Não usem filtro esportivo

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Não usem filtro esportivo

Mensagempor gtmski » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 12:53:47 PM

Olá amigos.

Bom, relato minha infeliz experiência com um K&N Inbox. Usei ele por 40 mil KM, limpando e reaplicando óleo com o Kit de limpeza K&N original a cada 10 mil KM. Depois de uns 20 mil km, o carro começou a fumar em alta rotação, somente depois de 5 mil RPM. Pena que não tirei fotos do estrago, mas relato: Coletor de admissão muito sujo, Bicos injetores com gosma de sujeira, Duto de admissão do cabeçote e válvulas de admissão cheias de gosma, cabeça dos cilindros e das válvulas cobertas por carbonização (pela passagem de óleo no cilindro) e perca total do brunimento dos cilindros por abrasão. O cilindro se encontrava espelhado, motivo pelo qual adentrava óleo na área de combustão. Lembrando que o K&N, segundo a empresa, é um filtro para toda a vida, bastando limpá-lo e reaplicar o óleo. Os lugares onde trafego são na maioria asfaltados, com ocasionais estradas de terra. O óleo do motor e o filtro de óleo eram trocados a cada 5 mil Km, não havia falsas entradas de ar no motor.
Obviamente que não tem milagre; se o filtro deixa passar mais ar, passa mais sujeira também. Vejam nas fotos seguintes como há também pequenas entradas de ar no K&N, a trama de algodão não é perfeita.

Filtro K&N Inbox corsa
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Tramas de algodão
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Pequenas entradas de ar marcadas em branco
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Bom, com relação à performance do filtro. Sim, deixou o carro mais esperto.. mas a um custo alto no médio prazo. Há vários relatos em fóruns estrangeiros sobre a perca do brunimento dos cilindros pela entrada de abrasivos no motor causada por filtros esportivos.
Em um site estrangeiro, testaram 9 filtros de ar, incluindo o K&N, segue o link do estudo:
http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html
Basicamente, a eficiência de filtragem do K&N medido foi de 96,8% contra 99,93% do ACDelco
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E, durante o teste, a quantidade de sujeira que passou nos filtros. K&N: 7 gramas, ACDelco: 0,4 gramas
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Bom, como curiosidade, comparo nas imagens a seguir o K&N vs dois filtros "normais" do corsa; um Mann e um Bosch:
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Acabamento superior do Bosch em relação ao Mann:
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Mann à esquerda, Bosch à direita
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Reparem como o K&N inbox é menor do que o Bosch em altura:
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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor gtmski » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 02:10:00 PM

Fotos e relatos de problemas com o K&N em fórums internacionais:

Primeiro, um brunimento em perfeitas condições:
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Agora, os relatos e comentários:
http://forums.lr4x4.com/topic/17362-kn-filter-bore-damage
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http://www.nastyz28.com/forum/showthread.php?t=283848
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http://forum.lro.com/viewtopic.php?f=18&t=30991&start=10
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From experience in dusty environments (I spent many years in a motor racing team on both circuits and rallies) we found the filterboxes of the rally cars frequently had dust on the 'clean' side when using K&Ns but rarely if using paper. If dust gets through it will wear your engine. No question.

As for a K&N being better than a blocked paper one, clean paper far out performs pretty much any other commonly used filter material. Manufacturers of filters will often manipulate figures and tests to suit their own product.
Independant testing is the only fair comparison.


http://www.automotiveforums.com/t484853-how_many_miles_with_your_k_amp_n_filter_.html
I have a 1984 Jeep with a 2.8 V6, bought new. A K&N filter went in at about 40,000 km (25 k miles) in 1989. The engine cylinder walls were badly worn after just 60,000 km (40,000 miles)
I rebuilt the engine and had to bore the cylinders out .080 inches to remove all the wear.


http://rec.autos.makers.honda.narkive.com/zUkDLwOO/k-n-air-filters-anyone-have-any-comments-on-these
K&N MIGHT get you one hp or so, but this will come at the cost of
greatly accelerated cylinder bore and ring wear. K&N filters allow quite
a lot more grit to enter the engine along with that extra air.

K&N filters also are susceptible to accidental over-oiling, which can
damage the mass-airflow sensor, a critical part of your emissions
control system.

K&N filters were originally designed for racing, not road use. In racing
you want every fraction of a hp you can wring out of your engine, and
you do not care if the engine is still running past the checkered flag.
Road-car users generally want the exact opposite of that.


http://www.corvetteforum.com/forums/c5-tech/284502-k-and-n-filter-dirty-engine.html
K&N filters DO NOT filter dirt from the intake air as effectively as the stock paper filter element. This dirt will get into the engine, accelerating cylinder bore wear. Is the added wear significant? I don't know, but its not worth 5HP more for me to find out.


http://www.dslreports.com/forum/r27152851-K-N-Air-Filter
Particles passed by the air filter = cylinder bore wear.
Particles, regardless of size, can be abrasive.
Is it any co-incidence that the OE filter is best at filtering?


http://sandyblogs.com/techlink/?s=oil+filter&search=Search
• Dirt intrusion – If the filtering system has been compromised, the engine will wear out very quickly. Grit may be found in the intake runners and the cylinder bores may appear to be lightly sand blasted. The crosshatch will be faint without sharpness.

The use of an aftermarket air filter can allow foreign debris (Fig. 5, #2) to bypass the air filter or the air filter housing outlet ducts and enter the combustion chamber. As result, there may be damage to the piston and cylinder wall. (Fig. 5, #1)


http://forums.fourtitude.com/showthread.php?5686629-Need-Opinions-Diagnosing-Cylinder-walls-after-rebuild-spun-bearing
On my Autocross/Hillclimb Camaro I had a 14" open element air cleaner with a 14 x " K&N filter. Filter was always properly maintained and base and lid were sealed with K&N sealer grease.

I would always get an accumulation of very fine dust on the inside of the air filter on the drop base. On a scheduled " freshen " of the engine we noted some dirt contamination of the cylinder bore walls and rod/main bearings. This was contributed to the use of the K&N filter, which my engine builder was not particularly fond of. He builds a lot of industrial and agricultural " pumper " engines..and those run 24/7.

Bottom line. I switched to factory AC Delco paper filters for the street switched to the K&N for " Track Days " only. The problems totally disappeared. No more dust got past the air filter and the bores and bearings looked like new on the next tear down.


Não condeno completamente o uso de filtros esportivos, podem ser bons para trackdays e pistas, mas para a cidade podem ter um custo no médio-longo prazo. É uma troca, você tem mais potência, mas eventualmente no futuro vai ter entrado mais poeira nos cilindros. Com quanto tempo e qual dano vai causar? Vai depender de cada caso. Existem relatos de uso de filtros esportivos por um longo tempo e sem prejuízo.


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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor Denrrou » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 04:39:24 PM

gtmski escreveu:Olá amigos.

... Bicos injetores com gosma de sujeira...



Realmente filtros esportivos podem ser problemáticos, mas será que, no caso em questão, não está sendo atribuído a ele crimes não cometidos?

Será que a sujeira nos bicos foi algo influenciado pelo filtro? ...não vejo muita relação.

Ademais, carbonização e sujeira de goma em bicos e no próprio óleo, queimar óleo em alta rotação e etc são problemas que ocorrem normalmente em carros que nunca viram um filtro esportivo e que possuem causas distintas.

Acredito que no teu caso o filtro possa realmente ter feito algum mal, mas talvez não todo ele.


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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor gtmski » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 04:53:42 PM

Então, a sujeira nos bicos veio do coletor de admissão, o alojamento dos bicos sujou tanto que em volta deles se formou uma borra. O desempenho dos bicos estava normal, o carro andava bem.


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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor gtmski » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 05:06:06 PM

Agora está tudo limpinho no banho químico, mas os dutos do coletor de admissão estavam sujos e em volta do alojamento da foto e também perto do anel vedador do bico
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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor Denrrou » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 05:28:30 PM

Complicado, tem que ficar ligado mesmo...

Você disse que rodou uns 40 k com o filtro, mas com qual quilometragem da máquina foi constatar tudo isto?

Uso de Etanol e formação de goma geralmente estão associados também.


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Re: Não usem filtro esportivo

Mensagempor Denrrou » Segunda-feira 19th 2016f Setembro 2016 05:38:43 PM

Eu não uso filtro esportivo, e nem tenho a menor vontade também...

Mas tenho um amigo que toda vida vem usando exatamente deste filtro K&N desde zero km em uma BMW, até onde me lembro já estava perto de 200 k e nunca teve qualquer menor sinal de efeito colateral. Ele apenas lubrifica o filtro com um produto da própria empresa com umas esponjinhas lá e pronto. Mas ele também não usa o mesmo filtro, ele já trocou pelo menos uma vez que eu saiba.

Por isto acho que é bem relativo. E intrinsecamente o problema não seja o filtro em si... mas sim as peculiaridades de seu uso e etc...

Uma parada que se diz vitalicia sempre me será uma parada duvidosa, pois que no mundo da vida nada é para sempre, tudo é transitório.




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