[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Sim, porém...
Veja que a montadora, no manual do proprietário para seu carro, menciona várias viscosidades, sendo possível qualquer uma delas..."possível", porém a viscosidade tem a ver com a película de óleo que se forma na superfície das peças que devem sofrer lubrificação e tais peças são desgastadas em função dela, ou seja, quanto maior a viscosidade, mais espessa é a tal película e com maior dificuldade passará pelos orifícios que banham todas as partes a serem lubrificadas (não concluir com isso que um óleo 25W60, é melhor que o 20W50... há limites...).
Dentro desse raciocínio eu não entendo a razão (e nem é explicado* no manual), da grande faixa de viscosidades...razão pela qual eu nunca troquei a viscosidade e o fabricante do óleo de nenhum dos carros que já tive até hoje e para todos, coincidentemente ou não, a viscosidade 20W50 era uma das indicadas e só troco o API, quando o mesmo fica obsoleto...no meu Corsa sempre usei o Havoline SJ, mas ele deixou de ser fabricado, mudou para SL, que segundo a Texaco, agregou melhorias ao SJ.
Trocar de viscosidade, se orientado pelo manual da montadora, é possível...porém podem aparecer barulhos que não haviam antes... e aí, a culpa será do óleo novo? Mas também o usuário pode perceber uma leveza maior no motor... o mérito será do óleo novo?
Não quero entrar nessa loteria, por isso é que nunca troquei a viscosidade e se aparece algum barulho, resolvo o barulho e pronto.
(*) a explicação pode ser de fato qualquer viscosidade, ou tipo:
Até 50.000Km use a viscosidade X
De 50.000 a 100.000, use a viscosidade Y
De 100.000 a 150.000, use a viscosidade Z...e por aí vai...
Porém, nenhuma explicação é dada de maneira formal, por escrito...

Existe uma outra informação que não é clara... quando a montadora indica uma tecnologia tipo SJ, que tem as trocas a cada 5.000km, e diz que pode ser também uma superior...qualquer fabricante de óleo tipo SN (superior a SJ), diz que as trocas podem ser feitas a cada 10, 15, 20.000Km... com que quilometragem vc trocará? A indicada pela montadora (5.000Km), ou a indicada pelo fabricante do do óleo mais moderno (10, 15 ou 20.000km)? Confuso né?

Se vc está procurando um conselho, o meu é: adote uma viscosidade e jamais a troque...se quiser uma tecnologia mais recente (permitido pela montadora), use... mas não altere a quilometragem das trocas indicada pela montadora e se aparecer algum barulho, resolva só o barulho, que via de regra se resolve com alguma troca de peça e não do óleo.
ThiagoQueiroz
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 10 2019f Fevereiro 2019 11:23:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por ThiagoQueiroz »

Que duvida cruel....
quanto mais pesquiso mais, com mais duvida eu fico kkkk.

oque acham de mudar o atual Lubrax 20w50 SJ mineral por alguns desses 3:

https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... o-1-litro/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... -sn-apisn/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... pisn-prot/
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, os 3 são mais avançados em tecnologia (SN) e tem viscosidade permitida pelo manual da montadora, logo são possíveis de uso.
Os 3 também tem renome internacional e não há motivos para não acreditar que todos atendam as especificações (SAE, viscosidade e API, modernidade), logo a escolha fica pelo custo mais baixo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mais um reforço quanto ao óleo a ser usado no motor...

https://youtu.be/ummZpNSI-3k
williamA
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 17 2012f Setembro 2012 03:38:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por williamA »

Bom dia!

Pessoal estou para trocar a primeira vez o óleo do motor do meu corsa, gostaria de saber qual devo comprar para melhor atende-lo?

Desde já obrigado !!!

:) :)
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

williamA escreveu: Sexta-feira 07 2019f Junho 2019 07:43:39 AM Bom dia!

Pessoal estou para trocar a primeira vez o óleo do motor do meu corsa, gostaria de saber qual devo comprar para melhor atende-lo?

Desde já obrigado !!!

:) :)
isso tem no manual, deve ser um q atenda a classificação API ou seja superior a indicada, e com viscosidade dentro das opções q mostra no manual, sempre optando pela mais fina de preferencia, mas de qq forma tem nesse pequeno tópico
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lilo.1989
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 30 2019f Julho 2019 01:58:29 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por lilo.1989 »

Irei utilizar Lubrax Top Turbo 15W40. Tive problemas com borra no motor do meu carro (era de único dono quando comprei, porém o carro ficou mais tempo parado com o antigo dono do que rodando).
Essa semana o carro sai da mecânica, a primeira troca eu faço com 500km e depois cada troca será a cada 4.5k ~ 5k.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Procura trocar a válvula de alívio que fica dentro do filtro de óleo no bloco. Ali costuma ficar uma borra na esfera.
Fabio Marcondes
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 02:56:20 PM
Localização: Capão Bonito - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC ADVANTAGE 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por Fabio Marcondes »

Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fabio Marcondes escreveu: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 03:03:21 PM Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293
aquele q o fabricante recomenda no manual, desde 0km.....
não é KM q determina o óleo ou graxa q vai usar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”