[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Adrianno Sakamoto
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Bange escreveu:Os óleos minerais estão rareando...
Óleo mineral está em extinção.

No Brasil infelizmente as ofertas de óleos de maior viscosidade ainda estão no semissintético.

Alisson, óleo Motorcraft, GM (do frasco preto, não o AC Delco) e Mobil são da mesma fabricante, a Cosan. Pode usar o motorcraft sem problema.

Eu sigo a minha loucura aqui, 5W40 SN sintético no Corsa Wind azul. O TBI não fica mais imundo de borra quando usava óleo mineral. :D
alisson_dg4
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Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu:
alisson_dg4 escreveu:Pessoal estou procurando um substituto para o óleo que usava em meu carro (Mobil 20w50 API SM Mineral), porém, com especificação SM só encontrei o genuíno da GM (fabricado pela Shell se não me engano). Pesquisando mais acabei encontrando o genuíno da Ford, o Motorcraft 20w50 com API SN!
Será que eu poderia substituir o Mobil que usava até então por esse Motorcraft?

Obs: Vale lembrar que ele também é da Mobil. Só não sei se vale o investimento, pois, em comparação com o GM ele é mais caro!
mais caro devido a classificação API superior
não teria problema em passar a usar o motorcraft
mas veja pelo q fala no manual quais viscosidades possíveis, e veja um óleo q se encaixe bem no seu bolso
Então, quanto a viscosidade está correto... Além de que o meu uso do carro é considerado severo e vi que o 20w50 seria uma boa opção além das listadas no manual.
Minha preocupação em usar esse óleo da Ford é que ela homologou ele para trabalhar nos seus próprios motores e não de outros fabricantes, por isso meu receio, apesar dele ter PAI superior ao do GM.
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Mensagem por alisson_dg4 »

Bange escreveu:Os óleos minerais estão rareando...
As montadoras recomendam uma ou mais viscosidades e também de tecnologia sempre superior (SJ é inferior ao SL, que é inferior ao SM, que é inferior ao SN...)
Sempre usei o Havoline 20w50 SJ, que agora mudou para SL....meu motor já vai virar 200.000km, sem problemas significativos...
Preço, tem que correr atrás...
Espero que não acabem tão cedo, pois ainda tem muita frota antiga rodando...ainda mais esses carros de colecionador....
O meu está praticamente com a mesma KM, porém não sei do histórico de óleos utilizados...
Ikaro escreveu:Tem o Valvoline MaxLife 20w50 SM semissintético
Pretendo usar ele na próxima troca.
Porém para mim não daria, pois uso o mineral hoje...
Adrianno Sakamoto escreveu:Alisson, óleo Motorcraft, GM (do frasco preto, não o AC Delco) e Mobil são da mesma fabricante, a Cosan. Pode usar o motorcraft sem problema.

Eu sigo a minha loucura aqui, 5W40 SN sintético no Corsa Wind azul. O TBI não fica mais imundo de borra quando usava óleo mineral. :D
Isso é verdade, são todos feitos pela Cosan mesmo Adrianno. Só meu receio é quanto a homologação do Motorcraft feita pela Ford para seus motores e não para outras montadoras.
Caramba, sintético no Wind! Teve que desmontar motor para limpa-lo para pode trocar de óleo?
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Mensagem por SemControle »

cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

alisson_dg4 escreveu:[Isso é verdade, são todos feitos pela Cosan mesmo Adrianno. Só meu receio é quanto a homologação do Motorcraft feita pela Ford para seus motores e não para outras montadoras.
Caramba, sintético no Wind! Teve que desmontar motor para limpa-lo para pode trocar de óleo?
Pode usar sem medo de ser feliz.

O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
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Mensagem por alisson_dg4 »

SemControle escreveu:cara, relaxa sobre homologação, ambos são ciclo otto, ambos trabalham exatamente da mesma forma....
queira vc sim ou não, um dia vai passar a usar outra base q não a mineral, é inevitável isso, ja va pensando com carinho nisso, pense em trocas abreviadas nessa mudança, e siga feliz....
Então acho que vou de Motorcraft mesmo, até pq o que estou usando hoje é da mobil já. Eu ainda tenho meio frasco do mobil que uso hoje (20w50 SM). Será que é uma boa por junto com o Motorcraft (20w50 SN) ?
Vou pesquisar bastante para definir o óleo sintético para substituir o mineral que uso hoje, pra depois não ter dor de cabeça. Vou levar em consideração esse que o Adrianno disse que usa.
Adrianno Sakamoto escreveu:Pode usar sem medo de ser feliz.
O máximo que fiz foi limpar o cárter. Só foi possível passar pro sintético depois das trocas frequentes que havia feito, a cada 5mil km.
É acho que vou de Motorcraft mesmo como disse pro SemControle...espero que o carro goste e se adapte bem com o novo sangue rsrsr
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Bange
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Mensagem por Bange »

Só alerto que:

Embora que no próprio manual da GM, é dito que pode ser utilizado um óleo mais moderno que o indicado (SJ > SL > SM > SN...etc...), nada é dito sobre a quilometragem das trocas do óleo mais moderno (semi sintético ou sintético), ou seja, se no manual indicar óleo SJ (mineral com trocas a cada 5.000Km), usar um óleo semi ou sintético, cuja embalagem indica trocas de 10, 15 ou 20.000Km, não fica claro que pode-se também esticar a quilometragem das trocas dos óleos mais modernos em motores mais antigos.

As montadores (não é só a GM), não respondem a nenhuma pergunta (formalmente), de modelos fora de linha (ou com mais de 10 anos) e não há nenhuma literatura disponível que garanta esticar a quilometragem das trocas em motores antigos com óleos novos.

Sendo assim, não se pode conjecturar que um óleo que custe até o dobro do mineral, possa ficar com o mesmo custo/benefício, considerando o dobro, triplo, etc...da quilometragem nas trocas, sendo mais prudente manter a regularidade indicada pelo manual da montadora, mesmo que o fabricante do óleo sugira trocas com quilometragens mais altas.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Alera 2: :lol:
A General Motors, como qualquer fabricante, manufatura seus produtos de acordo com o investimento para garantir maior retorno em vendas.

Assim sendo, um motor sempre terá espaço para melhorias, pois se a General Motors (ou qualquer outra fabricante) fosse preocupar-se com refinamentos o tempo de fabricação ia ser maior, custo maior e retorno das vendas menor.

As especificações de óleo contidas no manual até o começo dos anos 2000 mostram a realidade de tecnologia e custo existente naquele tempo. Óleos com a média de custo compatível com a linha de produção. Após os 2000 óleos de menor viscosidade começaram a ser usados em maior escala garantindo um melhor preço.

Óleos sintéticos podem rodar mais de cinco mil quilometros, mas o filtro de óleo mesmo não dura mais que isso. O alto custo tecnologico somado ao custo-brasil impede de fabricar filtros de maior quilometragem em nosso país.

Óleos sintéticos são melhores, pois evitam formar carbonizações a médio prazo.

Fim do alerta 2. :D
Mas só limpando o cárter não corre risco de formar borra futuramente? Vc já usa faz muito tempo? Já vou estudando um outro substituto rsrs
Limpei uma vez em 2011 quando ainda um tanto de borra. Havia comprado o carro há pouco tempo.

Outra vez foi em 2016 quando troquei a junta (que estava vazando) por silicone.

Borra só forma se não trocar o óleo regularmente e abastecer com combustível adulterado. Com óleo sintético fica mais difícil de formar borra, ajuda também.
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Mensagem por Wellington Xavier »

Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
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Mensagem por SemControle »

Wellington Xavier escreveu:Qual melhor óleo para usar no Corsa classic 2005 com 160 mil KM Rodado?
Obs: No manual está indicando os óleos: 5w30,15w40,15w50,20w50, gostaria de saber qual a melhor escolha.
sempre o mais fino, e KM nunca foi fator determinante na escolha de oleo.....
"ahhh mas meu motor ta cansado e queimando oleo, posso por graxa?" claro e deve, assim fazemos logo a retifica pra consertar corretamente.....
queima de oleo se resolve com manutencao adequada, e jamais engrossando oleo até chegar na graxa.....
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