[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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rodrigonazari
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Mensagem por rodrigonazari » Terça-feira 25 2015f Agosto 2015 12:03:02 PM

Ola amigos do fórum já sou membro há um tempo, mas ainda não postei nada até o momento.
Tenho um Corsa GLS 96/97 com 174.000 KM, peguei há pouco tempo e estou dando uma geral nele aos poucos.
Recentemente fiz a limpeza do tbi e dos bicos injetores eu mesmo vendo muito tutorial e videos na net e aqui no fórum.
Há 10 dias comprei a correia dentada e o tensor e através deste tutorial realizei a troca, aparentemente sem problemas, o ponto ficou ok não tive dificuldades na troca, porém neste domingo tirei a capa da correia para ver e notei que a borda externa da correia esta com um inicio de desgaste, há também poeira de borracha pela capa. Lendo a respeito vi que isso pode ser desalinhamento do conjunto ou correia com pouca tensão.
Hoje desmontei tudo, tirei as capas superior e inferior e montei sem as capas para analisar notei que a correia não esta centralizada no tensor e que em alta rotação ela vibra provavelmente é ai que encosta em algum ponto da capa gerando o desgaste da lateral externa.
Li que também existe um certo ajuste para deixar ela mais tensionada pela bomba d'água, mas sou sincero em dizer que estou sem rumo e preferi buscar ajuda aos colegas na esperança de alguma orientação para resolução deste problema.
Desde já agradeço a atenção e espero encontrar a solução com vocês.
Abrç



Fred Basilio
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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Fred Basilio » Quarta-feira 17 2016f Agosto 2016 11:59:54 AM

Boa tarde pessoal

para fazer a troca da correia dentada é necessario alguma ferramenta especial?



Fred Basilio
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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Fred Basilio » Quarta-feira 17 2016f Agosto 2016 12:01:07 PM

Fred Basilio escreveu:Boa tarde pessoal

para fazer a troca da correia dentada é necessario alguma ferramenta especial?



EricMoc
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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por EricMoc » Segunda-feira 15 2017f Maio 2017 10:01:27 AM

Bom dia pessoal, acabei de comprar um Corsa Hatch Maxx 1.0. Meu ferramental está um pouco desatualizado devido eu ter saído de um Monza. Tive essa impressão ao olhar no cofre e ver que quase todos os parafusos são torx. Sabado agora irei fazer uma revisão nele, pelo que li no topico irei precisar somente de um soquete torx 8? o restante é tudo sextavado? Vou trocar bomba dagua, VT, correias e tensores. Outra dúvida, aquele suporte que tem entre a correia, se eu desmontar ele, preciso apoiar o motor?



Bange
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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Segunda-feira 15 2017f Maio 2017 10:25:20 AM

Pra dentada acho que o suporte não atrapalha (ao menos no meu 1.6), só para a do aletrnador/bomba da DH/AC (poli-V), é que tem que deslocar o motor do suporte.



LMM1973
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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 » Sábado 09 2019f Fevereiro 2019 03:37:54 PM

Pessoal:
Quando fiz a troca da bomba d'água, correia sincronizadora (dentada) e seu rolamento esticador atentei para alguns detalhes que podem passar batidos para quem está fazendo este serviço pela primeira vez, principalmente para os adeptos do faça-você-mesmo.
O carro é um corsa classic, motor 1.6 8V com DH e AC, ano 2003. O tensionador da correia sincronizadora é aquele sem a lingueta para encaixe da chave allen (o oitavo passageiro) da figura 1. Com o tensionador já torqueado e a correia sincronizadora já instalada, ao tirar o pino da lingueta, o tensionador estica a correia. Então, é necessário instalar o parafuso que aperta a polia do virabrequim (aquela por onde passa a correia multi-v). Apenas o parafuso (sem a polia) e não é necessário torqueá-lo. Isso é necessário porque as duas voltas a serem dadas precisam ser feitas pelo parafuso na ponta do virabrequim e não pela engrenagem do comando de válvulas. Não é muito óbvio e muitos podem ficar tentados a encaixar uma chave de soquete lá no parafuso da engrenagem do comando e torcionar por ali, por ser mais confortável, acessível e prático. O problema é que fazendo assim, o trecho "A" (figura 2) da correia sincronizadora fica sem tensionamento e o trecho "B" e os demais trechos ficam tensionados (sempre lembrando que o sentido de giro é o sentido horário). Assim, ao fim de cada duas voltas no conjunto, o indicador do tensionador sempre estará em uma posição diferente, indicando incorretamente a tensão na correia. De todas as polias/engrenagens envolvidas pela correia sincronizadora, a que mais oferece resistência é exatamente a do virabrequim e este é o motivo pelo qual é nele que se deve atuar: ele é o motriz do conjunto.
Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta. Não gire bruscamente nem dê trancos nesses giros do virabrequim com a chave de soquete. Procure fazer de forma constante e suave. Foi só assim que consegui ajustar a correta tensão na correia sincronizadora nova.
Após atingido o tensionamento correto, aperta-se os três parafusos da bomba d'água e confere-se mais uma vez o tensionamento, dando duas voltas no conjunto. Estando ok, remove-se o parafuso na ponta do virabrequim e procede-se a remontagem do que foi retirado.

Imagem
figura 1: o tensionador

Imagem
Figura 2: esquema da correia sincronizadora.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Sábado 09 2019f Fevereiro 2019 06:31:12 PM

Amigo... tem algo errado, pois se vc trocar apenas a correia/tensionador, tendo ou não o encaixe pra chave allen, não há necessidade de se mexer na bomba.
Vc pode ter obtido sucesso, mas com um procedimento maior e mais complicado.
No caso da troca da bomba, o correto é antes de se tirar a velha, marcar sua posição com um risco (tanto na base da bomba como no bloco do motor), reproduzir o risco na mesma posição da bomba nova e montá-la alinhando ao risco do bloco.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 » Sábado 09 2019f Fevereiro 2019 11:38:44 PM

Amigo: eu mencionei na primeira linha da mensagem anterior que troquei a bomba d'água. Sobre a marcação no bloco eu nem experimentei, já que a recomendação do manual de serviço é fazer mesmo o ajuste girando a bomba d'água caso seja necessário. Tanto a bomba velha quanto o bloco do motor do carro não tinham nenhum risco de marcação anterior, o que significa que essa técnica também não foi usada por mecânicos anteriormente. Mas... quem sabe na próxima vez eu experimente, né? Se não der certo pelo menos vai servir como ponto de partida essa posição da bomba d'água antiga.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Domingo 10 2019f Fevereiro 2019 08:02:17 AM

Sim, eu reparei... mas o "errado" que eu disse vai desde a não observação de posicionamento original da bomba (que não necessariamente tem uma marca, por ser original ou a marcação foi feita com uma fita, lápis cera, giz... isso com o tempo sai e se perde), até a compra do tensor mais acertado (existem pelo menos 2 tipos...um com o sextavado e outro com 2 furos que são sincronizados, travados durante a colocação e destravados no final...).
Quando vc retirou a bomba e não observou uma marca de referência ou não fez a sua própria, as chances da colocação do tensor (tenha ele sextavado ou furos ou qq outro meio de ajuste), ficaram muuito limitadas... daí o seu girar da bomba compensou essa limitação... não é errado girar a bomba, mas só foi necessário devido a nova ter entrado em posição diferente da anterior.. e isto deu mais trabalho.
Não sei quantos tipos mais de tensores existem, mas com certeza o do sextavado é o melhor, não só para correia nova mas também para recolocação de uma usada dentro da quilometragem, por manutenção em outra coisa (tipo VT).
Eu só quero deixar claro que girar a bomba (quando se perde a referência anterior), é um recurso e não uma necessidade.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 » Domingo 10 2019f Fevereiro 2019 01:28:32 PM

O tensor comprado é o especificado para o carro no catálogo de peças. Logo, não considero ser "mais acertado" comprar o tensor com a lingueta com furo sextavado. Até porque não sei se a força da mola tensionadora dos dois tipos de tensionador é a mesma.
Sobre girar a bomba ser um recurso e não uma necessidade, eu respeito sua opinião. Eu apenas segui o procedimento do manual de serviço do carro, feito pela GMB. No texto, claramente é recomendada essa sequência de procedimentos, sem mencionar a cópia da posição da bomba d'água anterior. Subentendo assim que a montadora não vê este recurso. Talvez seja uma manha que os mecânicos brasileiros adquiriram com o tempo, à revelia do treinamento da montadora.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 » Domingo 10 2019f Fevereiro 2019 02:47:49 PM

Corroborando o que eu disse anteriormente. Procedimento para troca da correia dentada (sem a troca da bomba d'água, ou seja, se trocada também a bomba d'água, a posição da antiga seria copiada pela nova):
Imagem
Imagem
Ou seja, mesmo sem trocar a bomba, ainda assim, pode ser necessário rotacionar a bomba d'água para se obter o ajuste final no tensionamento.
Sobre o tensionador, a versão com lingueta PARECE ser para corsas 2006 em diante. Para o classic até 2005 parece ser esse mesmo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
cujo número gmb é 09202478 (as outras numerações de tensionadores dessa época acredito que foram suprimidas pela GMB e substituídas por essa). Talvez até funcione com o tensionador de lingueta, mas sem ter certeza de que a força da mola é a mesma, eu não vou arriscar sob pena de encurtar a vida útil da correia por tensionamento excessivo ou faltante. No catálogo de peças da SKF, o ÚNICO tensionador indicado para esta versão de carro que possuo é o VKM 15121 L cujo equivalente GMB é 90499401 que foi substituído pelo GMB 09202478, que são todos sem lingueta.



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Segunda-feira 11 2019f Fevereiro 2019 08:28:12 AM

ok... neste mesmo material orientativo existe uma nota importante que diz para "retirar o pino de retenção...para que a correia fique automaticamente tensionada"...vc reparou isso? Esse então é o segundo tipo de tensor que mencionei acima.
Mas como a bomba nova entrou sem a mesma referência de posição da velha, vc teve que fazer o ajuste girando-a.
Agora imagine que vc não iria trocar a bomba e ela já esteja no lugar a uns 2 anos...dificilmente vc conseguiria girá-la sem causar danos, pois ela gruda no bloco e muitas vezes só sai quebrada ou no mínimo seu O-ring de vedação fica ineficiente...vc mesmo deve lembrar da dificuldade ao retirar a sua velha.
Então, o procedimento da troca só da dentada não requer o giro da bomba, mas se a bomba também for trocada sem a mesma referência da antiga, em relação ao bloco, aí o procedimento que vc realizou está corretíssimo.
O procedimento de se manter a mesma posição de peças ou componentes numa desmontagem mecânica é fundamental e para isso usa-se ou a memória fotográfica (só quem desmontou vai lembrar) ou faz-se uma marca (qualquer um remonta).



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 » Segunda-feira 11 2019f Fevereiro 2019 05:56:40 PM

Bange:
Você quem não entendeu. "retirar o pino de retenção...para que a correia fique automaticamente tensionada". É exatamente o contrário do que você disse. O tipo de tensionador mencionado no material é o tipo que eu usei, sem a lingueta de furo sextavado.
Tensionador que usei e que usa pino de retenção e tem furos redondos para o pino de retenção:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

tensionador com lingueta e furo sextavado, que se aplica de 2006 em diante:
https://www.altese.com.br/93353848-altese-esticador/p

E sobre a bomba d'água, como está explicado no material, é narrado o procedimento de troca da correia dentada SEM a troca da bomba d'água. E mesmo assim, é mencionado o procedimento de girá-la para dar o ajuste de tensionamento final correto na correia. Ou seja: a bomba d'água, mesmo sem sua troca, pode ser necessário reposicioná-la. Logo, a técnica de fazer uma marca no bloco e outra na peça pode não funcionar.
Mas concordo com você em uma coisa: deve ser muito difícil girar uma bomba d'água dessas que já esteja no carro há algum tempo!



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Segunda-feira 11 2019f Fevereiro 2019 10:24:18 PM

Amigo, veja que o tópico é "Trocando a correia dentada do corsa 8V"
Trocar só a correia dentada não requer giro da bomba, pois a nova correia tem o mesmo tamanho e o tensionador a mesma pressão de mola, só o modo de ajuste é que varia (ou com chave sextavada ou pino trava), eu acho o do sextavado melhor, pois no meu carro já troquei 3 vezes a dentada (sem mexer na bomba), com os dois modos de ajuste (sextavado e pino trava)... o meu Corsa é 1997.
Como vc, além da dentada trocou também a bomba e não observou ou marcou a posição original da mesma, teve que fazer um procedimento adicional (corretíssimo) e escreveu (lá no início), dando a sugerir a todos que troquem a dentada com a bomba...
"...Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta...". O que só se faz necessário numa montagem inicial ou na perda da posição da velha.
E não sou apenas eu que digo isso (baseado em experiência própria)...basta ver os mecânicos mais conhecidos da internet (Diego Velocímetro, Dr. Carro, Dr Macete...), que trocam a dentada sem mexer na bomba.
Então, eu não posso deixar a comunidade Corsa Clube, ser levada a crer que, obrigatoriamente, na troca da dentada + bomba d'água, seja necessário o procedimento que vc descreveu, procedimento aliás correto, mas só se a referência da bomba antiga não for observada, o que foi o seu equívoco.
No manual de serviços está escrito o procedimento de giro da bomba, mas só se houver necessidade e esta necessidade só ocorre no caso da perda da referência da bomba antiga, pois no restante nada muda.
Daqui a uns 40.000Km, provavelmente vc só trocará novamente a dentada e não precisará mexer na bomba, mas se precisar ou quiser também trocar (ou antes, sei lá...), não esqueça de fazer a marca (o da fotografia mental é mais falho), vc não precisará fazer o procedimento do giro...



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Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por Bange » Terça-feira 12 2019f Fevereiro 2019 12:02:52 AM

... continuando...
Só por uma questão de lógica... qual seria a necessidade de por regulagem no tencionador, se fosse obrigatório a regulagem pela bomba?

Várias trocas de dentada, de vários modelos e anos

https://www.youtube.com/watch?v=ospDEzq_vUo
https://www.youtube.com/watch?v=lGaf2ceBOsY
https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0 <<< esse mostra um problema comum nas remontagens da roda fônica
https://www.youtube.com/watch?v=81dKmPpmwfQ
https://www.youtube.com/watch?v=kxgSMsJNksg

... nenhum deles menciona ajustes pelo giro da bomba...

Já quem troca a bomba...

https://www.youtube.com/watch?v=cAQH6oCRR9c
https://www.youtube.com/watch?v=rV7sPdxfKIk
https://www.youtube.com/watch?v=j5x0sIUYV0Q

Reparou que fizeram algum tipo de marcação na bomba velha?



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