Não usem filtro esportivo

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gtmski
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Não usem filtro esportivo

Mensagem por gtmski »

Olá amigos.

Bom, relato minha infeliz experiência com um K&N Inbox. Usei ele por 40 mil KM, limpando e reaplicando óleo com o Kit de limpeza K&N original a cada 10 mil KM. Depois de uns 20 mil km, o carro começou a fumar em alta rotação, somente depois de 5 mil RPM. Pena que não tirei fotos do estrago, mas relato: Coletor de admissão muito sujo, Bicos injetores com gosma de sujeira, Duto de admissão do cabeçote e válvulas de admissão cheias de gosma, cabeça dos cilindros e das válvulas cobertas por carbonização (pela passagem de óleo no cilindro) e perca total do brunimento dos cilindros por abrasão. O cilindro se encontrava espelhado, motivo pelo qual adentrava óleo na área de combustão. Lembrando que o K&N, segundo a empresa, é um filtro para toda a vida, bastando limpá-lo e reaplicar o óleo. Os lugares onde trafego são na maioria asfaltados, com ocasionais estradas de terra. O óleo do motor e o filtro de óleo eram trocados a cada 5 mil Km, não havia falsas entradas de ar no motor.
Obviamente que não tem milagre; se o filtro deixa passar mais ar, passa mais sujeira também. Vejam nas fotos seguintes como há também pequenas entradas de ar no K&N, a trama de algodão não é perfeita.

Filtro K&N Inbox corsa
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Tramas de algodão
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Pequenas entradas de ar marcadas em branco
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Bom, com relação à performance do filtro. Sim, deixou o carro mais esperto.. mas a um custo alto no médio prazo. Há vários relatos em fóruns estrangeiros sobre a perca do brunimento dos cilindros pela entrada de abrasivos no motor causada por filtros esportivos.
Em um site estrangeiro, testaram 9 filtros de ar, incluindo o K&N, segue o link do estudo:
http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html
Basicamente, a eficiência de filtragem do K&N medido foi de 96,8% contra 99,93% do ACDelco
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E, durante o teste, a quantidade de sujeira que passou nos filtros. K&N: 7 gramas, ACDelco: 0,4 gramas
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Bom, como curiosidade, comparo nas imagens a seguir o K&N vs dois filtros "normais" do corsa; um Mann e um Bosch:
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Acabamento superior do Bosch em relação ao Mann:
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Mann à esquerda, Bosch à direita
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Reparem como o K&N inbox é menor do que o Bosch em altura:
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Mensagem por gtmski »

Fotos e relatos de problemas com o K&N em fórums internacionais:

Primeiro, um brunimento em perfeitas condições:
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Agora, os relatos e comentários:
http://forums.lr4x4.com/topic/17362-kn- ... ore-damage
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http://www.nastyz28.com/forum/showthread.php?t=283848
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http://forum.lro.com/viewtopic.php?f=18 ... 1&start=10
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From experience in dusty environments (I spent many years in a motor racing team on both circuits and rallies) we found the filterboxes of the rally cars frequently had dust on the 'clean' side when using K&Ns but rarely if using paper. If dust gets through it will wear your engine. No question.

As for a K&N being better than a blocked paper one, clean paper far out performs pretty much any other commonly used filter material. Manufacturers of filters will often manipulate figures and tests to suit their own product.
Independant testing is the only fair comparison.
http://www.automotiveforums.com/t484853 ... lter_.html
I have a 1984 Jeep with a 2.8 V6, bought new. A K&N filter went in at about 40,000 km (25 k miles) in 1989. The engine cylinder walls were badly worn after just 60,000 km (40,000 miles)
I rebuilt the engine and had to bore the cylinders out .080 inches to remove all the wear.
http://rec.autos.makers.honda.narkive.c ... s-on-these
K&N MIGHT get you one hp or so, but this will come at the cost of
greatly accelerated cylinder bore and ring wear. K&N filters allow quite
a lot more grit to enter the engine along with that extra air.

K&N filters also are susceptible to accidental over-oiling, which can
damage the mass-airflow sensor, a critical part of your emissions
control system.

K&N filters were originally designed for racing, not road use. In racing
you want every fraction of a hp you can wring out of your engine, and
you do not care if the engine is still running past the checkered flag.
Road-car users generally want the exact opposite of that.
http://www.corvetteforum.com/forums/c5- ... ngine.html
K&N filters DO NOT filter dirt from the intake air as effectively as the stock paper filter element. This dirt will get into the engine, accelerating cylinder bore wear. Is the added wear significant? I don't know, but its not worth 5HP more for me to find out.
http://www.dslreports.com/forum/r271528 ... Air-Filter
Particles passed by the air filter = cylinder bore wear.
Particles, regardless of size, can be abrasive.
Is it any co-incidence that the OE filter is best at filtering?
http://sandyblogs.com/techlink/?s=oil+f ... rch=Search
• Dirt intrusion – If the filtering system has been compromised, the engine will wear out very quickly. Grit may be found in the intake runners and the cylinder bores may appear to be lightly sand blasted. The crosshatch will be faint without sharpness.

The use of an aftermarket air filter can allow foreign debris (Fig. 5, #2) to bypass the air filter or the air filter housing outlet ducts and enter the combustion chamber. As result, there may be damage to the piston and cylinder wall. (Fig. 5, #1)
http://forums.fourtitude.com/showthread ... un-bearing
On my Autocross/Hillclimb Camaro I had a 14" open element air cleaner with a 14 x " K&N filter. Filter was always properly maintained and base and lid were sealed with K&N sealer grease.

I would always get an accumulation of very fine dust on the inside of the air filter on the drop base. On a scheduled " freshen " of the engine we noted some dirt contamination of the cylinder bore walls and rod/main bearings. This was contributed to the use of the K&N filter, which my engine builder was not particularly fond of. He builds a lot of industrial and agricultural " pumper " engines..and those run 24/7.

Bottom line. I switched to factory AC Delco paper filters for the street switched to the K&N for " Track Days " only. The problems totally disappeared. No more dust got past the air filter and the bores and bearings looked like new on the next tear down.
Não condeno completamente o uso de filtros esportivos, podem ser bons para trackdays e pistas, mas para a cidade podem ter um custo no médio-longo prazo. É uma troca, você tem mais potência, mas eventualmente no futuro vai ter entrado mais poeira nos cilindros. Com quanto tempo e qual dano vai causar? Vai depender de cada caso. Existem relatos de uso de filtros esportivos por um longo tempo e sem prejuízo.
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Mensagem por Uorrned »

gtmski escreveu:Olá amigos.

... Bicos injetores com gosma de sujeira...

Realmente filtros esportivos podem ser problemáticos, mas será que, no caso em questão, não está sendo atribuído a ele crimes não cometidos?

Será que a sujeira nos bicos foi algo influenciado pelo filtro? ...não vejo muita relação.

Ademais, carbonização e sujeira de goma em bicos e no próprio óleo, queimar óleo em alta rotação e etc são problemas que ocorrem normalmente em carros que nunca viram um filtro esportivo e que possuem causas distintas.

Acredito que no teu caso o filtro possa realmente ter feito algum mal, mas talvez não todo ele.
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Mensagem por gtmski »

Então, a sujeira nos bicos veio do coletor de admissão, o alojamento dos bicos sujou tanto que em volta deles se formou uma borra. O desempenho dos bicos estava normal, o carro andava bem.
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Mensagem por gtmski »

Agora está tudo limpinho no banho químico, mas os dutos do coletor de admissão estavam sujos e em volta do alojamento da foto e também perto do anel vedador do bico
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Mensagem por Uorrned »

Complicado, tem que ficar ligado mesmo...

Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?

Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.
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Mensagem por Uorrned »

Eu não uso filtro esportivo, e nem tenho a menor vontade também...

Mas tenho um amigo que toda vida vem usando exatamente deste filtro K&N desde zero km em uma BMW, até onde me lembro já estava perto de 200 k e nunca teve qualquer menor sinal de efeito colateral. Ele apenas lubrifica o filtro com um produto da própria empresa com umas esponjinhas lá e pronto. Mas ele também não usa o mesmo filtro, ele já trocou pelo menos uma vez que eu saiba.

Por isto acho que é bem relativo. E intrinsecamente o problema não seja o filtro em si... mas sim as peculiaridades de seu uso e etc...

Uma parada que se diz vitalicia sempre me será uma parada duvidosa, pois que no mundo da vida nada é para sempre, tudo é transitório.
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Mensagem por gtmski »

Sim, amigo.. como eu disse; há relatos de uso prolongado de filtros de ar esportivos sem danos ao motor. Você tem razão no seu ponto sobre as peculiaridades de uso. No meu caso, as ocasionais estradas de terra podem ter feito poeira ser admitida no motor. Entendo que a areia (quartzo) pode causar muitos danos ao motor, e ainda que rodando no asfalto, passo por ruas com restos de areia no chão, causado pelos caminhões de entrega das empresas de materiais de construção. Gostei da última frase, também penso assim.

Gostaria de deixar um pouco de literatura técnica aqui aos amigos,
A relação entre admissão de poeira/sujeira no motor e danos aos cilindros, pistões e anéis é bem conhecida.

Segundo os autores do estudo "A Study in Sand", http://www.pceo.com/StudyinSandArticle.pdf,
Testes com a presença de poeira mostraram maior polimento (do brunimento)
De acordo com o estudo "The Break-in Stage of Cylinder-Ring wear: A correlation Between Fired Engines and a Laboratory Simulator". https://deepblue.lib.umich.edu/bitstrea ... 000180.pdf,
Entretanto, poeira advinda do ar admitido ou poeira no óleo lubrificante provavelmente causam o maior desgaste abrasivo"
Em "Failure analysis guidebook" https://www1.gardnerinc.com/dealers/koh ... debook.pdf,
Danos por contaminantes entrando em um motor podem ocorrer durante um longo período de tempo com muito pouco vazamento (de óleo), ou pode ser muito rápildo, se uma quantidade significativa de sujeira está entrando. Este dano (ver foto) ocorreu em apenas 15 horas rodando, depois de ingerir por volta de 1/4 de colher de chá de poeira por hora
Danos na saia do pistão
Imagem

No livro "Critical component wear in heavy duty engines", http://samples.sainsburysebooks.co.uk/9 ... 411606.pdf,
Poeira vinda do ar (quartzo) é muito abrasiva e a causa mais comum de alto desgaste das partes críticas em motores. Estudos tem mostrado que a vida do motor é em função da limpeza do ar admitido (Sherburn, 1969) Concentrações e tamanhos das partículas de poeira admitidos no motor determinam o desgaste de um motor. O desgaste de um motor é produzido por partículas variando de 1-40 nanômetros e as partículas mais prejudiciais estão na faixa de 1-20 nanômetros (Needleman and Madhavan, 1988; Treuhaf, 1993). Mesmo em pequenas quantidades, isso pode aumentar significativamente o desgaste dos anéis dos pistões e das paredes dos cilindros. Usando filtros de óleo e de ar de alta eficiência, o desgaste do motor pode ser significativamente reduzido (Jones and Eleftherakis, 1995). Uma parte da poeira ingerida por um motor eventualmente acaba no óleo. A sílica no óleo deve ser menor do que 25ppm para limitar seu efeito danoso. Um novo filtro de ar em motores modernos tem uma eficiência de 99.8% e depois de 20.000 km, ele atinge 99.5% de eficiência. Em outras palavras, a taxa de desgaste do motor aumenta quatro vezes, em algum momento depois do novo filtro de ar ser trocado
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Mensagem por gtmski »

A própria K&N admite que seguindo o protocolo ISO 5011 para teste de filtros de ar, ela consegue entre 96% e 99% de eficiência na filtragem, (http://www.knfilters.com/efficiency_testing.htm) o que está de acordo com o teste publicado no primeiro post (96,8%).
A diferença entre 96,8% e 99,93% de eficiência na filtragem pode parecer pequena, mas resulta em uma diferença de 1650% (0,4 gramas vs 7 gramas)
E, segundo o penúltimo estudo citado, 1/4 de colher de chá de poeira por hora, durante 15 horas, já causa danos à saia do pistão.
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Mensagem por gtmski »

Denrrou escreveu:Complicado, tem que ficar ligado mesmo...

Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?

Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.
Então, rodei 40 mil KM com o filtro; ele começou a fumar de leve com 20 mil km; aos 40 mil Km a fumaceira pós 5000 rpm já era pronunciada. Poucos mil km antes de colocar o K&N, havia retirado o cabeçote para uma checagem de rotina e o brunimento estava perfeito e não fumava. Os retentores das válvulas eram novos.
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