[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
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cas
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Mensagem por cas »

E ainda tem aquele tipo pior, que tira a vareta vê o nível e passa o dedo e mede a viscosidade do óleo...


Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS

Bange
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Mensagem por Bange »

kkkk...cada caso é um caso...o meu é gasolina/gás.

Mas eu sigo o manual, troco alternadamente com o óleo...mas se sair muito escuro, quebro a regra e troco...



JoaPlo
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Mensagem por JoaPlo »

Oi meus amigos, boa noite.
Sou especialista em ressuscitar tópicos kkkkkkkkk
Mas, dono de carro de primeira viagem da nisso...

Então pessoal, meu carro ta vencendo os 5000km e ta chegando a troca de óleo (A primeira troca que faço no meu Classic).
O antigo dono utilizou o Lubrax 20w50 SJ Mineral na ultima troca.
Estou pensando em utilizar o Lubrax Tecno 15w40 SM Semi-Sintético e trocar o filtro também.
Gostaria de saber se posso utilizar esse 15w40 na troca sem medo ou melhor usar outro (5w40, 10w40, etc...) ??
*Obs.: Meu carro é um Classic Spirit 2006 1.0 VHC e tá batendo tucho :(
Com a troca de óleo agora resolveria/ajudaria a melhorar esse tec-tec-tec???



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L U C I A N O
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Mensagem por L U C I A N O »

JoaPlo,

Como você sabe que é batida de tucho?

Existe um defeito (crônico) na maioria dos VHC antigos que é a batida de saia de pistão.

Um exemplo desse barulho no motor GSI 16V - https://www.youtube.com/watch?v=X-OXGJ4r6Mk

Sobre o óleo lubrificante, é bom você usar o que está recomendado no manual, não tenho o manual do 2006 aqui, mas a maioria dos VHC usa o óleo na viscosidade 5W30.

Esse óleo 20W50 é grosso pra caramba! Parece mel. No Classic 2008 que eu tive os "espertos" da concessionária colocaram uma vez erroneamente esse óleo 20W50.

O carro ficou horrível. Motor com mais barulho do que o normal e consumo de combustível elevado. Nem uma semana esse óleo durou no motor! Voltei para o 5W30 "correndo".


Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (bom, porém sedã compacto popular não mais).

JoaPlo
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Mensagem por JoaPlo »

L U C I A N O

Então amigo, acho que é saia de pistão mesmo kkkkkkk
Meu carro também esta horrível, fazendo muito barulho e bebendo pra caramba :(
Um mecânico amigo me disse que o Lubrax Tecno 15w40 SM Semi-Sintético poderia resolver meus problemas.
Alguem ai já usou esse óleo 15w40 no Classic e comprovou sua eficiência? Pois o 5w30 está caro e vou usar se compensar o custo-beneficio.



SemControle
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Mensagem por SemControle »

vc tem q olhar o manual, se tiver q pode usar 15W40 blz pode usar, o problema do pessoal usando oleo mais grosso nesses carros é dificuldade na partida, vc tapeia um problema e cria um novo


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Túlio-RJ
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Mensagem por Túlio-RJ »

E aí rapaziada!!!

Acabei de trocar o óleo da viatura.
Estava certo de colocar o AC DELCO 5W30 SEMISINTÉTICO mesmo.
Valor: 23,80

Mas, chegando na loja olhei para um Lubrax Valora 100% sintético API-SN
Valor: 20,00

peguei esse carro usado em um CC da Ford e como na troca de óleo, filtros e etc desse carro foi colocado um óleo "original" da Ford, acho que o nome é Motorcraft, sendo 100% sintético e tb 5W30, preferi manter o 100% sintético.

Além de ser mais barato, a classificação é mais atual pois a do Acdelco é SM e esse é SN

Sei que comprar um 100% sintético para minhas condições de uso, pode até parecer jogar dinheiro fora.
uso o carro SOMENTE no fim de semana, quando ando durante a semana, é para ir no mercado (1 vez por mês)
Ou seja, o carro é usado em condições severas....

mas, entre um semisintético, com classificação mais "antiga" e mais caro, e um mais "atual", mais barato e 100% sintético, acho que vale a pena né?!

Já ví aqui no tópico umas pessoas utilizando esse óleo.
E aí, fiz um bom negócio???

abs!!!
:wink:



SemControle
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Mensagem por SemControle »

veja q consegue um oleo melhor mais em conta, aproveita, pq mesmo q fosse o outro q queria, as condicoes de uso seriam as mesmas, a troca seria com o mesmo tempo e ainda pagaria mais caro o litro


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