é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....
se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.
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Só uso óleo 20W50 SL - Havoline mineral
212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
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Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.
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Ele adicionou 500ML e a vareta que estava no máximo permaneceu lá como estava, só por desencargo. Havia trocado com filtro e colocou o motor pra beber 3L apenas porque como explicado já ficou no máximo com essa quantidade, mas vai saber.. agora está com 3,5L como manda a fábrica. Outro motor que bebe pouco óleo são os Fire, já vi rodando totalmente dentro da normalidade com menos de 3LSemControle escreveu: ↑Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 07:52:39 PM é sinistro isso sim.....
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Não caberia um óleo menos viscoso e de API mais atual? Claro, pensando que isso pode melhorar a lubrificação deixando ele mais liso.Bange escreveu: ↑Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 09:04:19 PM Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.
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Não mexo na viscosidade em hipótese alguma... meu motor tem as folgas da época e tem que ter a viscosidade do projeto... já aventei a possibilidade atualizar o pacote de aditivos com um sintético, mas pra que mexer em time que tá ganhando a 22 anos e com 212.000 vitórias?
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óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso
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O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.
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Como não tenho intrumentais de uma montadora e nem quero fazer testes com essa área, prefiro o feijão com arroz, se tiver barulho eu resolvo ele, mas nunca troco a viscosudade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.
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30s pra luz do óleo apagar!!! O meu é imediato... nem quando viajo pro Sul isso muda...
Já avaliou a pressão da bomba ou a eficiência da cebolinha?
Já avaliou a pressão da bomba ou a eficiência da cebolinha?
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Estão certos os parâmetros de pressão. Isso só ocorre com baixas temperaturas. No Etios que usa 5w30 a luz apaga na hora independente da temperatura ambiente. No Corsa em dias com temperatura amena também apaga na hora.
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