[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

alisson_dg4 escreveu:[Isso é verdade, são todos feitos pela Cosan mesmo Adrianno. Só meu receio é quanto a homologação do Motorcraft feita pela Ford para seus motores e não para outras montadoras.
Caramba, sintético no Wind! Teve que desmontar motor para limpa-lo para pode trocar de óleo?
Pode usar sem medo de ser feliz.

O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu:cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
Então acho que vou de Motorcraft mesmo, até pq o que estou usando hoje é da mobil já. Eu ainda tenho meio frasco do mobil que uso hoje (20w50 SM). Será que é uma boa por junto com o Motorcraft (20w50 SN) ?
Vou pesquisar bastante para definir o óleo sintético para substituir o mineral que uso hoje, pra depois não ter dor de cabeça. Vou levar em consideração esse que o Adrianno disse que usa.
Adrianno Sakamoto escreveu:Pode usar sem medo de ser feliz.
O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
É acho que vou de Motorcraft mesmo como disse pro SemControle...espero que o carro goste e se adapte bem com o novo sangue rsrsr
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Só alerto que:

Embora que no próprio manual da GM, é dito que pode ser utilizado um óleo mais moderno que o indicado (SJ > SL > SM > SN...etc...), nada é dito sobre a quilometragem das trocas do óleo mais moderno (semi sintético ou sintético), ou seja, se no manual indicar óleo SJ (mineral com trocas a cada 5.000Km), usar um óleo semi ou sintético, cuja embalagem indica trocas de 10, 15 ou 20.000Km, não fica claro que pode-se também esticar a quilometragem das trocas dos óleos mais modernos em motores mais antigos.

As montadores (não é só a GM), não respondem a nenhuma pergunta (formalmente), de modelos fora de linha (ou com mais de 10 anos) e não há nenhuma literatura disponível que garanta esticar a quilometragem das trocas em motores antigos com óleos novos.

Sendo assim, não se pode conjecturar que um óleo que custe até o dobro do mineral, possa ficar com o mesmo custo/benefício, considerando o dobro, triplo, etc...da quilometragem nas trocas, sendo mais prudente manter a regularidade indicada pelo manual da montadora, mesmo que o fabricante do óleo sugira trocas com quilometragens mais altas.
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Alera 2: :lol:
A General Motors, como qualquer fabricante, manufatura seus produtos de acordo com o investimento para garantir maior retorno em vendas.

Assim sendo, um motor sempre terá espaço para melhorias, pois se a General Motors (ou qualquer outra fabricante) fosse preocupar-se com refinamentos o tempo de fabricação ia ser maior, custo maior e retorno das vendas menor.

As especificações de óleo contidas no manual até o começo dos anos 2000 mostram a realidade de tecnologia e custo existente naquele tempo. Óleos com a média de custo compatível com a linha de produção. Após os 2000 óleos de menor viscosidade começaram a ser usados em maior escala garantindo um melhor preço.

Óleos sintéticos podem rodar mais de cinco mil quilometros, mas o filtro de óleo mesmo não dura mais que isso. O alto custo tecnologico somado ao custo-brasil impede de fabricar filtros de maior quilometragem em nosso país.

Óleos sintéticos são melhores, pois evitam formar carbonizações a médio prazo.

Fim do alerta 2. :D
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Limpei uma vez em 2011 quando ainda um tanto de borra. Havia comprado o carro há pouco tempo.

Outra vez foi em 2016 quando troquei a junta (que estava vazando) por silicone.

Borra só forma se não trocar o óleo regularmente e abastecer com combustível adulterado. Com óleo sintético fica mais difícil de formar borra, ajuda também.
Wellington Xavier
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 29 2018f Agosto 2018 09:20:35 PM
Localização: Catanduva - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Wellington Xavier »

Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Wellington Xavier escreveu:Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
sempre o mais fino, e KM nunca foi fator determinante na escolha de oleo.....
"ahhh mas meu motor ta cansado e queimando oleo, posso por graxa?" claro e deve, assim fazemos logo a retifica pra consertar corretamente.....
queima de oleo se resolve com manutencao adequada, e jamais engrossando oleo até chegar na graxa.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Érick Ramos
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 01 2018f Setembro 2018 09:25:30 AM
Localização: Valença - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI MILLENIUM 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Érick Ramos »

Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002/2002 MPFI 1.0 e meu motor foi feito há um mês, trocou tudo, pistão, eixo virabrequim, casquilhos, cabeçote retificado, etc, tudo mesmo.
E eu comprei o óleo Selênia 15w40 API-SN, filtro de óleo e bardahl b12.
Minhas dúvidas são se esse óleo está correto para meu carro, e ao colocar o B12, eu devo colocar o óleo do motor primeiro ou isso não altera nada? E a outra dúvida é se eu posso trocar a cada 10.000km, visto que eu rodo bastante, em média 120km/dia.
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Érick Ramos escreveu:Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002/2002 MPFI 1.0 e meu motor foi feito há um mês, trocou tudo, pistão, eixo virabrequim, casquilhos, cabeçote retificado, etc, tudo mesmo.
E eu comprei o óleo Selênia 15w40 API-SN, filtro de óleo e bardahl b12.
Minhas dúvidas são se esse óleo está correto para meu carro, e ao colocar o B12, eu devo colocar o óleo do motor primeiro ou isso não altera nada? E a outra dúvida é se eu posso trocar a cada 10.000km, visto que eu rodo bastante, em média 120km/dia.
Rapaz se você retificou o motor há pouco tempo não faz o menor sentido usar 15W40+B12. Isso é fórmula para motor gasto.

Anéis novos, folgas em dia. Use 5W30 e seja feliz.
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Wellington Xavier escreveu:Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
Se seu Classic NUNCA teve o motor aberto por algum motivo arriscaria o 5W30.

O meu Classic 2007 VHC Flex está completando 110 mil, usa 5W30 SN sintético e não queima óleo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”