projeto de som cosrsa 4 portas com mp3 player de bolso

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
clebercwb
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 22 2007f Julho 2007 02:22:02 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

projeto de som cosrsa 4 portas com mp3 player de bolso

Mensagem por clebercwb »

Coloquei no meu corsa um mp3 de 512 q tava la em casa e ficou legal o som em

meu som tem 2 sub jl de 10 um alpine 3555 e um par de 6X9 e toca legal

link do projeto

http://www.guiadohardware.net/comunidad ... er/308444/


============== Editado por Possamai: Acrescentado Mensagem do Link Passado ==============
MP3 Player no carro
1. Introdução
Resolvi fazer o presente tutorial para compartilhar com os colegas a minha sarisfação de ter colocado um som no carro sem precisar do CD-player, que fica exposto, chamando a atenção de malandros que, tendo qualquer oportunidade, levam mesmo. Entre eu e meus 2 filhos, já perdemos 5 aparelhos nos últimos 2 anos.

Com paciência e capricho dá pra instalar em casa mesmo; para os mais apressados, a mão-de-obra fica em torno de R$ 50,00. No meu caso, usei um Cowatts modelo Pop 600 RCA. Um amplificador simples, com saída de apenas 2 canais e baixa potência (480 w pmpo). Meu player é um Creative Muvo TX de 128 Mb.

Mas nem tudo são flores, tem um pequeno porém: como o visor dos players mp3 são pequenos - o aparelho todo em si -, é um tanto perigoso manipular o mesmo enquanto se dirige. As operações de mudar de música, controlar volume, etc, exige mais atenção do que os players normais. Se estiver sozinho no carro, é altamente recomendável deixar rolar como estiver...

2. Os ingredientes

1. O player...
Imagem

2. Um módulo de potência com entradas RCA
Imagem

3. Um interruptor liga/desliga (fácil de achar em qualquer loja de eletrônica)
Imagem

4. Um cabo Y - P2/RCA
Imagem

5. Fio polarizado, de preferência em 3 cores diferentes (facilita a localização dos canais)

6. Não preciso citar alto-falantes e um carro, né?

3. Modo de preparo...

Perdoem os que já tiverem bastante noção pelo excesso de didatismo, mas acredito que tem muita gente que tem conhecimento zero nesse tipo de instalação.

A intenção é deixar nada à mostra, como se não tivesse som no carro. Infelizmente, os alto-falantes traseiros são óbvios, né? Uma idéia é cobrir o tampão com um tecido igual ao do estofamento. Isso é melhor mandar fazer fora, num tapeceiro.

No meu caso instalei apenas 2 falantes nas portas dianteiras e os 2 traseiros laterais originais do Uno, ficando o tampão traseiro sem nada que chame a atenção. Vejam nessa foto como o painel ficou totalmente dissimulado.

Imagem

Nesta foto o segredo revelado. Como não fumo, usei o cinzeiro para instalar o pino P2 do cabo. (OBS: deixando ele aí, fica quase impossível manusear enquanto dirijo. Uso uma extensão de P2 para deixar o player no colo)
Imagem

Vejamos nas 2 fotos seguintes as conexões do painel de entrada e do de saída do módulo. Aqui na entrada do cabo Y não tem dificuldade: é só ligar os plugues com as cores indicadas. O vermelho é sempre vermelho, o branco pode ser preto em alguns modelos. Essa entrada é chamada de baixa (low input), porque o sinal vem de um aparelho que não tem amplificador potente, como no nosso caso. Um Cd-Player normal usaria a entrada de alta (high input).

Esse controle GAIN é simplesmente o controle de volume do módulo. Como ele vai ficar escondido, ajuste para +- 90% do total. É bom testar fazendo as ligações todas antes de fixar o módulo, para ver se não está dando distorções.

Imagem

Do outro lado, exige-se um pouco mais de atenção, mas não é nenhum bicho-de-7-cabeças. Observe-se o seguinte:

a) Os alto-falantes devem ser ligados sempre com um par de fio (+ e -). Não se deve usar um negativo comum para os dois canais, isso é muito importante.

b) O terra é feito separado dos terras dos alto-falantes. Liga-se um fio diretamente da bateria, assim como o +Bat, mais à frente.

c) Como já disse, o High Input não é utilizado

d) O RMT é utilizado em conjunto com o +Bat (positivo da bateria), sendo que um único fio sai desse terminal, vai em uma ponta do interruptor e ele mesmo é cortado, ligado à outra ponta do interruptor e vai ser ligado no terminal +Bat

e) Finalmente o positivo da bateria, que alimentará o módulo com energia. Nesse fio, entre o módulo e a bateria, deve-se colocar um fusível de 10A (amperes) - pode variar de acordo com a potência do módulo!. Também é fácil de encontrar a peça na mesma loja onde comprar o interruptor

Imagem

3. Observações finais

O interruptor ligado ao remoto (RMT) é necessário porque se não utilizá-lo, o módulo ficará ligado permanentemente, causando perda de carga da bateria. Esse é um detalhe meio chato no início do uso, porque a gente não deve esquecer nunca de desligar o interruptor, pra não ter que empurrar o carro pra dar partida... mas logo se acostuma. Nos CD-player normais existe uma saída para isso, daí não precisar de interruptor extra.

Eu usei um interruptor original como liga/desliga. Em carros mais antigos, se for difícil encontrar um original, usa´se qualquer modelo, como esse que ilustra esse artigo. E é bom procupar um local fácil de se acessar, ao mesmo tempo que deve ficar escondido.

Sobre o terminal +Bat: Corrigido (felizmente) pelo colega ffugita: O terminal BAT deverá ser ligado diretamente à bateria, com um fusível de 10A, para a segurança necessária, pois do contrário poderá causar danos graves no sistema elétrico, até mesmo provocar um incêndio! Assim como o terra. Veja a foto:
Imagem

Módulos mais potentes e sofisticados - Esse tutorial se refere a um equipamento simples, de 2 canais. Modelos mais sofisticados têm mais detalhes, mais terminais a serem ligados. Não os conheço e, se você não se achar capaz de montá-lo, é melhor fazer com um profissional.

Lembrado aqui no forum: energia do player: Estou usando pilhas no player. Procurei um pouco por um adaptador 12v/1,5, mas tive certa dificuldade de encontrar aqui em Brasília, daí que vou ver com mais calma depois. Atualizado: encontrei o adaptador (R$ 13,00), mas o meu player não tem entrada para alimentação externa, assim, ficarei usando pilhas mesmo.

É isso.

PS. Eu poderia ter simplesmente escaneado o manual, que tem um gráfico simplezinho com o esquema e tudo bem... mas a gente tem câmera digital pra isso mesmo, não é?

Créditos: csrocha, Retirado do Fórum Guia do Hardware.


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Tem um bom conjunto de audio, só que pra aproveitar melhor seria interessante colocar um player bom com equalizações e alta voltagem no rca..


possamai
:: Champ ::
Mensagens: 463
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:32:30 PM
Localização: Toledo - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por possamai »

pow manow..
Parabéns pela iniciativa.. Muito legal mesmo a idéia..
Bom que evita ladrões.. já que teóricamente não tem som.. ;)

Estarei movendo seu tópico para está seção Modelos, Projetos e Instalações de Som. para servir de inspiração e ânimo pra galera aqui do clube.

Também tomei a liberdade pra editar sua 1ª mensagem, colocando o processo que você fez, retirado do link ok? Caso não concorde, me comunique que editarei novamente deixando-a original. ;)

Abraços,
Possamai
Status: Temporiarm. sem carro

Tudo no Tópico: Fotos (Pg6) - Atualizado em 09/08/2007

Imagem


Takashi
:: Piquet ::
Mensagens: 304
Registrado em: Terça-feira 28 2006f Novembro 2006 12:54:16 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Takashi »

clebercwb escreveu: Mas nem tudo são flores, tem um pequeno porém: como o visor dos players mp3 são pequenos - o aparelho todo em si -, é um tanto perigoso manipular o mesmo enquanto se dirige. As operações de mudar de música, controlar volume, etc, exige mais atenção do que os players normais. Se estiver sozinho no carro, é altamente recomendável deixar rolar como estiver...
Concordo!!! Dei PT no meu primeiro corsinha justamente mudando de Musica no MP3 com essa msm adaptacao!
Corsa GLS 1.6 16v 1997 ==> morto :(
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 ==> Vendido :\
Corsa Hatch 1.8 8v 2003 ==> Vendido :\
Corsa Hatch 1.8 8v 2006 Flex ==> Vendido :\
Astra Hatch Advantage 2007 ==> Atual :D


Avatar do usuário
A Marcos
:: Piquet ::
Mensagens: 212
Registrado em: Quarta-feira 11 2006f Outubro 2006 10:51:30 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por A Marcos »

uia, maus um user do GdH aqui?
:lol:

Um amigo meu, ex adm de lá está montando coisa parecida.

AProveitando: viram um Corzus ja no esquema pra mp3?


Avatar do usuário
MarcaoJr
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 26 2007f Agosto 2007 02:41:29 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por MarcaoJr »

as fotos não abrem mais...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”