[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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alisson_dg4
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu:cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
Então acho que vou de Motorcraft mesmo, até pq o que estou usando hoje é da mobil já. Eu ainda tenho meio frasco do mobil que uso hoje (20w50 SM). Será que é uma boa por junto com o Motorcraft (20w50 SN) ?
Vou pesquisar bastante para definir o óleo sintético para substituir o mineral que uso hoje, pra depois não ter dor de cabeça. Vou levar em consideração esse que o Adrianno disse que usa.
Adrianno Sakamoto escreveu:Pode usar sem medo de ser feliz.
O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
É acho que vou de Motorcraft mesmo como disse pro SemControle...espero que o carro goste e se adapte bem com o novo sangue rsrsr
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Bange
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Mensagem por Bange »

Só alerto que:

Embora que no próprio manual da GM, é dito que pode ser utilizado um óleo mais moderno que o indicado (SJ > SL > SM > SN...etc...), nada é dito sobre a quilometragem das trocas do óleo mais moderno (semi sintético ou sintético), ou seja, se no manual indicar óleo SJ (mineral com trocas a cada 5.000Km), usar um óleo semi ou sintético, cuja embalagem indica trocas de 10, 15 ou 20.000Km, não fica claro que pode-se também esticar a quilometragem das trocas dos óleos mais modernos em motores mais antigos.

As montadores (não é só a GM), não respondem a nenhuma pergunta (formalmente), de modelos fora de linha (ou com mais de 10 anos) e não há nenhuma literatura disponível que garanta esticar a quilometragem das trocas em motores antigos com óleos novos.

Sendo assim, não se pode conjecturar que um óleo que custe até o dobro do mineral, possa ficar com o mesmo custo/benefício, considerando o dobro, triplo, etc...da quilometragem nas trocas, sendo mais prudente manter a regularidade indicada pelo manual da montadora, mesmo que o fabricante do óleo sugira trocas com quilometragens mais altas.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Alera 2: :lol:
A General Motors, como qualquer fabricante, manufatura seus produtos de acordo com o investimento para garantir maior retorno em vendas.

Assim sendo, um motor sempre terá espaço para melhorias, pois se a General Motors (ou qualquer outra fabricante) fosse preocupar-se com refinamentos o tempo de fabricação ia ser maior, custo maior e retorno das vendas menor.

As especificações de óleo contidas no manual até o começo dos anos 2000 mostram a realidade de tecnologia e custo existente naquele tempo. Óleos com a média de custo compatível com a linha de produção. Após os 2000 óleos de menor viscosidade começaram a ser usados em maior escala garantindo um melhor preço.

Óleos sintéticos podem rodar mais de cinco mil quilometros, mas o filtro de óleo mesmo não dura mais que isso. O alto custo tecnologico somado ao custo-brasil impede de fabricar filtros de maior quilometragem em nosso país.

Óleos sintéticos são melhores, pois evitam formar carbonizações a médio prazo.

Fim do alerta 2. :D
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Limpei uma vez em 2011 quando ainda um tanto de borra. Havia comprado o carro há pouco tempo.

Outra vez foi em 2016 quando troquei a junta (que estava vazando) por silicone.

Borra só forma se não trocar o óleo regularmente e abastecer com combustível adulterado. Com óleo sintético fica mais difícil de formar borra, ajuda também.
Wellington Xavier
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Mensagem por Wellington Xavier »

Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Wellington Xavier escreveu:Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
sempre o mais fino, e KM nunca foi fator determinante na escolha de oleo.....
"ahhh mas meu motor ta cansado e queimando oleo, posso por graxa?" claro e deve, assim fazemos logo a retifica pra consertar corretamente.....
queima de oleo se resolve com manutencao adequada, e jamais engrossando oleo até chegar na graxa.....
Rua não é disputa, é convivência.
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Érick Ramos
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Mensagem por Érick Ramos »

Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002/2002 MPFI 1.0 e meu motor foi feito há um mês, trocou tudo, pistão, eixo virabrequim, casquilhos, cabeçote retificado, etc, tudo mesmo.
E eu comprei o óleo Selênia 15w40 API-SN, filtro de óleo e bardahl b12.
Minhas dúvidas são se esse óleo está correto para meu carro, e ao colocar o B12, eu devo colocar o óleo do motor primeiro ou isso não altera nada? E a outra dúvida é se eu posso trocar a cada 10.000km, visto que eu rodo bastante, em média 120km/dia.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Érick Ramos escreveu:Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002/2002 MPFI 1.0 e meu motor foi feito há um mês, trocou tudo, pistão, eixo virabrequim, casquilhos, cabeçote retificado, etc, tudo mesmo.
E eu comprei o óleo Selênia 15w40 API-SN, filtro de óleo e bardahl b12.
Minhas dúvidas são se esse óleo está correto para meu carro, e ao colocar o B12, eu devo colocar o óleo do motor primeiro ou isso não altera nada? E a outra dúvida é se eu posso trocar a cada 10.000km, visto que eu rodo bastante, em média 120km/dia.
Rapaz se você retificou o motor há pouco tempo não faz o menor sentido usar 15W40+B12. Isso é fórmula para motor gasto.

Anéis novos, folgas em dia. Use 5W30 e seja feliz.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Wellington Xavier escreveu:Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
Se seu Classic NUNCA teve o motor aberto por algum motivo arriscaria o 5W30.

O meu Classic 2007 VHC Flex está completando 110 mil, usa 5W30 SN sintético e não queima óleo.
Bange
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Mensagem por Bange »

Érick Ramos escreveu:Tenho um Corsa Sedan Milenium 2002/2002 MPFI 1.0 e meu motor foi feito há um mês, trocou tudo, pistão, eixo virabrequim, casquilhos, cabeçote retificado, etc, tudo mesmo.
E eu comprei o óleo Selênia 15w40 API-SN, filtro de óleo e bardahl b12.
Minhas dúvidas são se esse óleo está correto para meu carro, e ao colocar o B12, eu devo colocar o óleo do motor primeiro ou isso não altera nada? E a outra dúvida é se eu posso trocar a cada 10.000km, visto que eu rodo bastante, em média 120km/dia.
Se o 15w40 API-S(N)* fizer parte dos possíveis recomendados pelo manual, sem problemas...
Pode ser que no manual conste, originalmente, a mesma viscosidade com uma tecnologia antiga, ex.: (*)L, M, mas a própria montadora sugere tecnologias mais modernas (superior, como a N), porém nada fala sobre o aumento do intervalo de trocas, o que nos deixa no vácuo...
Se for ler o rótulo do óleo, os fabricantes dizem que é para 10, 15, 20mil Km...mas no próprio rótulo também fala que é pra seguir o que a montadora recomenda...e ela não fala (escreve) nada neste sentido, isto significa que ela não testou um motor antigo com um óleo novo, pois isto implicaria em alocar recursos para avaliar algo que não lhe trará retorno financeiro algum (embora que fosse um grande serviço para os cliente do pós venda).
Não se pode ter a ilusão de que tanto as montadoras quanto os fabricantes de óleo, testam motores antigos com óleos novos...o aumento do intervalo das trocas fica por conta e risco de cada usuário....
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