Sabe a diferença da força de uma formiga para um gafanhoto? Se é que alguém já mediu, ela deve ser grande apenas pelo tamanho dos bichos né?Lucaslrg escreveu:na verdade o que me motivou a mudar de óleo foi pq eu soube que o óleo mineral 20w 50 por ser mais grosso o carro anda menos e consome mais combustível, e acho que esses carros podem usar o 15w 40 semisintetico que é um pouco mais fino, só não quero que o carro queime óleo pq com o 20w 50 ele não queima nadaBange escreveu:LucasirgAdrianno Sakamoto escreveu: Quem?
Agora vamos comparar qualquer um dos dois com um elefante...vc acha que faz diferença pro elefante?
Mal comparando, a coisa é por aí...em termos da viscosidade do óleo (na faixa de 5W20, 10W30, 15W40, 20W50), em relação ao motor, pois é desprezível o peso que o óleo faz para o motor...o que importa é a eficiência e a durabilidade que ele oferece ao motor, que tem um projeto com medidas para a formação de uma película protetora (óleo), entre as partes que se movimentam.
Mas não acredite em mim não...faça o teste vc mesmo, usando qualquer viscosidade dentro da faixa...mas faça com critérios técnicos.
Desmonte o motor, meça todas as peças e monte novamente.
Ponha o óleo com a viscosidade que quiser, rode 5.000Km, anote o consumo, desmonte o motor, meça tudo e remonte.
Ponha agora um óleo com outra viscosidade, rode mais 5.000Km, anote o consumo, desmonte o motor, meça novamente e remonte...
Repita o processo com quantas viscosidades e tecnologias (mineral, semi ou sintético) que quiser, repetindo sempre o mesmo processo de rodar 5.000Km, anotar o consumo, desmontar, medir e remontar...
No final vc terá dados suficientes para lhe assegurar, sem sombra de dúvidas, qual (ou quais) óleo, dentre os vários, foi o melhor para seu motor...fora isto, são "achismos" de alguém ou indicações de amigos ou lojistas (que nunca fizeram tal teste)... mas se vc não tiver dinheiro ou tempo para realizar todos esses testes, aproveite o resultado dos mesmos testes feitos pela montadora e colocados no manual do veículo.
Se no manual indicar mais de uma viscosidade...escolha uma delas e só mude a tecnologia (mineral para semi para sintético), mantendo sempre a mesma viscosidade ( se aparecer um barulhinho ou fumacinha na descarga, resolva o problema raiz [que não é o óleo] ) e vc terá um motor bem mantido e pelo maior tempo possível.
Muitos que alteram a viscosidade (mesmo dentro das indicadas pelo manual), tem a impressão do motor ficar mais solto, mas é mera impressão, pois um óleo novo está com todas as suas características zeradinhas, mas vai perdendo na medida que se usa...então, tal comparação é feita pelo sentimento de um óleo no fim de vida, (que até acrescenta um tico de aumento na temperatura do motor pela perda da eficiência do lubrificante), com um outro que está 100% novo....sem medidas precisas isso tem algum valor?
Então, creio que tenha ficado claro, que qualquer óleo (dentro da faixa), não irá melhorar nenhum consumo de modo significativo (fazia 9Km/l agora faz 12Km/l) e não causará nenhum problema imediato ao motor, mas seguramente ele não durará mais do que com aquele indicado pelo manual da montadora.