[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.



anderson.web
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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:22:19 AM
Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.
Esquisito, já conversei com outros donos e até mesmo aqui no fórum eles dizem que os motores GM de tamanho 1.0/1.4 dos Corsas, Celtas, Merivas, Prismas sempre ficam com a vareta no máximo já com 3L, inclusive quebrando a cabeça nessa questão desmontaram o cárter na suspeita de borra e estava limpo. Por isso a dúvida sobre a pressão do óleo na lubrificação..



anderson.web
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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:29:25 AM
Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.
Entendi, penso que seria interessante instalar um marcador de pressão do óleo no painel, só pra monitorar isso ao longo do tempo com números.



Manfio
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Mensagem por Manfio »

Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.



anderson.web
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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 01:24:17 PM
Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.
Na realidade cabe mais, já vi Corsas bebendo 4L porque o dono não quis guardar o meio litro. Apesar que o tema não é sobre caber menos ou mais, mas que na prática com 3L de óleo a vareta já acusa que está no nível máximo, o que dá a entender que é o suficiente. Aí você pega o manual e a fábrica instrui que seja 3,5L, ou seja, 500ML além do limite máximo observado na vareta..



SemControle
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Mensagem por SemControle »

com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....


Rua não é disputa, é convivência.
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

É como foi dito. Tudo original ou no padrão do original é o que informa o manual. Tenho um cárter do corsa na caixa para quando for refazer o motor e é nítido ver que fica muito pouco lubrificante no fundo sem o bujão. Uma vez desmontei o cárter em casa depois de alguns meses que comprei o carro e tinha muita borra no fundo do motor e acontecia isso de sobrar uns 250 ml justamente por causa da borra que aderiu no fundo. No Etios 1.5 2014 sempre acaba sobrando uns 200 ml porque o bujão não fica localizado ao fundo, o que muda completamente o cenário.



anderson.web
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Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 08:41:46 PM
com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Exatamente, essa é letra fria do manual e eu queria que fosse assim na prática também, mas 3L já bate no máximo da vareta que é original de fábrica, motor nunca foi aberto, cárter original e limpo também..

Como é mais um dos temas sem muita especificação ou porque isso acontece, o lance é seguir os 3,5L conforme recomendação fabril muito embora 3L já fique no máximo.



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