[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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anderson.web
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:22:19 AM
Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.
Esquisito, já conversei com outros donos e até mesmo aqui no fórum eles dizem que os motores GM de tamanho 1.0/1.4 dos Corsas, Celtas, Merivas, Prismas sempre ficam com a vareta no máximo já com 3L, inclusive quebrando a cabeça nessa questão desmontaram o cárter na suspeita de borra e estava limpo. Por isso a dúvida sobre a pressão do óleo na lubrificação..





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 10:29:25 AM
Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.
Entendi, penso que seria interessante instalar um marcador de pressão do óleo no painel, só pra monitorar isso ao longo do tempo com números.





Manfio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

Manfio escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 01:24:17 PM
Eu tenho um Corsa 1.0 94 e pega exatos 3.5 litros. Mas não sei quanto a outros anos e modelos.
Na realidade cabe mais, já vi Corsas bebendo 4L porque o dono não quis guardar o meio litro. Apesar que o tema não é sobre caber menos ou mais, mas que na prática com 3L de óleo a vareta já acusa que está no nível máximo, o que dá a entender que é o suficiente. Aí você pega o manual e a fábrica instrui que seja 3,5L, ou seja, 500ML além do limite máximo observado na vareta..





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle »

com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

É como foi dito. Tudo original ou no padrão do original é o que informa o manual. Tenho um cárter do corsa na caixa para quando for refazer o motor e é nítido ver que fica muito pouco lubrificante no fundo sem o bujão. Uma vez desmontei o cárter em casa depois de alguns meses que comprei o carro e tinha muita borra no fundo do motor e acontecia isso de sobrar uns 250 ml justamente por causa da borra que aderiu no fundo. No Etios 1.5 2014 sempre acaba sobrando uns 200 ml porque o bujão não fica localizado ao fundo, o que muda completamente o cenário.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu:
Terça-feira 14 2020f Janeiro 2020 08:41:46 PM
com tudo original e correto do carro era pra 3L bater na marcacao de baixo e os 3,5L bater na marcacao superior....
estando entre as duas marcas era pra estar tudo certo.....

caber cabe até 5, 6L, ai qnd detona o motor, esse motor q é ruim e nao presta, o chifrudo nao fala q colocou todo oleo do mundo q achou e ele mesmo causou o problema....
Exatamente, essa é letra fria do manual e eu queria que fosse assim na prática também, mas 3L já bate no máximo da vareta que é original de fábrica, motor nunca foi aberto, cárter original e limpo também..

Como é mais um dos temas sem muita especificação ou porque isso acontece, o lance é seguir os 3,5L conforme recomendação fabril muito embora 3L já fique no máximo.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle »

é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

Mais dados:
Motor 1.6 8V /97
Só uso óleo 20W50 SL - Havoline mineral
212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

SemControle escreveu:
Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 07:52:39 PM
é sinistro isso sim.....
meu corsa era categórico 3L marquinha de baixo, 3,5L marquina de cima, foi pego 0km, chegou a ser modificado, mas não alterou em nada isso.....
o golf tmb era parecido, com 4L dava um pouco acima do minimo, mas com os 4,5L batia em cima da risca maxima, mesmo com turbo ficou igual....

se da no máximo, rode, fique atento apenas, ja teve mais gente relatado isso no forum
Ele adicionou 500ML e a vareta que estava no máximo permaneceu lá como estava, só por desencargo. Havia trocado com filtro e colocou o motor pra beber 3L apenas porque como explicado já ficou no máximo com essa quantidade, mas vai saber.. agora está com 3,5L como manda a fábrica. Outro motor que bebe pouco óleo são os Fire, já vi rodando totalmente dentro da normalidade com menos de 3L





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

Bange escreveu:
Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 09:04:19 PM
Bom, meu manual fala o seguinte sobre óleo:
Capacidade
3,25 - sem troca do filtro
0,25 - capacidade do filtro
Logo, se eu trocar o óleo e o filtro, o volume total é de 3,5l
Isso bate direitinho, pois troco o filtro a cada duas trocas de óleo.
Quando troco o filtro, compro 4 litros e sobra 0,5l, que uso na troca seguinte, quando então compro apenas 3 litros.
Seja na troca do filtro ou não, no final das contas o nível fica certinho no MAX.
Um outro detalhe é que entre a marcação de MIN e MAX, a diferença fica entre 0,9 e 1,0l (pra ser preciso eu teria que esperar mais tempo para todo o óleo cair), isso eu verifiquei quando trocava óleo em casa... hoje só troco em casas de óleo, nunca em posto de combustível.

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212.000 km rodados (comigo desde 40.000km)
Não queima óleo
Não baixa nível
Não tem borras
Não bate tuchos, quando bate não passa de 1 min.
Tem um barulho que é saia ou pino de pistão... mas não passa de uns 2 min, depois silencia totalmente. (tô pra ver isso desde o ano passado)
Não caberia um óleo menos viscoso e de API mais atual? Claro, pensando que isso pode melhorar a lubrificação deixando ele mais liso.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Não mexo na viscosidade em hipótese alguma... meu motor tem as folgas da época e tem que ter a viscosidade do projeto... já aventei a possibilidade atualizar o pacote de aditivos com um sintético, mas pra que mexer em time que tá ganhando a 22 anos e com 212.000 vitórias?





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por SemControle »

óleo não se afina só pq o mercado cria óleos mais finos.....
um óleo de viscosidade diferente compromete a pressão e fio de óleo q lubrifica as pecas.....
isso não se altera assim....tem quem mude e jure q jamais vai ter problemas, a teoria não diz isso


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

O que reparei depois de montar o motor é que o inverno destrói o motor na partida a frio. Aqui o 15w40 demora 30s para a luz de óleo apagar em temperaturas de 2 a 10 graus. O comando FGP novo no lobe center começou a riscar muito pouco justamente no inverno, mas os tuchos não batem por serem novos. Com 20w50 o tempo da luz do óleo aumenta muito pouco na partida a frio, mas os tuchos descarregam sempre. A solução foi adotar o que não consta no manual do Corsa 94, ou seja, a viscosidade 10w40. Levando em conta que o Monza antigo usa 10w30, 15w40, 20w40 ou 20w50 e as folgas são relativamente idênticas ao Corsa F1 não vejo problema num 10w40. Até a folga axial na arruela de encosto e trava do comando são idênticas.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Como não tenho intrumentais de uma montadora e nem quero fazer testes com essa área, prefiro o feijão com arroz, se tiver barulho eu resolvo ele, mas nunca troco a viscosudade.
É até possível se ter um "sentimento" de melhora, mas sentimento e engenharia não combinam lá muito bem e como "casei" com o carro e não pretendo vendê-lo nos próximos 20 anos, prefiro não ter surpresas.
Nada contra quem pensa diferente... só não troco e nem indico a troca da viscosidade.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

30s pra luz do óleo apagar!!! O meu é imediato... nem quando viajo pro Sul isso muda...
Já avaliou a pressão da bomba ou a eficiência da cebolinha?





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Estão certos os parâmetros de pressão. Isso só ocorre com baixas temperaturas. No Etios que usa 5w30 a luz apaga na hora independente da temperatura ambiente. No Corsa em dias com temperatura amena também apaga na hora.





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Só vejo sentido em baixar a viscosidade quando há certeza absoluta que o motor não tem folgas que excedem os parâmetros recomendados.





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