[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Felipe8336
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 20 2021f Fevereiro 2021 12:09:02 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Re: [DÚVIDA] - Troca de visvosidafe e/ou frequência de troca do óleo.

Mensagem por Felipe8336 »

Eu coloquei o semi-sintetico 15w40 para 7 mil agora é verificar se não vai dar problema
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gente, se soubessem da importância do óleo vcs não brincariam tanto assim....
depende do uso, nao dou 500km pro oleo estar contaminado, apenas perdendo suas propriedades cada vez mais...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É vero...
Nos manuais GM, a montadora coloca 2 ou 3 viscosidades (SAE) diferentes, o que leva a crer que pode ser qualquer um em qualquer tempo. mas...
Eu sempre falo que se deve escolher uma das viscosidades (caso tenha no manual) e não mudar nunca, caso ocorra algum barulho, resolver o barulho e não trocar o óleo (normalmente por viscosidade maior).
Isso pode não ser bem compreendido, pois lá no manual constam várias viscosidades... por que?
Bom, uma conclusão lógica, considerando que o motor sai de fábrica com a menor das viscosidades, é de que o motor está com todas as medidas perfeitas, justas e um óleo de viscosidade menor, facilita a formação de película em folgas (sempre tem que ter folga), diminutas... porém a medida que se usa o carro, essas folgas vão se tornando cada vez maiores devido ao desgaste (sempre terá um desgaste, mesmo com o óleo certinho), e um óleo de viscosidade mais fina, pode não lubrificar de forma eficiente, requerendo uma viscosidade maior.
Isso ficaria muito claro se a GM (ou outra qualquer montadora que indique mais de uma viscosidade), informasse para qual quilometragem cada viscosidade (SAE), seria melhor indicada... exemplo (Manual Corsa 2008, versões 1.0 e 1.8 - 3 viscosidades):
SAE-5W30 - para quilometragem de 0 a 30.000
15W40/20W40 - para quilometragem de 30.000 a 90.000
20W50 - para quilometragens acima de 90.000
Se algo nesse sentido fosse explicado, não haveria tanta confusão por parte dos usuários, seria muito mais honesto e claro por parte das montadoras, os motores seriam mais bem mantidos e certamente dando um grau de satisfação bem maior aos usuários.
Por que as montadoras abaixo, indicam apenas 1 viscosidade?
Para Honda Fit - 1 viscosidade
Para Toyota Corola - 1 viscosidade
Para FIAT Fire - 1 viscosidade
Para Fiat Doblo (motor GM 1,8) - 1 viscosidade
Seria má fé?
Eu penso que não... pois isto é o normal para que o motor tenha a mesma performance de um novo e caso venha a ocorrer ruídos diferentes devido a folgas, é por que houve um desgaste normal ou natural, requerendo manutenção corretiva.
Observação:
Em pequenos motores estacionários ou com limitação de RPM por volta dos 3.500 (tipo Briggs & Stratton - mini tratores, geradores de energia, bombas hidráulicas...), o plano de manutenção do fabricante prevê que após um determinado nr de horas de trabalho, o motor deve ser aberto e as medidas verificadas...caso tais medidas excedam um determinado limite, a peça deve ser trocada e ponto final, sem jeitinho com óleos mais viscosos. Esses motores, embora que também de 4 tempos, com 1 ou 2 cilindros, são bem barulhentos e com muita vibração, não tendo como avaliar pequenos barulhos indicativos de folga, só abrindo e medindo.
Enquanto nós usuários ficarmos mais preocupados com um motor limpinho por fora, não questionarmos as montadoras e não dermos a importância e foco no que realmente precisa (tipo o óleo e a temperatura do motor), montadoras tipo a GM, continuarão a nos empurrar qualquer coisa e ficaremos discutindo o sexo dos anjos...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso pq o óleo não passa apenas em folga de peças moveis q aumentam com o tempo.....tem tanto lugar importante q vai óleo e é por galeria ou orifício mínimo q não sofre esse aumento com o tempo pra aceitar um oleozinho grossinho pra não fazer barulho......ou um oleozinho contaminado q não tem mais suas propriedades e só tende a piorar e ai o desgaste é rápido.....
to mais q de acordo com as montadoras q dão uma única opção, ai joga no peito do brasileiro q vai querer dar um jeitinho.......
as vezes o cidadão dono não sabe nada, apenas andar, ai chega no lábios de suíno, no posto, na casa de óleo e fala pro cara q ta c um barulho, o mecânico já tem um óleo top na manga, e ta feito o estrago na inocência do dono q pensou estar resolvendo o barulho...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Mais uma, pra quem adora tá sempre por dentro no top dos óleos, aqui já está bem comum achar óleo api SP, antes via um ou outro por preços absurdos, agora já está comum e melhorando os valores, algo mais dentro da realidade, mesmo tendo aumentado muito desde o começo dessa pandemia
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bacurau
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 03 2021f Junho 2021 09:28:01 AM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Bacurau »

Tenho.um Classic 12/13 sempre usei o óleo Ac delco 5w30 API SN semissintetico. Será que posso passar a usar o sintético com as mesmas especificações e marca???
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bacurau escreveu: Quinta-feira 03 2021f Junho 2021 09:36:09 AM Tenho.um Classic 12/13 sempre usei o óleo Ac delco 5w30 API SN semissintetico. Será que posso passar a usar o sintético com as mesmas especificações e marca???
pode sim, basta seguir a viscosidade e a API igual ou superior, no caso SN ou SP agora
só não sei se é tão negocio assim, em geral o nome sintético traz junto um alto valor...pelo menos em motos, q vez ou outra preciso de um óleo mais top, o preço vem junto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu estou, desde o princípio do ano e aos poucos, reformando um mini trator cortador de gramas e como não conhecia nada de nada, procurei um site aqui no Brasil e também nada encontrei... acabei entrando em um site americano (os EUA tem mais de 30 marcas), e tenho obtido muita informação que vem me ajudando na empreitada e um recente assunto sobre óleo, me fez pesquisar mais um pouco lá e aqui no Brasil.
Lá eles tem os mesmos tipos de perguntas que aqui... muitas justificam, pois as temperaturas por lá variam de -20°C (fora o Alaska que pode ainda ser menor) até 40°C... mas por aqui eu encontrei os vídeos abaixo, que explicam de forma didática, muitas questões sobre esse fantástico instrumento de proteção do motor.
https://www.youtube.com/watch?v=HeOCs3PLCT0
https://www.youtube.com/watch?v=FkiuvrEvEHc

Quem desejar informações mais técnicas...
https://www.kewengineering.co.uk/Auto_o ... lained.htm
Está em inglês... porém pode-se usar o tradutor do Google...
Adaofox5@gmail.com
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 29 2021f Agosto 2021 04:34:43 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Adaofox5@gmail.com »

Tenho um Corsa 2002 uso 20w 50 esta com 170 mil kms seria oleo correto?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se esta viscosidade consta no manual para o ano/modelo de seu veículo, sim.
O meu é 1.6 8V /97 e consta o 20W50 no manual... uso este óleo desde os 40.000km (quando comprei o carro), e hoje está chegando nos 230.000km.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”