[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Fabio Marcondes
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 02:56:20 PM
Localização: Capão Bonito - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC ADVANTAGE 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

[INFO] - Moor com 266200KM

Mensagem por Fabio Marcondes »

Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fabio Marcondes escreveu: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 03:03:21 PM Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293
aquele q o fabricante recomenda no manual, desde 0km.....
não é KM q determina o óleo ou graxa q vai usar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Levantar o tópico com uma informação e dúvida. Quando comprei o Prisma 09 1.4 com 174kkm ele veio bebendo 20w50 mineral. Assim que comecei a estudar a parte de lubrificação, em específico do Econo.Flex vermelho 1.4, fiquei louco como alguém pode na atualidade meter um óleo de viscosidade pesada, mineral e sem um pacote decente de aditivos. Na primeira troca já mandei bala no 5w30 sintético SN e agora com 185kkm apresenta excelente saúde, lisinho tanto em alta quanto em baixa, não queima nem vaza, aliás é algo que ainda acho estranho porque não baixa uma gota sequer, sendo que um consumo mínimo de óleo é dentro da normalidade. Já fui em 5 mecânicos da minha região, os caras andaram, avaliaram e só escutei elogios quanto ao estado desse motor, já procurando saber se teria que fazer alguma retífica ou troca de componente interno, não tem nada. Troco com 6 meses ou 5kkm, o que vencer primeiro.

Prova que o mal falado "motor de monza" pode não ter um bom rendimento de combustível, mas é resistente e aguenta até mesmo certas negligências de proprietários relaxados sem quebrar. Tem motor Ford e VW que é MUITO sensível nessa questão de lubrificação, dono relaxado rapidão já tá endividado com retífica quando não cuida.

Agora a dúvida sobre o Corsa C 1.4 de um amigo.. Seria prudente rodar com 3L de óleo (trocando o filtro de óleo)? Com 3L a vareta já fica no máximo, mas tenho certo receio de mesmo no máximo rodar fora dos 3,5L que recomenda a fábrica no manual, as vezes pode ficar com um pouco menos de pressão no óleo e acarretar alguma deficiência na lubrificação, aparecer o tec-tec, etc. Qual a opinião dos senhores?
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:22:19 AM Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.
Esquisito, já conversei com outros donos e até mesmo aqui no fórum eles dizem que os motores GM de tamanho 1.0/1.4 dos Corsas, Celtas, Merivas, Prismas sempre ficam com a vareta no máximo já com 3L, inclusive quebrando a cabeça nessa questão desmontaram o cárter na suspeita de borra e estava limpo. Por isso a dúvida sobre a pressão do óleo na lubrificação..
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:29:25 AM Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.
Entendi, penso que seria interessante instalar um marcador de pressão do óleo no painel, só pra monitorar isso ao longo do tempo com números.
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu: Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 01:24:17 PM Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.
Na realidade cabe mais, já vi Corsas bebendo 4L porque o dono não quis guardar o meio litro. Apesar que o tema não é sobre caber menos ou mais, mas que na prática com 3L de óleo a vareta já acusa que está no nível máximo, o que dá a entender que é o suficiente. Aí você pega o manual e a fábrica instrui que seja 3,5L, ou seja, 500ML além do limite máximo observado na vareta..
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”