[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle »

eu apertaria pra ir no SN, tem uma API bem melhor
mas se a coisa nao ta facil, abraça o ac delco e segue com ele...nao é bom ficar mudando tipo/viscosidade/api a toda troca....
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ThiagoQueiroz
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Mensagem por ThiagoQueiroz »

Boa noite,

Recentemente adquiri meu primeiro carro, um Corsa classic 1.0 vhc 8v gasolina/gnv.
estou gostando bastante do carro, já fiz algumas modificações estéticas, agora estou querendo fazer a troca do óleo do motor, que hoje é utilizado o óleo LUBRAX ESSENCIAL API-SJ 20W-50 LUBRIFICANTE MINERAL, gostaria de saber se alguem pode me aconselhar um oleo melhor para o motor, estive pesquisando o SELENA K - API-SN SAE 15W-40 SEMI SINTETICO, o carro tem 193569 rodados.
Bange
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Mensagem por Bange »

Mantenha a viscosidade indicada pela montadora... se quiser um óleo mais moderno que o SJ, pode usar o SL, SM, SN...
Quanto a marca, em princípio, qualquer uma de renome internacional...a que uso é o Havoline da Texaco (que sempre usei e nunca troquei), mas existem outras...
ThiagoQueiroz
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Mensagem por ThiagoQueiroz »

na manual não diz se é mineral, semi-sintético ou sintético.

[image]https://uploaddeimagens.com.br/images/0 ... 1549893070[/image]
ThiagoQueiroz
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Mensagem por ThiagoQueiroz »

imagem do manual
Imagem
Bange
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Mensagem por Bange »

Caramba! Praticamente todas as viscosidades!
Mas a recomendação é SJ... ou superior.
Pesquisando no link a seguir, nada fala em mineral, semi ou full sintético...apenas nas propriedades que deve ter...
https://www.api.org/products-and-servic ... b-gasoline
Me parecendo ser as nomenclaturas de semi ou full syntetic, algo como apelo comercial.
Por exemplo: A especificação SL, diz que deve ter proteção aprimorada de depósitos de alta temperatura para pistões, controle de lodo mais rigoroso e compatibilidade de vedação.... se este objetivo for alcançado com elementos sintéticos agregados ao óleo, o fabricante usa a terminologia "sintético" ou "semi sintético", como apelo de venda.
A prova mais cabal disso é o ACDelco 15w40 Sl Semissintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Já a Texaco, tem um óleo com a mesma classificação SL e não usa a terminologia Semissintético > https://www.texaco.com.br/produto/havol ... ae-20w-50/
E a Petronas usa a classificação SL e chama de sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
E a Petrobrás usa SN como semi sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Então, até que se prove o contrário, a classificações Sx, nada tem a ver com mineral, semi sintético ou sintético... tem sim a ver com as especificações que são atendidas pela normas da API, que quanto mais apertadas ou modernas, os fabricantes só encontram solução com o uso de tecnologias mais avançadas em que o uso de produtos sintéticos (fabricados, não encontrados na natureza), são cada vez mais usados.

Logo, creio que não se deva fixar a opção de um óleo pela condição de mineral, semi sintético (misto de mineral com sintético) ou sintético e sim pela classificação Sx, onde o "x" sendo maior na escala alfabética, classifica o óleo como de melhor qualidade ou que atenda uma especificação mais apertada e que substitua com vantagens os óleos mais antigos...
ThiagoQueiroz
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Mensagem por ThiagoQueiroz »

Bange escreveu:Caramba! Praticamente todas as viscosidades!
Mas a recomendação é SJ... ou superior.
Pesquisando no link a seguir, nada fala em mineral, semi ou full sintético...apenas nas propriedades que deve ter...
https://www.api.org/products-and-servic ... b-gasoline
Me parecendo ser as nomenclaturas de semi ou full syntetic, algo como apelo comercial.
Por exemplo: A especificação SL, diz que deve ter proteção aprimorada de depósitos de alta temperatura para pistões, controle de lodo mais rigoroso e compatibilidade de vedação.... se este objetivo for alcançado com elementos sintéticos agregados ao óleo, o fabricante usa a terminologia "sintético" ou "semi sintético", como apelo de venda.
A prova mais cabal disso é o ACDelco 15w40 Sl Semissintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Já a Texaco, tem um óleo com a mesma classificação SL e não usa a terminologia Semissintético > https://www.texaco.com.br/produto/havol ... ae-20w-50/
E a Petronas usa a classificação SL e chama de sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
E a Petrobrás usa SN como semi sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Então, até que se prove o contrário, a classificações Sx, nada tem a ver com mineral, semi sintético ou sintético... tem sim a ver com as especificações que são atendidas pela normas da API, que quanto mais apertadas ou modernas, os fabricantes só encontram solução com o uso de tecnologias mais avançadas em que o uso de produtos sintéticos (fabricados, não encontrados na natureza), são cada vez mais usados.

Logo, creio que não se deva fixar a opção de um óleo pela condição de mineral, semi sintético (misto de mineral com sintético) ou sintético e sim pela classificação Sx, onde o "x" sendo maior na escala alfabética, classifica o óleo como de melhor qualidade ou que atenda uma especificação mais apertada e que substitua com vantagens os óleos mais antigos...

Explicação muito boa, então vou continuar com o mineral 20w-50 porem alterar a classificação de SJ para SM ou SN.
Bange
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Mensagem por Bange »

Sim, porém...
Veja que a montadora, no manual do proprietário para seu carro, menciona várias viscosidades, sendo possível qualquer uma delas..."possível", porém a viscosidade tem a ver com a película de óleo que se forma na superfície das peças que devem sofrer lubrificação e tais peças são desgastadas em função dela, ou seja, quanto maior a viscosidade, mais espessa é a tal película e com maior dificuldade passará pelos orifícios que banham todas as partes a serem lubrificadas (não concluir com isso que um óleo 25W60, é melhor que o 20W50... há limites...).
Dentro desse raciocínio eu não entendo a razão (e nem é explicado* no manual), da grande faixa de viscosidades...razão pela qual eu nunca troquei a viscosidade e o fabricante do óleo de nenhum dos carros que já tive até hoje e para todos, coincidentemente ou não, a viscosidade 20W50 era uma das indicadas e só troco o API, quando o mesmo fica obsoleto...no meu Corsa sempre usei o Havoline SJ, mas ele deixou de ser fabricado, mudou para SL, que segundo a Texaco, agregou melhorias ao SJ.
Trocar de viscosidade, se orientado pelo manual da montadora, é possível...porém podem aparecer barulhos que não haviam antes... e aí, a culpa será do óleo novo? Mas também o usuário pode perceber uma leveza maior no motor... o mérito será do óleo novo?
Não quero entrar nessa loteria, por isso é que nunca troquei a viscosidade e se aparece algum barulho, resolvo o barulho e pronto.
(*) a explicação pode ser de fato qualquer viscosidade, ou tipo:
Até 50.000Km use a viscosidade X
De 50.000 a 100.000, use a viscosidade Y
De 100.000 a 150.000, use a viscosidade Z...e por aí vai...
Porém, nenhuma explicação é dada de maneira formal, por escrito...

Existe uma outra informação que não é clara... quando a montadora indica uma tecnologia tipo SJ, que tem as trocas a cada 5.000km, e diz que pode ser também uma superior...qualquer fabricante de óleo tipo SN (superior a SJ), diz que as trocas podem ser feitas a cada 10, 15, 20.000Km... com que quilometragem vc trocará? A indicada pela montadora (5.000Km), ou a indicada pelo fabricante do do óleo mais moderno (10, 15 ou 20.000km)? Confuso né?

Se vc está procurando um conselho, o meu é: adote uma viscosidade e jamais a troque...se quiser uma tecnologia mais recente (permitido pela montadora), use... mas não altere a quilometragem das trocas indicada pela montadora e se aparecer algum barulho, resolva só o barulho, que via de regra se resolve com alguma troca de peça e não do óleo.
ThiagoQueiroz
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Mensagem por ThiagoQueiroz »

Que duvida cruel....
quanto mais pesquiso mais, com mais duvida eu fico kkkk.

oque acham de mudar o atual Lubrax 20w50 SJ mineral por alguns desses 3:

https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... o-1-litro/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... -sn-apisn/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... pisn-prot/
Bange
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Mensagem por Bange »

Olha, os 3 são mais avançados em tecnologia (SN) e tem viscosidade permitida pelo manual da montadora, logo são possíveis de uso.
Os 3 também tem renome internacional e não há motivos para não acreditar que todos atendam as especificações (SAE, viscosidade e API, modernidade), logo a escolha fica pelo custo mais baixo.
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