[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Lucaslrg escreveu:
Bange escreveu:
Adrianno Sakamoto escreveu: Quem?
Lucasirg
na verdade o que me motivou a mudar de óleo foi pq eu soube que o óleo mineral 20w 50 por ser mais grosso o carro anda menos e consome mais combustível, e acho que esses carros podem usar o 15w 40 semisintetico que é um pouco mais fino, só não quero que o carro queime óleo pq com o 20w 50 ele não queima nada
Sabe a diferença da força de uma formiga para um gafanhoto? Se é que alguém já mediu, ela deve ser grande apenas pelo tamanho dos bichos né?

Agora vamos comparar qualquer um dos dois com um elefante...vc acha que faz diferença pro elefante?

Mal comparando, a coisa é por aí...em termos da viscosidade do óleo (na faixa de 5W20, 10W30, 15W40, 20W50), em relação ao motor, pois é desprezível o peso que o óleo faz para o motor...o que importa é a eficiência e a durabilidade que ele oferece ao motor, que tem um projeto com medidas para a formação de uma película protetora (óleo), entre as partes que se movimentam.

Mas não acredite em mim não...faça o teste vc mesmo, usando qualquer viscosidade dentro da faixa...mas faça com critérios técnicos.

Desmonte o motor, meça todas as peças e monte novamente.
Ponha o óleo com a viscosidade que quiser, rode 5.000Km, anote o consumo, desmonte o motor, meça tudo e remonte.
Ponha agora um óleo com outra viscosidade, rode mais 5.000Km, anote o consumo, desmonte o motor, meça novamente e remonte...
Repita o processo com quantas viscosidades e tecnologias (mineral, semi ou sintético) que quiser, repetindo sempre o mesmo processo de rodar 5.000Km, anotar o consumo, desmontar, medir e remontar...

No final vc terá dados suficientes para lhe assegurar, sem sombra de dúvidas, qual (ou quais) óleo, dentre os vários, foi o melhor para seu motor...fora isto, são "achismos" de alguém ou indicações de amigos ou lojistas (que nunca fizeram tal teste)... mas se vc não tiver dinheiro ou tempo para realizar todos esses testes, aproveite o resultado dos mesmos testes feitos pela montadora e colocados no manual do veículo.

Se no manual indicar mais de uma viscosidade...escolha uma delas e só mude a tecnologia (mineral para semi para sintético), mantendo sempre a mesma viscosidade ( se aparecer um barulhinho ou fumacinha na descarga, resolva o problema raiz [que não é o óleo] ) e vc terá um motor bem mantido e pelo maior tempo possível.

Muitos que alteram a viscosidade (mesmo dentro das indicadas pelo manual), tem a impressão do motor ficar mais solto, mas é mera impressão, pois um óleo novo está com todas as suas características zeradinhas, mas vai perdendo na medida que se usa...então, tal comparação é feita pelo sentimento de um óleo no fim de vida, (que até acrescenta um tico de aumento na temperatura do motor pela perda da eficiência do lubrificante), com um outro que está 100% novo....sem medidas precisas isso tem algum valor?

Então, creio que tenha ficado claro, que qualquer óleo (dentro da faixa), não irá melhorar nenhum consumo de modo significativo (fazia 9Km/l agora faz 12Km/l) e não causará nenhum problema imediato ao motor, mas seguramente ele não durará mais do que com aquele indicado pelo manual da montadora.
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
danielbraw
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 08 2014f Outubro 2014 09:49:14 AM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por danielbraw »

Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Corsa Classic VHC 2003
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Compra o Acdelco semissintético 15w40 API-SL, já que tem algumas marcas sendo reprovadas nos testes de aditivação. Se quiser mescla com os aditivos da Bardahl.
Aqui sempre coloco 500 ml de Bardahl B12 Plus e completo com 3L de óleo.
No câmbio coloquei (1440 ml) do Acdelco sintético 75w85 + (160 ml) do Bardahl GA.

Por fim compra um filtro magnético pro cárter do tipo nefroil.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Borra é um inconveniente que geralmente ocorre em motores que trabalham quente demais...

O mineral é mais sensível
O semi-sintético (por ser meio mineral e meio sintético), é meio sensível
O sintético (100%), é o menos sensível a borras

Uso o mineral 20W50 (em todos os carros que tive e tenho até hoje), nunca troquei a viscosidade e não tenho problemas com borras...serei forçado a trocar a tecnologia, pois o mineral está escasseando no mercado...
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Lucaslrg escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?
danielbraw
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Quarta-feira 08 2014f Outubro 2014 09:49:14 AM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por danielbraw »

Lucaslrg escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo.

Uso semisintetico 15w40 SN trocado sempre com o filtro a cada 3mil. Não sei se estou pecando no prazo quando não atinjo a km pois faço com 12 meses.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
valeu meu amigo, vou jogar um 15w 40 semisintético no meu corsinha msm, tem alguma indicação de uma marca boa pra eu colocar ?
Uso o da lubrax.

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
Corsa Classic VHC 2003
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

A montadora (assim como os engenheiros) fazem os carros de acordo com a produção, ou seja, quanto mais produzir em massa mantendo a média custos melhor, deixando de lado refinamentos que possam tomar tempo ou/e encarecer a produção. E isso não é diferente quando falamos de lubrificantes.

Na época do Corsa Wind a GM indicava óleo 15W40, 20W40 e 20W50 API SF SG e SH pois eram os mais comuns do mercado. E foi assim até colocarem o 5W30 API SL (ainda mineral) no mercado por questões de controle de poluentes, por exemplo, passou a ser o "padrão". A carga de aditivos foi atualizada e a base passou do mineral (SL), semissintético (SM) por fim ao 100% sintético (SN), mais uma vez questão de mercado, de não depender de uma base mineral que origina-se do petróleo.

Isso não vai querer dizer que quando for retificar o motor eu vá usar o 15W40 API SL como muitos fazem. Claro que com o motor retificado sem folgas e tuchos novos irei usar o 5W30 sintético! Usar um óleo grosso na verdade vai desgastar mais o carro principalmente na hora da partida quando a viscosidade é maior sem contar que a base sintética tem mais resistência a altas temperaturas que o mineral.

Sendo o motor a gasolina ainda tem o problema das adulterações com solventes que detonam o óleo. Por conta disso, independente do uso, troco o óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses junto do filtro (sendo barato é bem simples, sem válvula de bypass e de retorno) a durabilidade é do mesmo do óleo.

Nesses quase 7 anos que tenho o Wind estava inicialmente com 15W40 semissintético. Por "recomendações" passei a usar 20W50 e me arrependi, pois o motor ficou muito pesado quando frio, tanto que voltei pro 15W40 Diesel bem aditivado, mas ainda mineral (Rimula) e agora to com 10W40 API SN semissintético.

To experimentando esse Valvoline Max Life 10W40 (óleo para motores acima dos 70.000 kms) que é mais fácil para comprar aqui na minha região junto de um frasco de Militec. Se algum problema ocorrer ele já vai ser retificado em breve mesmo, mas to gostando de como o motor está comportando agora. A queima do óleo não mudou, não estou perdendo tanto óleo quando usava o Havoline 20W50.

Irei rodar assim por 5.000 kms. Se os resultados não forem bons irei voltar ao 20W50, mas por enquanto está tudo ok com o diferencial de ter um motor mais liso na partida a frio e no quente. Vai dar para prorrogar a retífica por mais um ano.
Lucaslrg
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Terça-feira 10 2017f Outubro 2017 09:33:18 PM
Localização: Mesquita - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Lucaslrg »

Adrianno Sakamoto escreveu:A montadora (assim como os engenheiros) fazem os carros de acordo com a produção, ou seja, quanto mais produzir em massa mantendo a média custos melhor, deixando de lado refinamentos que possam tomar tempo ou/e encarecer a produção. E isso não é diferente quando falamos de lubrificantes.

Na época do Corsa Wind a GM indicava óleo 15W40, 20W40 e 20W50 API SF SG e SH pois eram os mais comuns do mercado. E foi assim até colocarem o 5W30 API SL (ainda mineral) no mercado por questões de controle de poluentes, por exemplo, passou a ser o "padrão". A carga de aditivos foi atualizada e a base passou do mineral (SL), semissintético (SM) por fim ao 100% sintético (SN), mais uma vez questão de mercado, de não depender de uma base mineral que origina-se do petróleo.

Isso não vai querer dizer que quando for retificar o motor eu vá usar o 15W40 API SL como muitos fazem. Claro que com o motor retificado sem folgas e tuchos novos irei usar o 5W30 sintético! Usar um óleo grosso na verdade vai desgastar mais o carro principalmente na hora da partida quando a viscosidade é maior sem contar que a base sintética tem mais resistência a altas temperaturas que o mineral.

Sendo o motor a gasolina ainda tem o problema das adulterações com solventes que detonam o óleo. Por conta disso, independente do uso, troco o óleo a cada 5.000 kms ou 6 meses junto do filtro (sendo barato é bem simples, sem válvula de bypass e de retorno) a durabilidade é do mesmo do óleo.

Nesses quase 7 anos que tenho o Wind estava inicialmente com 15W40 semissintético. Por "recomendações" passei a usar 20W50 e me arrependi, pois o motor ficou muito pesado quando frio, tanto que voltei pro 15W40 Diesel bem aditivado, mas ainda mineral (Rimula) e agora to com 10W40 API SN semissintético.

To experimentando esse Valvoline Max Life 10W40 (óleo para motores acima dos 70.000 kms) que é mais fácil para comprar aqui na minha região junto de um frasco de Militec. Se algum problema ocorrer ele já vai ser retificado em breve mesmo, mas to gostando de como o motor está comportando agora. A queima do óleo não mudou, não estou perdendo tanto óleo quando usava o Havoline 20W50.

Irei rodar assim por 5.000 kms. Se os resultados não forem bons irei voltar ao 20W50, mas por enquanto está tudo ok com o diferencial de ter um motor mais liso na partida a frio e no quente. Vai dar para prorrogar a retífica por mais um ano.
amigo, como eu já disse eu estou usando no momento o 20w 50 e meu corsa não baixa nada de óleo e estou pensando em botar o 15w 40 semisintético , agora vc falou do 10w 40 , será que muda muita coisa do 10w 40 pro 15w 40 ambos semi sintéticos? Estou quase certo de colocar o 15w 40 mesmo da marca selenia api SN.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”