[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Bange
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Re: RE: Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo....
Me desculpe Danielbraw, mas vc está equivocado quanto a não criação de borra pelo mineral...a coisa é exatamente o contrário.

Veja nesta matéria da Mobil, que fabrica as tres tecnologias > http://mobil.moovelub.com/pt-br/sobre-a ... anificar-o

Onde destaco a parte específica:
"Quais as diferenças entre os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos?

Os óleos minerais são derivados diretamente do petróleo. Atendem bem aos motores convencionais, mas são mais suscetíveis à oxidação, efeito acelerado pelas altas temperaturas existentes nos motores modernos. É a opção mais econômica, mas menos resistente em casos de variação de temperatura e pressão.

Já os óleos sintéticos são os mais eficazes e avançados do mercado, produzidos com tecnologia de ponta. Obtidos por síntese química de moléculas, são mais estáveis e resistentes à oxidação, possibilitando maior proteção e extensão da vida útil do motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível, por minimizarem o atrito e permitirem movimentos mais livres entre as partes internas do motor, com menor perda de energia.

Além disso, proporcionam menor volatilidade e desgaste no momento da partida, extensão do período de troca do óleo, lubrificação mesmo em condições severas (temperatura, umidade, contaminação), formam menos borra e geram menor custo com manutenção.

Esses tipos de óleos são largamente utilizados nas competições automobilísticas.

Por sua vez, os óleos semissintéticos são óleos minerais aos quais foram adicionados, parcialmente, óleos sintéticos, para melhoria de suas propriedades. Uma opção intermediária que oferece atributos similares aos sintéticos.

Resposta concedida por Laura Furst, coordenadora de produtos da Mobil.
"

Anteriormente eu disse que "Borra é um inconveniente que geralmente ocorre em motores que trabalham quente demais..."

Explicando melhor para que não seja criada uma neurose em relação a temperatura do arrefecimento x temperatura do óleo...

Primeiro que não é qualquer aumento de temperatura do arrefecimento que fará uma borra imediata...a coisa é progressiva e cumulativa ao longo do tempo.

Segundo que um óleo que perde suas características, seja por contaminação ou vencimento do prazo, permitirá um aumento na temperatura do motor, mas não diretamente no circuito monitorado do arrefecimento (ao redor dos cilindros ou parte do meio), pois não há arrefecimento em VB, bielas, casquilhos, eixo de comando, balancins, tuchos...no máximo existirá em carros de alta performance, um radiador de óleo para mantê-lo relativamente numa temperatura controlada...o que não é o caso da linha Corsa.

Fica claro então que as partes móveis que deveriam ser lubrificadas por um óleo eficiente (sem contaminação ou vencido), em função do atrito, irão aquecer mais do que o normal...e pode até nem ser percebido por um arrefecimento eficiente, mas estará literalmente sendo fritado, favorecendo a formação da borras e acelerando o desgaste do motor.

Então, poderemos ter o favorecimento na formação de borras, tanto pelo vencimento do óleo como pela contaminação...mas em ambos os casos é inevitável a ocorrência do aquecimento além do normal.

Um outro ponto que destaco, contido na própria matéria da Mobil..."...motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível...", é de que há uma grande diferença entre "contribuir" e proporcionar...será que sendo a economia significativa o próprio fabricante não iria alardear números? Tipo: meu óleo proporciona 10, 20, 30% na economia do combustível...

De fato, existem perdas de potência final devido ao atrito (mesmo com óleo), que só será ZERO (na tecnologia de hoje), se não houver contato entre as partes...logo, quanto melhor for um óleo lubrificante, menor será o atrito e por consequência menor a perda...mas ninguém fala de quanto, pois ela beira a casa da insignificância, do desprezível, mas não deixa de contribuir...
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Lucaslrg escreveu: amigo, como eu já disse eu estou usando no momento o 20w 50 e meu corsa não baixa nada de óleo e estou pensando em botar o 15w 40 semisintético , agora vc falou do 10w 40 , será que muda muita coisa do 10w 40 pro 15w 40 ambos semi sintéticos? Estou quase certo de colocar o 15w 40 mesmo da marca selenia api SN.
Lucaslrg, pode usar o 15W40 semissintético SM ou SN sem medo de ser feliz.

Marcas boas? AC Delco, Havoline, Total, Elf, Valvoline, Shell... Lubrax não confio muito não.

To usando Valvoline 10W40 + Militec só de experimento mesmo.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Ah, Selenia (Petronas) é boa, pode ir sem medo de ser feliz.
danielbraw
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Mensagem por danielbraw »

Bange escreveu:
danielbraw escreveu:
Lucaslrg escreveu:Obrigado amigo, vou jogar o semisintetico 15w 40 mesmo amigo, acho que meu carro vai se comportar melhor é o fato de ser semi sintético e não mineral já deve evitar a borra
Nessa época a GM indicava em seus manuais um lubrificante 15w40, 20w40, 20w50 e API SJ. De fábrica vinha com o menos viscoso. Não sei em qual ano ela passou a usar o 5w30. Então o óleo genuíno era mineral, manda ver no 15w40 semisintetico com a API SN a mais elevada. E qualquer anormalidade é como o bange disse solucione na raiz pois não será óleo.
Só uma observação: a borra não efeito da tecnologia do lubrificante. O mineral não cria borra, esse efeito é consequência dos LONGOS prazos de troca, ou seja, até um sintético cria borra se não trocar no prazo....
Me desculpe Danielbraw, mas vc está equivocado quanto a não criação de borra pelo mineral...a coisa é exatamente o contrário.

Veja nesta matéria da Mobil, que fabrica as tres tecnologias > http://mobil.moovelub.com/pt-br/sobre-a ... anificar-o

Onde destaco a parte específica:
"Quais as diferenças entre os óleos minerais, sintéticos e semissintéticos?

Os óleos minerais são derivados diretamente do petróleo. Atendem bem aos motores convencionais, mas são mais suscetíveis à oxidação, efeito acelerado pelas altas temperaturas existentes nos motores modernos. É a opção mais econômica, mas menos resistente em casos de variação de temperatura e pressão.

Já os óleos sintéticos são os mais eficazes e avançados do mercado, produzidos com tecnologia de ponta. Obtidos por síntese química de moléculas, são mais estáveis e resistentes à oxidação, possibilitando maior proteção e extensão da vida útil do motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível, por minimizarem o atrito e permitirem movimentos mais livres entre as partes internas do motor, com menor perda de energia.

Além disso, proporcionam menor volatilidade e desgaste no momento da partida, extensão do período de troca do óleo, lubrificação mesmo em condições severas (temperatura, umidade, contaminação), formam menos borra e geram menor custo com manutenção.

Esses tipos de óleos são largamente utilizados nas competições automobilísticas.

Por sua vez, os óleos semissintéticos são óleos minerais aos quais foram adicionados, parcialmente, óleos sintéticos, para melhoria de suas propriedades. Uma opção intermediária que oferece atributos similares aos sintéticos.

Resposta concedida por Laura Furst, coordenadora de produtos da Mobil.
"

Anteriormente eu disse que "Borra é um inconveniente que geralmente ocorre em motores que trabalham quente demais..."

Explicando melhor para que não seja criada uma neurose em relação a temperatura do arrefecimento x temperatura do óleo...

Primeiro que não é qualquer aumento de temperatura do arrefecimento que fará uma borra imediata...a coisa é progressiva e cumulativa ao longo do tempo.

Segundo que um óleo que perde suas características, seja por contaminação ou vencimento do prazo, permitirá um aumento na temperatura do motor, mas não diretamente no circuito monitorado do arrefecimento (ao redor dos cilindros ou parte do meio), pois não há arrefecimento em VB, bielas, casquilhos, eixo de comando, balancins, tuchos...no máximo existirá em carros de alta performance, um radiador de óleo para mantê-lo relativamente numa temperatura controlada...o que não é o caso da linha Corsa.

Fica claro então que as partes móveis que deveriam ser lubrificadas por um óleo eficiente (sem contaminação ou vencido), em função do atrito, irão aquecer mais do que o normal...e pode até nem ser percebido por um arrefecimento eficiente, mas estará literalmente sendo fritado, favorecendo a formação da borras e acelerando o desgaste do motor.

Então, poderemos ter o favorecimento na formação de borras, tanto pelo vencimento do óleo como pela contaminação...mas em ambos os casos é inevitável a ocorrência do aquecimento além do normal.

Um outro ponto que destaco, contido na própria matéria da Mobil..."...motor, além de contribuir com a redução do consumo de combustível...", é de que há uma grande diferença entre "contribuir" e proporcionar...será que sendo a economia significativa o próprio fabricante não iria alardear números? Tipo: meu óleo proporciona 10, 20, 30% na economia do combustível...

De fato, existem perdas de potência final devido ao atrito (mesmo com óleo), que só será ZERO (na tecnologia de hoje), se não houver contato entre as partes...logo, quanto melhor for um óleo lubrificante, menor será o atrito e por consequência menor a perda...mas ninguém fala de quanto, pois ela beira a casa da insignificância, do desprezível, mas não deixa de contribuir...
É isso mesmo bange,

O que quiz transmitir é que a borra não está ligada diretamente ao fato do lubrificante ser mineral mas sim aos longos prazos de troca. Faltou um detalhe na minha resposta o qual vc completou sobre os motores modernos que trabalham a temperaturas mais elevadas onde o mineral não atende estes novos motores.

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Mensagem por Bange »

Tá chamando meu carro de velho é? Ele tá na flor da idade...20 aninhos e 184.532Km sem retífica de cilindros ou VB, fazendo 0,21 centavos por Km rodado (uso misto GNV/Gasolina), aferido na última viajem (3/11 - Rio/Ipuaçu), e ainda sobrou gasolina paulista, o que deve baixar mais ainda o custo/Km.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

O motor do Corsa trabalha com altas temperaturas e deveria usar óleo sintético desde começo, desde 1993. Entretanto o custo desse óleo naquele tempo ainda era alto. Hoje é possível usar o óleo sintético que o motor merece.
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Mensagem por Manfio »

Adrianno Sakamoto escreveu:O motor do Corsa trabalha com altas temperaturas e deveria usar óleo sintético desde começo, desde 1993. Entretanto o custo desse óleo naquele tempo ainda era alto. Hoje é possível usar o óleo sintético que o motor merece.
Adrianno tive medindo as folgas dos moentes e munhões e um virabrequim mais atual como do Celta tem maior folga comparado ao do corsa do ano 94. Pelo menos com base nisso conclui-se que realmente um óleo ideal pro Celta possar ser usado no motor do Corsa 94. A questão fica em saber as medidas do comando e do tuchos para garantir que não haverá perda de pressão nesses locais.

Na dúvida ficaria num 10w40 depois de retificado.
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Adrianno Sakamoto
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Manfio escreveu:
Adrianno Sakamoto escreveu: Na dúvida ficaria num 10w40 depois de retificado.
O meu Classic está para completar 90.000 kms e está usando Ac Delco 5W30 SN sintético gastando um filete do nível de óleo a cada 5.000 kms. E o motor é o mesmo do Celta.

Depois da retífica é claro que irei adotar 5W30 sintético pro Wind, pois os pistões, anéis, bronzinas estarão novos, as camisas estarão brunidas, válvulas com retentores novos, assentamentos limpos e quando dar a partida a frio a viscosidade 5W irá garantir uma lubrificação mais rápida que o 10W lembrando que o maior desgaste ocorre quando o motor está frio. Depois dos primeiros 1.000 kms de uso irei ver se houve queima, caso não continuarei o uso.
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Mensagem por Manfio »

Adrianno Sakamoto escreveu:
Manfio escreveu:
Adrianno Sakamoto escreveu: Na dúvida ficaria num 10w40 depois de retificado.
O meu Classic está para completar 90.000 kms e está usando Ac Delco 5W30 SN sintético gastando um filete do nível de óleo a cada 5.000 kms. E o motor é o mesmo do Celta.

Depois da retífica é claro que irei adotar 5W30 sintético pro Wind, pois os pistões, anéis, bronzinas estarão novos, as camisas estarão brunidas, válvulas com retentores novos, assentamentos limpos e quando dar a partida a frio a viscosidade 5W irá garantir uma lubrificação mais rápida que o 10W lembrando que o maior desgaste ocorre quando o motor está frio. Depois dos primeiros 1.000 kms de uso irei ver se houve queima, caso não continuarei o uso.
Até concordo que use o 5W mas a viscosidade 30 acho muita coragem sua de usar. Aqui no RS no verão o motor chega a fritar. Quem sabe um 5w40 para garanti um bom filme depois de aquecido. Me recordo das motos Honda que quebraram depois de sair do 20w50 pro 10w30 após recomendação da própria montadora.
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Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Manfio escreveu:
Adrianno Sakamoto escreveu: Até concordo que use o 5W mas a viscosidade 30 acho muita coragem sua de usar. Aqui no RS no verão o motor chega a fritar. Quem sabe um 5w40 para garanti um bom filme depois de aquecido. Me recordo das motos Honda que quebraram depois de sair do 20w50 pro 10w30 após recomendação da própria montadora.
Obrigado pela "coragem", mas não precisa concordar com o que eu faço. Só irei usar o 5w30 quando o motor estiver completamente retificado com tudo limpo, peças novas e algumas dessas atualizadas do VHC.

Você quer comparar com motor de moto que gira bem mais? Sem chance. Fora que os óleos seguem a especificação da JASO.
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