Não usem filtro esportivo

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gtmski
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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagem por gtmski »

Estava com uma curiosidade.. como serão os filtros de ar de fábrica dos super esportivos?

Bem,
Lamborguini Gallardo:
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Ferrari Testarossa:
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Ferrari 458 Italia:
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McLaren Mp4-12c
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Fiat 147
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O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

gtmski escreveu:
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel

-Errado, eles possuem motores que excluem quaisquer necessidades de "aumento" de potência / fetixização de ronco através de aparatos tão sofisticados e altamente e tecnológicos tais como... ......filtros lubrificados milagrosamente ungidos pelo deus turbo alado...
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Mensagem por gtmski »

Bange escreveu:O Filtro de papel é uma comodidade hj em dia...lembro dos velhos motores da VW (Variant, TL, Brasília), que tinham filtros com óleo...
A recomendação de troca de óleo do filtro era diária né, em caso de poeira, ou a cada 1250km
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Mensagem por gtmski »

Denrrou escreveu:
gtmski escreveu:
O que todos esses superesportivos tem em comum? Filtros de papel

-Errado, eles possuem motores que excluem quaisquer necessidades de "aumento" de potência / fetixização de ronco através de aparatos tão sofisticados e altamente e tecnológicos tais como... ......filtros lubrificados milagrosamente ungidos pelo deus turbo alado...
kkk
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Mensagem por SemControle »

usei xing ling no corsa por pelo menos uns 100K kms e nunca deu nada.....
pelo menos essa gominha em bico não tem culpa do filtro
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Mensagem por gtmski »

Fala SemControle! Quanta honra sua ilustre presença aqui no meu tópico! E aquele volkswagen, conseguiu fundir o motor já? rsrs . Então, voltando ao assunto; pode ser, o carro bebe cana fermentada. Mas eu acredito que o filtro tem culpa... porque o ar sujo passa pelo alojamento dos bicos injetores no coletor de admissão. As válvulas de admissão, o coletor e o alojamento dos bicos estavam com uma sujeira densa e negra. Imagino que a gosma que se formou foi uma soma de poeira entrando + o pouco de óleo que entra no coletor de admissão pela ventilação positiva do cárter e/ou o óleo de proteção do filtro K&N; há relatos do óleo que protege o K&N sujando o sensor MAP de alguns veículos, principalmente naqueles onde o map fica depois da borboleta.
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Mensagem por gtmski »

Um pouco mais sobre a poeira atmosférica.

Sabendo que as partículas atmosféricas com tamanho inferior a 40 micrômetros (sim, houve um erro de tradução anteriormente, onde disse 40 nanômetros) são as mais prejudiciais à saude do motor, afinal, quais são elas?


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Das partículas dentre 0-200 micrômetros, a tabela nos diz que 91% da distribuição em peso delas se concentram entre 0 a 40 micrômetros (as mais danosas ao motor) em condições de asfalto e 61% em condições de estradas de terra.
A poeira contaminante tem tamanho 0.1 e 100 micrômetros

O olho humano, sem auxílio de lentes ou microscópio de elétrons, consegue enxergar partículas de até 10~40 micrômetros; é a poeira que fica nos móveis. Poeira menor que 15 micrômetros tende a ficar suspensa no ar e gradualmente gruda nas superfícies que entra em contato. O formato das partículas atmosféricas varia em formato, podendo ser esféricas, agregada em cadeias de poeira, formato estrelado, formato de agulha, etc.

Filtros de ar em banho de óleo, como os citados pelo amigo Bange, tem eficiência de 98-99% em partículas maiores do que 5 micrômetros. O filtro comum de celulose tem eficiência similar.

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E por que as partículas mais danosas são as menores do que 40 micrômetros? Porque as superfícies sensíveis ao desgaste por abrasão no motor têm folgas entre 2-40 micrômetros. Contaminantes nesta faixa de tamanho tem maior chance de se interporem entre as superfícies e o filme de óleo, gerando abrasão, e porque elas são tão pequenas é difícil removê-las do fluxo de óleo. No estudo de 1998; "Correlating Lube Oil Filtration Efficiencies With Engine Wear" da Sociedade de Engenheiros Automotivos, o desgaste do motor foi reduzido em 70% pela troca de um filtro de óleo com alta eficiência de filtragem a partir de 40 micrômetros para um de 15 micrômetros.

Ocorre que, uma vez fazendo parte do fluxo de óleo do motor, os filtros de óleo comuns de celulose têm eficiência reduzida com partículas menores do que 40 micrômetros e o desgaste é acentuado:

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Fica então exposto que os filtros de ar com maior eficiência de filtragem das partículas danosas ao motor são os feitos com nanofibras e os filtros de óleo, com microfibras de vidro. Mas a pergunta de meio milhão de reais: "tem para o corsa?" R: Não. Kkk
SemControle
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Mensagem por SemControle »

não funde não, tem q ser muito cupim....o gorfi é um tanque de guerra, muito difícil dar problema, qnd da é $$$$
mas eu não uso o carro, a bateria dele faz aniversario em 04-12, aniversario de 5 anos no carro, fora o tempo no revendedor....

eu acredito numa combinação de muitos fatores pra todo seu problema, e não condeno o filtrinho....tudo q te aconteceu, pode acontecer aleatoriamente a qq motor inteiramente original tmb....
num turbo esse problema seria muito mais rápido (ia moer qq coisa na turbina e ainda mandar seus restos e material metálico tirado da turbina pra dentro do motor), e se parar e pensar nas turbinas q tem a cara pro vento sem nem filtro, tem q ser na coragem, mas muitos tem sorte e duram bem....mesmo usando filtro, e até original, as turbinas tem seus desgastes e esse material desprendido vai pra dentro do motor...qq das opções já criaria sulcos mesmo.....
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Mensagem por Bange »

Inegavelmente, quanto maior a captura de poeiras de pequenas dimensões, menor o efeito nocivo ao motor...mas de quanto tempo estamos falando para vir a ocorrer um problema? 1 ano, 10 anos, 30 anos?...e a kilometragem? 100K, 200K, 300K?

Um carro que dure 30 anos, mas com baixa kilometragem, só de colecionador...um carro que dure 5 anos, mas com 300K...é taxi, e já tá mais que na hora de uma retifica...se já não fez...

O fato é que filtros mecânicos criam resistência a passagem do ar e para compensar isto é que são construídos de forma ondulada e compacta...se apertar mais, vai ter que dobrar a área para manter a mesma capacidade volumétrica necessária para o motor...

Um motor 1.0, consome 1l de ar a cada 2RPM...a 1000RPM...500l, a 3000RPM, 1500 litros de ar, por minuto! Isso sem filtro...se colocar um filtro, esse volume cai e consequentemente a potência do motor...

Temos então um compromisso de filtrar o máximo de impurezas, obstruir ao mínimo a passagem de ar, não aumentar o conjunto significativamente e a um menor preço possível, o que a princípio é um antagonismo...deve haver então alguma regra, limite, acordo, ou simplesmente uma perda assumida de até X%.
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Mensagem por Bigtomas »

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... &start=790

Não creio que somente o filtro tenha sido o responsável pelo estrago no seu motor,conheco muita gente que usa a mais de 50 mil km e nunca teve problemas...
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