[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Re: RE: Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Lucaslrg »

danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?


Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Lucaslrg escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?


danielbraw
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 08 2014f Outubro 2014 09:49:14 AM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por danielbraw »

Lucaslrg escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?
Uso o da lubrax.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Corsa Classic VHC 2003


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

A montadora (assim como os engenheiros) fazem os carros de acordo com a produção, ou seja, quanto mais produzir em massa mantendo a média custos melhor, deixando de lado refinamentos que possam tomar tempo ou/e encarecer a produção. E isso não é diferente quando falamos de lubrificantes.

Na época do Corsa Wind a GM indicava óleo 15W40, 20W40 e 20W50 API SF SG e SH pois eram os mais comuns do mercado. E foi assim até colocarem o 5W30 API SL (ainda mineral) no mercado por questões de controle de poluentes, por exemplo, passou a ser o "padrão". A carga de aditivos foi atualizada e a base passou do mineral (SL), semissintético (SM) por fim ao 100% sintético (SN), mais uma vez questão de mercado, de não depender de uma base mineral que origina-se do petróleo.

Isso não vai querer dizer que quando for retificar o motor eu vá usar o 15W40 API SL como muitos fazem. Claro que com o motor retificado sem folgas e tuchos novos irei usar o 5W30 sintético! Usar um óleo grosso na verdade vai desgastar mais o carro principalmente na hora da partida quando a viscosidade é maior sem contar que a base sintética tem mais resistência a altas temperaturas que o mineral.

Sendo o motor a gasolina ainda tem o problema das adulterações com solventes que detonam o óleo. Por conta disso, independente do uso, troco o óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses junto do filtro (sendo barato é bem simples, sem válvula de bypass e de retorno) a durabilidade é do mesmo do óleo.

Nesses quase 7 anos que tenho o Wind estava inicialmente com 15W40 semissintético. Por "recomendações" passei a usar 20W50 e me arrependi, pois o motor ficou muito pesado quando frio, tanto que voltei pro 15W40 Diesel bem aditivado, mas ainda mineral (Rimula) e agora to com 10W40 API SN semissintético.

To experimentando esse Valvoline Max Life 10W40 (óleo para motores acima dos 70.000 kms) que é mais fácil para comprar aqui na minha região junto de um frasco de Militec. Se algum problema ocorrer ele já vai ser retificado em breve mesmo, mas to gostando de como o motor está comportando agora. A queima do óleo não mudou, não estou perdendo tanto óleo quando usava o Havoline 20W50.

Irei rodar assim por 5.000 kms. Se os resultados não forem bons irei voltar ao 20W50, mas por enquanto está tudo ok com o diferencial de ter um motor mais liso na partida a frio e no quente. Vai dar para prorrogar a retífica por mais um ano.


Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Adrianno Sakamoto escreveu:A montadora (assim como os engenheiros) fazem os carros de acordo com a produção, ou seja, quanto mais produzir em massa mantendo a média custos melhor, deixando de lado refinamentos que possam tomar tempo ou/e encarecer a produção. E isso não é diferente quando falamos de lubrificantes.

Na época do Corsa Wind a GM indicava óleo 15W40, 20W40 e 20W50 API SF SG e SH pois eram os mais comuns do mercado. E foi assim até colocarem o 5W30 API SL (ainda mineral) no mercado por questões de controle de poluentes, por exemplo, passou a ser o "padrão". A carga de aditivos foi atualizada e a base passou do mineral (SL), semissintético (SM) por fim ao 100% sintético (SN), mais uma vez questão de mercado, de não depender de uma base mineral que origina-se do petróleo.

Isso não vai querer dizer que quando for retificar o motor eu vá usar o 15W40 API SL como muitos fazem. Claro que com o motor retificado sem folgas e tuchos novos irei usar o 5W30 sintético! Usar um óleo grosso na verdade vai desgastar mais o carro principalmente na hora da partida quando a viscosidade é maior sem contar que a base sintética tem mais resistência a altas temperaturas que o mineral.

Sendo o motor a gasolina ainda tem o problema das adulterações com solventes que detonam o óleo. Por conta disso, independente do uso, troco o óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses junto do filtro (sendo barato é bem simples, sem válvula de bypass e de retorno) a durabilidade é do mesmo do óleo.

Nesses quase 7 anos que tenho o Wind estava inicialmente com 15W40 semissintético. Por "recomendações" passei a usar 20W50 e me arrependi, pois o motor ficou muito pesado quando frio, tanto que voltei pro 15W40 Diesel bem aditivado, mas ainda mineral (Rimula) e agora to com 10W40 API SN semissintético.

To experimentando esse Valvoline Max Life 10W40 (óleo para motores acima dos 70.000 kms) que é mais fácil para comprar aqui na minha região junto de um frasco de Militec. Se algum problema ocorrer ele já vai ser retificado em breve mesmo, mas to gostando de como o motor está comportando agora. A queima do óleo não mudou, não estou perdendo tanto óleo quando usava o Havoline 20W50.

Irei rodar assim por 5.000 kms. Se os resultados não forem bons irei voltar ao 20W50, mas por enquanto está tudo ok com o diferencial de ter um motor mais liso na partida a frio e no quente. Vai dar para prorrogar a retífica por mais um ano.
amigo, como eu já disse eu estou usando no momento o 20w 50 e meu corsa não baixa nada de óleo e estou pensando em botar o 15w 40 semisintético , agora vc falou do 10w 40 , será que muda muita coisa do 10w 40 pro 15w 40 ambos semi sintéticos? Estou quase certo de colocar o 15w 40 mesmo da marca selenia api SN.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo....
Me desculpe Danielbraw, mas vc está equivocado quanto a não criação de borra pelo mineral...a coisa é exatamente o contrário.

Veja nesta matéria da Mobil, que fabrica as tres tecnologias > http://mobil.moovelub.com/pt-br/sobre-a ... anificar-o

Onde destaco a parte específica:
"Quais as diferenças entre os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos?

Os óleos minerais são derivados diretamente do petróleo. Atendem bem aos motores convencionais, mas são mais suscetíveis à oxidação, efeito acelerado pelas altas temperaturas existentes nos motores modernos. É a opção mais econômica, mas menos resistente em casos de variação de temperatura e pressão.

Já os óleos sintéticos são os mais eficazes e avançados do mercado, produzidos com tecnologia de ponta. Obtidos por síntese química de moléculas, são mais estáveis e resistentes à oxidação, possibilitando maior proteção e extensão da vida útil do motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível, por minimizarem o atrito e permitirem movimentos mais livres entre as partes internas do motor, com menor perda de energia.

Além disso, proporcionam menor volatilidade e desgaste no momento da partida, extensão do período de troca do óleo, lubrificação mesmo em condições severas (temperatura, umidade, contaminação), formam menos borra e geram menor custo com manutenção.

Esses tipos de óleos são largamente utilizados nas competições automobilísticas.

Por sua vez, os óleos semissintéticos são óleos minerais aos quais foram adicionados, parcialmente, óleos sintéticos, para melhoria de suas propriedades. Uma opção intermediária que oferece atributos similares aos sintéticos.

Resposta concedida por Laura Furst, coordenadora de produtos da Mobil.
"

Anteriormente eu disse que "Borra é um inconveniente que geralmente ocorre em motores que trabalham quente demais..."

Explicando melhor para que não seja criada uma neurose em relação a temperatura do arrefecimento x temperatura do óleo...

Primeiro que não é qualquer aumento de temperatura do arrefecimento que fará uma borra imediata...a coisa é progressiva e cumulativa ao longo do tempo.

Segundo que um óleo que perde suas características, seja por contaminação ou vencimento do prazo, permitirá um aumento na temperatura do motor, mas não diretamente no circuito monitorado do arrefecimento (ao redor dos cilindros ou parte do meio), pois não há arrefecimento em VB, bielas, casquilhos, eixo de comando, balancins, tuchos...no máximo existirá em carros de alta performance, um radiador de óleo para mantê-lo relativamente numa temperatura controlada...o que não é o caso da linha Corsa.

Fica claro então que as partes móveis que deveriam ser lubrificadas por um óleo eficiente (sem contaminação ou vencido), em função do atrito, irão aquecer mais do que o normal...e pode até nem ser percebido por um arrefecimento eficiente, mas estará literalmente sendo fritado, favorecendo a formação da borras e acelerando o desgaste do motor.

Então, poderemos ter o favorecimento na formação de borras, tanto pelo vencimento do óleo como pela contaminação...mas em ambos os casos é inevitável a ocorrência do aquecimento além do normal.

Um outro ponto que destaco, contido na própria matéria da Mobil..."...motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível...", é de que há uma grande diferença entre "contribuir" e proporcionar...será que sendo a economia significativa o próprio fabricante não iria alardear números? Tipo: meu óleo proporciona 10, 20, 30% na economia do combustível...

De fato, existem perdas de potência final devido ao atrito (mesmo com óleo), que só será ZERO (na tecnologia de hoje), se não houver contato entre as partes...logo, quanto melhor for um óleo lubrificante, menor será o atrito e por consequência menor a perda...mas ninguém fala de quanto, pois ela beira a casa da insignificância, do desprezível, mas não deixa de contribuir...


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Lucaslrg escreveu: amigo, como eu já disse eu estou usando no momento o 20w 50 e meu corsa não baixa nada de óleo e estou pensando em botar o 15w 40 semisintético , agora vc falou do 10w 40 , será que muda muita coisa do 10w 40 pro 15w 40 ambos semi sintéticos? Estou quase certo de colocar o 15w 40 mesmo da marca selenia api SN.
Lucaslrg, pode usar o 15W40 semissintético SM ou SN sem medo de ser feliz.

Marcas boas? AC Delco, Havoline, Total, Elf, Valvoline, Shell... Lubrax não confio muito não.

To usando Valvoline 10W40 + Militec só de experimento mesmo.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Ah, Selenia (Petronas) é boa, pode ir sem medo de ser feliz.


danielbraw
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 08 2014f Outubro 2014 09:49:14 AM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por danielbraw »

Bange escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo....
Me desculpe Danielbraw, mas vc está equivocado quanto a não criação de borra pelo mineral...a coisa é exatamente o contrário.

Veja nesta matéria da Mobil, que fabrica as tres tecnologias > http://mobil.moovelub.com/pt-br/sobre-a ... anificar-o

Onde destaco a parte específica:
"Quais as diferenças entre os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos?

Os óleos minerais são derivados diretamente do petróleo. Atendem bem aos motores convencionais, mas são mais suscetíveis à oxidação, efeito acelerado pelas altas temperaturas existentes nos motores modernos. É a opção mais econômica, mas menos resistente em casos de variação de temperatura e pressão.

Já os óleos sintéticos são os mais eficazes e avançados do mercado, produzidos com tecnologia de ponta. Obtidos por síntese química de moléculas, são mais estáveis e resistentes à oxidação, possibilitando maior proteção e extensão da vida útil do motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível, por minimizarem o atrito e permitirem movimentos mais livres entre as partes internas do motor, com menor perda de energia.

Além disso, proporcionam menor volatilidade e desgaste no momento da partida, extensão do período de troca do óleo, lubrificação mesmo em condições severas (temperatura, umidade, contaminação), formam menos borra e geram menor custo com manutenção.

Esses tipos de óleos são largamente utilizados nas competições automobilísticas.

Por sua vez, os óleos semissintéticos são óleos minerais aos quais foram adicionados, parcialmente, óleos sintéticos, para melhoria de suas propriedades. Uma opção intermediária que oferece atributos similares aos sintéticos.

Resposta concedida por Laura Furst, coordenadora de produtos da Mobil.
"

Anteriormente eu disse que "Borra é um inconveniente que geralmente ocorre em motores que trabalham quente demais..."

Explicando melhor para que não seja criada uma neurose em relação a temperatura do arrefecimento x temperatura do óleo...

Primeiro que não é qualquer aumento de temperatura do arrefecimento que fará uma borra imediata...a coisa é progressiva e cumulativa ao longo do tempo.

Segundo que um óleo que perde suas características, seja por contaminação ou vencimento do prazo, permitirá um aumento na temperatura do motor, mas não diretamente no circuito monitorado do arrefecimento (ao redor dos cilindros ou parte do meio), pois não há arrefecimento em VB, bielas, casquilhos, eixo de comando, balancins, tuchos...no máximo existirá em carros de alta performance, um radiador de óleo para mantê-lo relativamente numa temperatura controlada...o que não é o caso da linha Corsa.

Fica claro então que as partes móveis que deveriam ser lubrificadas por um óleo eficiente (sem contaminação ou vencido), em função do atrito, irão aquecer mais do que o normal...e pode até nem ser percebido por um arrefecimento eficiente, mas estará literalmente sendo fritado, favorecendo a formação da borras e acelerando o desgaste do motor.

Então, poderemos ter o favorecimento na formação de borras, tanto pelo vencimento do óleo como pela contaminação...mas em ambos os casos é inevitável a ocorrência do aquecimento além do normal.

Um outro ponto que destaco, contido na própria matéria da Mobil..."...motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível...", é de que há uma grande diferença entre "contribuir" e proporcionar...será que sendo a economia significativa o próprio fabricante não iria alardear números? Tipo: meu óleo proporciona 10, 20, 30% na economia do combustível...

De fato, existem perdas de potência final devido ao atrito (mesmo com óleo), que só será ZERO (na tecnologia de hoje), se não houver contato entre as partes...logo, quanto melhor for um óleo lubrificante, menor será o atrito e por consequência menor a perda...mas ninguém fala de quanto, pois ela beira a casa da insignificância, do desprezível, mas não deixa de contribuir...
É isso mesmo bange,

O que quiz transmitir é que a borra não está ligada diretamente ao fato do lubrificante ser mineral mas sim aos longos prazos de troca. Faltou um detalhe na minha resposta o qual vc completou sobre os motores modernos que trabalham a temperaturas mais elevadas onde o mineral não atende estes novos motores.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Corsa Classic VHC 2003


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tá chamando meu carro de velho é? Ele tá na flor da idade...20 aninhos e 184.532Km sem retífica de cilindros ou VB, fazendo 0,21 centavos por Km rodado (uso misto GNV/Gasolina), aferido na última viajem (3/11 - Rio/Ipuaçu), e ainda sobrou gasolina paulista, o que deve baixar mais ainda o custo/Km.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”