[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bacurau
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 03 2021f Junho 2021 09:28:01 AM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bacurau »

Tenho.um Classic 12/13 sempre usei o óleo Ac delco 5w30 API SN semissintetico. Será que posso passar a usar o sintético com as mesmas especificações e marca???
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bacurau escreveu: Quinta-feira 03 2021f Junho 2021 09:36:09 AM Tenho.um Classic 12/13 sempre usei o óleo Ac delco 5w30 API SN semissintetico. Será que posso passar a usar o sintético com as mesmas especificações e marca???
pode sim, basta seguir a viscosidade e a API igual ou superior, no caso SN ou SP agora
só não sei se é tão negocio assim, em geral o nome sintético traz junto um alto valor...pelo menos em motos, q vez ou outra preciso de um óleo mais top, o preço vem junto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu estou, desde o princípio do ano e aos poucos, reformando um mini trator cortador de gramas e como não conhecia nada de nada, procurei um site aqui no Brasil e também nada encontrei... acabei entrando em um site americano (os EUA tem mais de 30 marcas), e tenho obtido muita informação que vem me ajudando na empreitada e um recente assunto sobre óleo, me fez pesquisar mais um pouco lá e aqui no Brasil.
Lá eles tem os mesmos tipos de perguntas que aqui... muitas justificam, pois as temperaturas por lá variam de -20°C (fora o Alaska que pode ainda ser menor) até 40°C... mas por aqui eu encontrei os vídeos abaixo, que explicam de forma didática, muitas questões sobre esse fantástico instrumento de proteção do motor.
https://www.youtube.com/watch?v=HeOCs3PLCT0
https://www.youtube.com/watch?v=FkiuvrEvEHc

Quem desejar informações mais técnicas...
https://www.kewengineering.co.uk/Auto_o ... lained.htm
Está em inglês... porém pode-se usar o tradutor do Google...
Adaofox5@gmail.com
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 29 2021f Agosto 2021 04:34:43 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Adaofox5@gmail.com »

Tenho um Corsa 2002 uso 20w 50 esta com 170 mil kms seria oleo correto?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se esta viscosidade consta no manual para o ano/modelo de seu veículo, sim.
O meu é 1.6 8V /97 e consta o 20W50 no manual... uso este óleo desde os 40.000km (quando comprei o carro), e hoje está chegando nos 230.000km.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Motor do Corsa/GM o melhor lubrificante para climas com temperatura que não se aproximam de 0ºC é 10W40. A Mobil tem uma live que comentou a possibilidade de alterar a viscosidade da temperatura Winter, ou seja, se você usa um 15W40, é possível usar um 10W40 e assim sucessivamente. No Wind 1994 uso o 10W40 da Mobil e a lubrificação no comando de válvulas melhorou comparado ao 15W40, sendo que as partidas são mais rápidas e com menor tempo de falta de pressão na luz de indicação, em torno de 2s no inverno. Já contei 30s a 0ºC e a luz no painel não apagava quando a viscosidade era 15w40. No verão não há diferença entre 10w40 e 15w40 para as partidas a frio.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Se você analisar as folgas nas bronzinas de mancais e de bielas na linha Corsa terá as mesmas medidas e tolerâncias. Nos primeiros manuais de reparações as folgas de mancais eram ligeiramente maiores, mas o limite máximo se manteve durante todas as famílias desse motor. Hoje uma "árvore de manivelas" mais moderna com 8 contrapesos pode ser usada no Corsa da primeira geração, pois como dito as folgas são as mesmas. Seguindo essa analogia seria possível após uma retífica de motor optar por um lubrificante de baixa viscosidade como 5W30, assim como é usado no Classic. Concordo com essa analogia desde que o proprietário verifique todas as peças como bronzinas, bielas, trava do comando, comando de válvulas e bomba d' óleo. O que não gosto nessa ideia é que motores com bloco de ferro fundido são de uma tecnologia mais bruta e de concepção antiga realmente projetada para viscosidades maiores focando no máximo um 10W40. Já um 5W30 tende a ser para projetos mais modernos com bloco de alumínio.
DrLeandro
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sábado 16 2016f Janeiro 2016 12:56:27 PM
Localização: Teixeira de Freitas - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por DrLeandro »

Possuo 2 corsas, porém fui trocar o óleo do 2014, estava pra ir comprar numa loja de autopeças o Mobil 5w30, estava em torno de 42 reais, passando por uma loja de lubrificantes vi esse óleo por 32 reais cada comprando 4 litros. primeiro vcs sabem se é uma boa marca? E a outra é fiquei pensando que se for falso nem dá pra identificar... vcs tem alguma dica sobre?

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Texaco é uma das marcas mais conhecidas. Era (ou ainda é) o fornecedor original da GM.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Uso a marca desde quando tive o meu primeiro carro (1975)... e antes disso o meu pai já usava...
Se não for algo gritante, grosseiro, não tem como um leigo identificar externamente se é verdadeiro ou falso... só o fabricante.
A Texaco, e creio que a maioria dos fabricantes, usam dois lacres... um na tampa e outro que é um selo aluminizado, colado na boca do reservatório...
Mas te dou uma dica... se o carro se comportar diferente, principalmente aquecendo mais que o normal e antes do vencimento do óleo, pode desconfiar da origem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”