Gostaria de deixar um pouco de literatura técnica aqui aos amigos,
A relação entre admissão de poeira/sujeira no motor e danos aos cilindros, pistões e anéis é bem conhecida.
Segundo os autores do estudo "A Study in Sand", http://www.pceo.com/StudyinSandArticle.pdf,
De acordo com o estudo "The Break-in Stage of Cylinder-Ring wear: A correlation Between Fired Engines and a Laboratory Simulator". https://deepblue.lib.umich.edu/bitstrea ... 000180.pdf,Testes com a presença de poeira mostraram maior polimento (do brunimento)
Em "Failure analysis guidebook" https://www1.gardnerinc.com/dealers/koh ... debook.pdf,Entretanto, poeira advinda do ar admitido ou poeira no óleo lubrificante provavelmente causam o maior desgaste abrasivo"
Danos na saia do pistãoDanos por contaminantes entrando em um motor podem ocorrer durante um longo período de tempo com muito pouco vazamento (de óleo), ou pode ser muito rápildo, se uma quantidade significativa de sujeira está entrando. Este dano (ver foto) ocorreu em apenas 15 horas rodando, depois de ingerir por volta de 1/4 de colher de chá de poeira por hora
No livro "Critical component wear in heavy duty engines", http://samples.sainsburysebooks.co.uk/9 ... 411606.pdf,
Poeira vinda do ar (quartzo) é muito abrasiva e a causa mais comum de alto desgaste das partes críticas em motores. Estudos tem mostrado que a vida do motor é em função da limpeza do ar admitido (Sherburn, 1969) Concentrações e tamanhos das partículas de poeira admitidos no motor determinam o desgaste de um motor. O desgaste de um motor é produzido por partículas variando de 1-40 nanômetros e as partículas mais prejudiciais estão na faixa de 1-20 nanômetros (Needleman and Madhavan, 1988; Treuhaf, 1993). Mesmo em pequenas quantidades, isso pode aumentar significativamente o desgaste dos anéis dos pistões e das paredes dos cilindros. Usando filtros de óleo e de ar de alta eficiência, o desgaste do motor pode ser significativamente reduzido (Jones and Eleftherakis, 1995). Uma parte da poeira ingerida por um motor eventualmente acaba no óleo. A sílica no óleo deve ser menor do que 25ppm para limitar seu efeito danoso. Um novo filtro de ar em motores modernos tem uma eficiência de 99.8% e depois de 20.000 km, ele atinge 99.5% de eficiência. Em outras palavras, a taxa de desgaste do motor aumenta quatro vezes, em algum momento depois do novo filtro de ar ser trocado