.

To qrenu bota um filtro esportivo com o CAI nele. To vendo um Kit Air Coll da Race Chrome. Só que:
O kit q eu to afim eh esse ai:
http://www.racechrome.com.br/catalogo/l ... &pro_id=55

O problema eh q ali diz q eh pra motores 1.6 acima, por ser duplo fluxo. O recomendado pro meu carro seria esse mono fluxo:
http://www.racechrome.com.br/catalogo/l ... &pro_id=54

Mas...

Q tipo de problemas eu teria se colocasse o pra 1.6 no meu 1.0????

Aumentaria o consumo de combustivel?
Danificaria algo?
Quais outros problemas isso iria acarretar?

Aguardo respostas. t+ feras



Fala Kiofera beleza?
Realmente o kit ideal para você realmente é o para 1.0 com o filtro mono, ja o kit com filtro duplo fluxo ira dar excesso de ar na rotações entre 3000 á 5000 e com isto o carro ira perde rendimento devido a mistura de ar/combustivel estar errada, mas se você pretende chipar e aumentar o tempo de injeção de combustivel ai sim seria viavel ter um kit para 1.6, valeu!


link: http://www.celtaclub.com/index.php?show ... 5828&st=20

e agora??? o que faço??? já tava pronto pra colocar um duplo fluxo....
se um interno da Race Chrome falou isso, ele deve ter lá a sua razão né...
porém fico me perguntando: o motor vai admitir mais ar somente por causa do filtro???
Abração galera... comentem aí


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

brunoaguiar escreveu: Fala Kiofera beleza?
Realmente o kit ideal para você realmente é o para 1.0 com o filtro mono, ja o kit com filtro duplo fluxo ira dar excesso de ar na rotações entre 3000 á 5000 e com isto o carro ira perde rendimento devido a mistura de ar/combustivel estar errada, mas se você pretende chipar e aumentar o tempo de injeção de combustivel ai sim seria viavel ter um kit para 1.6, valeu!
[/b]
e agora??? o que faço??? já tava pronto pra colocar um duplo fluxo....
se um interno da Race Chrome falou isso, ele deve ter lá a sua razão né...
porém fico me perguntando: o motor vai admitir mais ar somente por causa do filtro???
Abração galera... comentem aí
Não querendo menosprezar o técnico da Race Chrome, mas só sobrou duas opções, ou ele só entende de filtros espotivos e nada a respeito de injeção eletrônica ou ele realmente acredita que um filtro pode gerar 10 cv pra mais em um motor 1000.

O filtro esportivo tem a finalidade de diminuir a perda de carga na admissão em relação ao original e com isso, aumentar a vazão de ar para cada rotação, mas esse aumento é muito pequeno, tanto é que os ganhos de desempenho são pouco expressivos, no caso de motores 1.0, o ganho é em torno de 1 cv, é um ganho insensível.

A vazão de ar (na verdade é a massa de ar que importa), nos corsas, é calculado pelo módulo de injeção através dos valores obtidos pelos sensores de rotação (ESS), de pressão no coletor (MAP), e de temperatura do ar admitido (ACT) e pela cilindrada do motor (valor fixo). Através do valor calculado de massa de ar, o módulo calcula o tempo de injeção BÁSICO do combustível, o ajuste fino depois é acertado de acordo com valor de outros sensores. Então, qdo se coloca o filtro esportivo, o pequeno ganho de massa de ar para cada rotação é determinado pelos sensores que citei acima e, assim, o módulo calcula novo tempo de injeção para acertar a mistura comb X ar . O que realmente quero mostar é que o sistema de injeção é auto-adaptável para PEQUENAS diferenças em alterações como no caso do aumento de massa de ar criado pelo filtro esportivo. E qualquer pequeno aumento da qte de ar aspirado será corrigido pelo módulo de injeção, para que a mistura esteja dentro dos parametros estabelecidos. Resumindo, jamais um filtro esportivo conseguiria criar tanto aumento de vazão a ponto de ser necessário um remapeamento.

Ainda para quem tiver em dúvida, é só fazer um teste, basta tirar seu filtro de ar e deixar sem nenhum, que é melhor, em termos de vazão, do que qquer filtro gigante ai, e ir dar uma volta pra ver se vai dar algum problema por mistura pobre que foi o que o técnico citou. Vcs não perceberão nada.

Acredito que a questão de ter filtros para 1.0, 1.6 entre outros, é questão de custo, pois como não existe a necessidade de ter um filtro do tamanho do 2.0 para o 1.0, por que um consumidor teria que comprar um filtro maior e com maior custo sendo que poderia ser fabricado um menor e que já seria suficiente, entendeu?

Falou.


Avatar do usuário
brunoaguiar
:: Millennium ::
Mensagens: 146
Registrado em: Domingo 22 2006f Outubro 2006 11:05:15 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunoaguiar »

Grande Weverton... era isso aí memo que eu achava... porém, quando se ouve uma besteira dessas de alguém que se julga O TÉCNICO até da pra ficar na dúvida... :lol: :lol: :lol:
pensei exatamente isso, se o filtro tem alguma vanjagem seria a menor restrição à passagem do ar, mas se um fluxo maior do que o permitido pode passar pelo filtro, então essa restrição é boa... GRANDE CONTRADIÇÃO... :roll: :roll:
Então é isso... queria colocar duplo fluxo pq encontrei um da Race Chrome de duplo fluxo que é mais barato do que alguns mono por aí... é o twister Médio da linha Performance...
Falow galera... abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”