[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Manfio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.


anderson.web
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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:22:19 AM Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.
Esquisito, já conversei com outros donos e até mesmo aqui no fórum eles dizem que os motores GM de tamanho 1.0/1.4 dos Corsas, Celtas, Merivas, Prismas sempre ficam com a vareta no máximo já com 3L, inclusive quebrando a cabeça nessa questão desmontaram o cárter na suspeita de borra e estava limpo. Por isso a dúvida sobre a pressão do óleo na lubrificação..


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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:29:25 AM Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.
Entendi, penso que seria interessante instalar um marcador de pressão do óleo no painel, só pra monitorar isso ao longo do tempo com números.


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Manfio
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Mensagem por Manfio »

Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.


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Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 01:24:17 PM Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.
Na realidade cabe mais, já vi Corsas bebendo 4L porque o dono não quis guardar o meio litro. Apesar que o tema não é sobre caber menos ou mais, mas que na prática com 3L de óleo a vareta já acusa que está no nível máximo, o que dá a entender que é o suficiente. Aí você pega o manual e a fábrica instrui que seja 3,5L, ou seja, 500ML além do limite máximo observado na vareta..


SemControle
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Mensagem por SemControle »

com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
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Manfio
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Mensagem por Manfio »

É como foi dito. Tudo original ou no padrão do original é o que informa o manual. Tenho um cárter do corsa na caixa para quando for refazer o motor e é nítido ver que fica muito pouco lubrificante no fundo sem o bujão. Uma vez desmontei o cárter em casa depois de alguns meses que comprei o carro e tinha muita borra no fundo do motor e acontecia isso de sobrar uns 250 ml justamente por causa da borra que aderiu no fundo. No Etios 1.5 2014 sempre acaba sobrando uns 200 ml porque o bujão não fica localizado ao fundo, o que muda completamente o cenário.


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SemControle escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 08:41:46 PM com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Exatamente, essa é letra fria do manual e eu queria que fosse assim na prática também, mas 3L já bate no máximo da vareta que é original de fábrica, motor nunca foi aberto, cárter original e limpo também..

Como é mais um dos temas sem muita especificação ou porque isso acontece, o lance é seguir os 3,5L conforme recomendação fabril muito embora 3L já fique no máximo.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

Mais dados:
Motor 1.6 8V /97
Só uso óleo 20W50 SL - Havoline mineral
212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)


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