[DICA] - Up grade no som

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Pessoal, um abraço a todos!!
Fazendo jus ao título do tópico, continuo no up grade do som,...
Dessa vez, o up grade deu uma verdadeira levantada no projeto, substituí o kit 2 vias da Audiophonic por outro kit da marca Hertz (ESK-165L.5) e encomendei colunas personalizadas para o Tweeter e o Mid range.
Fiz algumas alterações nas ligações, que foram as seguintes:
Anteriormente o módulo stereo tocava nos canais dianteiros o kit Audiophonic + Mid range configurando um 3 vias e os canais traseiros tocavam os mid bass da bravox no bagagito, e que trabalhavam bem atenuados para não atrapalhar o efeito do palco sonoro. (disperdício de potência).
Com o novo kit, liguei da seguinte forma, o tweeter e o mid range estão ligados nos canais dianteiros do módulo e no crossover do kit, utilizando corte HPF pelo módulo nos 300hz com 12db por oitava para o MidRange e nos 3Khz pelo croosover para o tweeter. Já os MidBass foram ligados nos canais traseiros do módulo com corte LPF pelo módulo em 320hz 12db por oitava e HPF pela HU em 50hz com 12 db por oitava, os Bravox foram ligados nos canais traseiros da HU e permanecem bem atenuados somente para dar ambiência as pessoas do banco traseiro. (dessa forma a potência do módulo foi otimizada para o kit na dianteira).

Gostaria de enviar vídeo de como ficou a qualidade do som, mas estou sem um recurso descente para gravação, e gravar com o celular fica muito ruim a qualidade, mas assim que puder enviarei.
Contudo, seguem fotos das colunas:

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço a todos!!!


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Fotos do projeto das colunas:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


marcus_inso
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 05 2015f Janeiro 2015 01:48:01 AM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por marcus_inso »

Cara, excelente tópico, vem me ajudando muito na "criatividade" em fazer o meu tbm... Se puder me tirar uma duvida, como passou o cabo, ou trocou ele no conector da porta dianteira para os mids? E tbm se puder me dar uma luz em como passar dois cabos (pos, neg) de 33mm, se é só procurando mesmo ou se tem um local que dê pra passar os dois mais facilmente...

Agradeço demais a atenção e acompanhando sua evoluçao...


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

marcus_inso, como vai?
Na pagina numero 1 deste topico, mostro por onde passei o cabo 21mm, ali tem uma borracha, que voce pode perfura-la passando os cabos, acredito que dera para passar os dois.
Quanto aos. Cabos speaker chegarem aos mid da porta eu optei em manter os originais dqeue vem do chicote, o correto seria substituir mas da um baita trabalho, também abordei esse assunto aqui no topico e ate me encorajei a substituir os originais por outros, pois vfurar nao tem onde o conector já está repleto de fios.
Um conhecido meio que mexeu bastante tempo com cabeamento disse que pelo meu projeto os cabos do chicote original eram suficientes por serem "bitolados", então eu embarquei nessa, levei os novos cabos até o chicote original e eles vão até o conector e do conector até o midbass.
abraços, fico contente de poder ajuda-lo!


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Abraço à todos!!
Prosseguindo com o meu agora hobby, aprendendo e estudando bastante sobre o assunto, me deparei com uma situação interessante na regulagem do som e venho aqui pedir ajuda aos colegas.
Após a confecção das colunas passei a equalizar novamente o sistema porque mudou muito a acústica e a cada dia procuro melhorias, não sei se estou tão exigente ou virou hobby mesmo, hehehe, mas vamos lá a situação é a seguinte: Até agora em todas as configurações que deixei, que foram várias, com cortes diversos, ajustes nas bandas de equalização, ganho etc, sempre ao mudar a fase do Subwoofer pelo aparelho HU, percebia que o grave vinha mais para à frente ou ficava mais para trás. Essa situação pelos estudos que fiz, através de leituras diversas, tinha o conhecimento que acontecia isso, mas ontem ao resolver mexer mais um pouco aconteceu o que nunca tinha acontecido nas regulagens que tinha feito, alterei os cortes HPF dos Midbass que estavam com corte nos 50hz pela HU. Na nova regulagem deixei full na HU e cortei pelo amplificador por volta dos 45/50hz, não consigo precisar se está mesmo nos 45/50hz porque o amplificador não tem escala, mas pelo arquivo de freqüências que passei pra testar é por volta disso, no entanto ao inverter a fase do subwoofer, o grave da caixa simplesmente desaparece e na outra fase o som ficou praticamente todo na frente.
Minha conclusão é que em uma das fases da caixa as freqüências estão se anulando com as do Midbass e na outra estão se complementando.
Agora a minha dúvida é se com esse novo ajuste atingi o que pode ser a regulagem correta ou deveria como antes, perceber as mudanças de fase do subwoofer, ou seja, percebendo ele mais na frente ou mais atrás,...
Sei que é difícil falar algo sem ouvir, mas tem muita gente experiente e com muito conhecimento aqui no fórum que possa ter tido uma experiência assim!
Abraços e obrigado!!


AuricelioSilva
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Segunda-feira 28 2013f Outubro 2013 09:51:47 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AuricelioSilva »

Espero que estejam bem e desejo um Natal repleto de alegria a todos.
Realizei mais uns "ups" no som do Corsão Azul Pósido, e quero compartilhar com vocês!
Primeiramente a HU foi substituída pela Pioneer AVH-X5780tv, muito versátil e com muitos recursos de interatividade, mas o que mais gostei são os recursos de audio, com crossover 3 vias, atenção não é 4 vias, ou seja, possui corte no subwoofer, no mid bass e no tweeter ele não corta entre mid range e mid bass.
As portas melhoraram a acústica, em virtude do tratamento com manta asfáltica na parte de dentro "folha da porta" e na parte de fora com manta DAT, além de feltro no forro da porta. As colunas foram retrabalhadas com um aumento de litragem dando mais performance para os mid range.
A ligação ficou da seguinte forma:
Módulo JBL GT5 a604:
- Canal Front para Mid Range e Tweeter, esses estão cortados pelo Crossover passivo do kit 2 vias em 3Khz com HPF 12db e LPF 6db. O Mid Range está cortado em HPF pela HU em 1,6khz com 6db.
- Canal Rear para Mid Bass, com corte HPF em 50hz 12db e LPF 1,6Khz com 6db ativo pela HU.
Módulo JBL 7001 Mono:
- Ligado em 2 ohms com corte LPF em 80hz. Nesse caso pode surgir a seguinte pergunta: Mas o Mid Bass está cortado em 50hz, por que o sub está indo até 80hz? Bom, fiz muitos testes e concluí que entre 63hz e 80hz a performance ficou melhor, pois como se trata de veículo sedan o corte de ambos em 50hz falta um pouco de grave, no entanto tem que se observar a inclinação do corte pois dependendo de como se corta há cancelamento de fase aí o som fica "quadrado".
A versatilidade da HU é fantástica, pode-se ajustar a intensidade dos falantes individualmente, e o mais interessante é o Alinhamento de Tempo, o famoso TA, onde se busca ajustar o Palco Sonoro.
O único senão desse aparelho em questão do áudio é a assinatura Pioneer, que se comparado a Alpine, Clarion, Kenwood fica um pouco atrás, mas a evolução é nítida. O que vale muito é custo benefício comparado com outros DVD dessas outras marcas.
Confesso que virou Hobby mesmo, mexer, ajustar equalizar é fascinante.
Fiz um video, dêem uma conferida:

https://www.youtube.com/watch?v=D8BSvdwGSOg



Imagem

Imagem

Abraço a todos,
Qualquer opinião é muito bem vinda, gosto de ouvir e debater a respeito.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”