Os óleos minerais estão rareando...
As montadoras recomendam uma ou mais viscosidades e também de tecnologia sempre superior (SJ é inferior ao SL, que é inferior ao SM, que é inferior ao SN...)
Sempre usei o Havoline 20w50 SJ, que agora mudou para SL....meu motor já vai virar 200.000km, sem problemas significativos...
Preço, tem que correr atrás...
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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mais caro devido a classificação API superioralisson_dg4 escreveu:Pessoal estou procurando um substituto para o óleo que usava em meu carro (Mobil 20w50 API SM Mineral), porém, com especificação SM só encontrei o genuíno da GM (fabricado pela Shell se não me engano). Pesquisando mais acabei encontrando o genuíno da Ford, o Motorcraft 20w50 com API SN!
Será que eu poderia substituir o Mobil que usava até então por esse Motorcraft?
Obs: Vale lembrar que ele também é da Mobil. Só não sei se vale o investimento, pois, em comparação com o GM ele é mais caro!
não teria problema em passar a usar o motorcraft
mas veja pelo q fala no manual quais viscosidades possíveis, e veja um óleo q se encaixe bem no seu bolso
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Tem o Valvoline MaxLife 20w50 SM semissintéticoalisson_dg4 escreveu:Pessoal estou procurando um substituto para o óleo que usava em meu carro (Mobil 20w50 API SM Mineral), porém, com especificação SM só encontrei o genuíno da GM (fabricado pela Shell se não me engano). Pesquisando mais acabei encontrando o genuíno da Ford, o Motorcraft 20w50 com API SN!
Será que eu poderia substituir o Mobil que usava até então por esse Motorcraft?
Obs: Vale lembrar que ele também é da Mobil. Só não sei se vale o investimento, pois, em comparação com o GM ele é mais caro!
Pretendo usar ele na próxima troca.
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Óleo mineral está em extinção.Bange escreveu:Os óleos minerais estão rareando...
No Brasil infelizmente as ofertas de óleos de maior viscosidade ainda estão no semissintético.
Alisson, óleo Motorcraft, GM (do frasco preto, não o AC Delco) e Mobil são da mesma fabricante, a Cosan. Pode usar o motorcraft sem problema.
Eu sigo a minha loucura aqui, 5W40 SN sintético no Corsa Wind azul. O TBI não fica mais imundo de borra quando usava óleo mineral.
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Então, quanto a viscosidade está correto... Além de que o meu uso do carro é considerado severo e vi que o 20w50 seria uma boa opção além das listadas no manual.SemControle escreveu:mais caro devido a classificação API superioralisson_dg4 escreveu:Pessoal estou procurando um substituto para o óleo que usava em meu carro (Mobil 20w50 API SM Mineral), porém, com especificação SM só encontrei o genuíno da GM (fabricado pela Shell se não me engano). Pesquisando mais acabei encontrando o genuíno da Ford, o Motorcraft 20w50 com API SN!
Será que eu poderia substituir o Mobil que usava até então por esse Motorcraft?
Obs: Vale lembrar que ele também é da Mobil. Só não sei se vale o investimento, pois, em comparação com o GM ele é mais caro!
não teria problema em passar a usar o motorcraft
mas veja pelo q fala no manual quais viscosidades possíveis, e veja um óleo q se encaixe bem no seu bolso
Minha preocupação em usar esse óleo da Ford é que ela homologou ele para trabalhar nos seus próprios motores e não de outros fabricantes, por isso meu receio, apesar dele ter PAI superior ao do GM.
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Espero que não acabem tão cedo, pois ainda tem muita frota antiga rodando...ainda mais esses carros de colecionador....Bange escreveu:Os óleos minerais estão rareando...
As montadoras recomendam uma ou mais viscosidades e também de tecnologia sempre superior (SJ é inferior ao SL, que é inferior ao SM, que é inferior ao SN...)
Sempre usei o Havoline 20w50 SJ, que agora mudou para SL....meu motor já vai virar 200.000km, sem problemas significativos...
Preço, tem que correr atrás...
O meu está praticamente com a mesma KM, porém não sei do histórico de óleos utilizados...
Porém para mim não daria, pois uso o mineral hoje...Ikaro escreveu:Tem o Valvoline MaxLife 20w50 SM semissintético
Pretendo usar ele na próxima troca.
Isso é verdade, são todos feitos pela Cosan mesmo Adrianno. Só meu receio é quanto a homologação do Motorcraft feita pela Ford para seus motores e não para outras montadoras.Adrianno Sakamoto escreveu:Alisson, óleo Motorcraft, GM (do frasco preto, não o AC Delco) e Mobil são da mesma fabricante, a Cosan. Pode usar o motorcraft sem problema.
Eu sigo a minha loucura aqui, 5W40 SN sintético no Corsa Wind azul. O TBI não fica mais imundo de borra quando usava óleo mineral.
Caramba, sintético no Wind! Teve que desmontar motor para limpa-lo para pode trocar de óleo?
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cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
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- Adrianno Sakamoto
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Pode usar sem medo de ser feliz.alisson_dg4 escreveu:[Isso é verdade, são todos feitos pela Cosan mesmo Adrianno. Só meu receio é quanto a homologação do Motorcraft feita pela Ford para seus motores e não para outras montadoras.
Caramba, sintético no Wind! Teve que desmontar motor para limpa-lo para pode trocar de óleo?
O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
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Então acho que vou de Motorcraft mesmo, até pq o que estou usando hoje é da mobil já. Eu ainda tenho meio frasco do mobil que uso hoje (20w50 SM). Será que é uma boa por junto com o Motorcraft (20w50 SN) ?SemControle escreveu:cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
Vou pesquisar bastante para definir o óleo sintético para substituir o mineral que uso hoje, pra depois não ter dor de cabeça. Vou levar em consideração esse que o Adrianno disse que usa.
É acho que vou de Motorcraft mesmo como disse pro SemControle...espero que o carro goste e se adapte bem com o novo sangue rsrsrAdrianno Sakamoto escreveu:Pode usar sem medo de ser feliz.
O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
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Só alerto que:
Embora que no próprio manual da GM, é dito que pode ser utilizado um óleo mais moderno que o indicado (SJ > SL > SM > SN...etc...), nada é dito sobre a quilometragem das trocas do óleo mais moderno (semi sintético ou sintético), ou seja, se no manual indicar óleo SJ (mineral com trocas a cada 5.000Km), usar um óleo semi ou sintético, cuja embalagem indica trocas de 10, 15 ou 20.000Km, não fica claro que pode-se também esticar a quilometragem das trocas dos óleos mais modernos em motores mais antigos.
As montadores (não é só a GM), não respondem a nenhuma pergunta (formalmente), de modelos fora de linha (ou com mais de 10 anos) e não há nenhuma literatura disponível que garanta esticar a quilometragem das trocas em motores antigos com óleos novos.
Sendo assim, não se pode conjecturar que um óleo que custe até o dobro do mineral, possa ficar com o mesmo custo/benefício, considerando o dobro, triplo, etc...da quilometragem nas trocas, sendo mais prudente manter a regularidade indicada pelo manual da montadora, mesmo que o fabricante do óleo sugira trocas com quilometragens mais altas.
Embora que no próprio manual da GM, é dito que pode ser utilizado um óleo mais moderno que o indicado (SJ > SL > SM > SN...etc...), nada é dito sobre a quilometragem das trocas do óleo mais moderno (semi sintético ou sintético), ou seja, se no manual indicar óleo SJ (mineral com trocas a cada 5.000Km), usar um óleo semi ou sintético, cuja embalagem indica trocas de 10, 15 ou 20.000Km, não fica claro que pode-se também esticar a quilometragem das trocas dos óleos mais modernos em motores mais antigos.
As montadores (não é só a GM), não respondem a nenhuma pergunta (formalmente), de modelos fora de linha (ou com mais de 10 anos) e não há nenhuma literatura disponível que garanta esticar a quilometragem das trocas em motores antigos com óleos novos.
Sendo assim, não se pode conjecturar que um óleo que custe até o dobro do mineral, possa ficar com o mesmo custo/benefício, considerando o dobro, triplo, etc...da quilometragem nas trocas, sendo mais prudente manter a regularidade indicada pelo manual da montadora, mesmo que o fabricante do óleo sugira trocas com quilometragens mais altas.
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