Meu novo projeto de som.

Área destinada à tutoriais e explicações de instalações, Fotos de projetos concluido, modelos prontos para cada tipo de corsa e avaliação de equipamentos.
Responder
Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
Agora soube que não cabe no conector. Desanimei, estou duvidando do projeto desse módulo.


Avatar do usuário
adilson
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Segunda-feira 10 2004f Maio 2004 02:08:25 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adilson »

Rei_Panda escreveu:Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
Agora soube que não cabe no conector. Desanimei, estou duvidando do projeto desse módulo.
Panda, tem que ver também que você está falando do consumo do módulo em pico, não? Então não é pra se preocupar com o cabo tanto assim pra precisar de um 2AWG.
Um Computador de Bordo *de verdade* - Site sendo refeito. Aguarde.
Lista: http://groups.yahoo.com/group/compucorsa/
O 2.0 tinha mixado mas a tentação está batendo novamente :)


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Está certo! Obrigado adilson, desculpe-me por ter utilizado seu tópico.


Avatar do usuário
adilson
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Segunda-feira 10 2004f Maio 2004 02:08:25 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adilson »

Rei_Panda escreveu:Está certo! Obrigado adilson, desculpe-me por ter utilizado seu tópico.
Sem problema, nós estamos discutindo som mesmo e informação útil nunca é demais 8)
Um Computador de Bordo *de verdade* - Site sendo refeito. Aguarde.
Lista: http://groups.yahoo.com/group/compucorsa/
O 2.0 tinha mixado mas a tentação está batendo novamente :)


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

olha... no meu som, to usando um modulo de 1100W pmpo
eu tinha um cabo provavelmente 33mm2 ou maior, pq nao cabe nem metade da bitola do cabo no contato do modulo... mas como eu detesto efeito joule, e o cabo tava sobrando, foi aquele mesmo :)

a corrente chega ateh o porta malas pelo cabo, de lah, to na duvida entre ligar a corrente diretamente no modulo e deixar 90% escapar fora do modulo ou se puxo dois cabos menores vindo da corrente....

possivel/provavelmente vou fazer uma seccao no encapamento do cabo de forma que o cabo fique num formato "U", a base do U eh desencapada e as pontas vao pro cabo de 33mm2

depois eu posto pra voces a gambi q tah ficando :P

de qquer forma, se voces querem q o carro aguente sem esquentar tanto o fio, sugiro voces fazerem o mesmo..... pela segunda lei de ohm, a resistividade dum cabo condutor cresce com a distancia do mesmo jeito que diminui com a seccao maior do cabo... entao um cabo de 1 metro com 10mm2 tem a mesma resistencia que um cabo de 3 mtros com 30mm2
portanto, na teoria, levar um cabo enorme da corrente da bateria ateh o porta malas eh vantajoso, mesmo que no final do cabo exista um "gargalo" prum cabo de menor bitola (contanto que o gargalo seja curto)

eu soh nao tenho certeza se isso tbem serve pra segurar o efeito joule... alguem saberia??


Avatar do usuário
adilson
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Segunda-feira 10 2004f Maio 2004 02:08:25 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adilson »

Lint escreveu:
eu soh nao tenho certeza se isso tbem serve pra segurar o efeito joule... alguem saberia??
Hmmm... boa pergunta. Como o efeito leva em consideração a potência total que é dissipada no comprimento total, acho que não vai haver problema exatamente naquele ponto.
Um Computador de Bordo *de verdade* - Site sendo refeito. Aguarde.
Lista: http://groups.yahoo.com/group/compucorsa/
O 2.0 tinha mixado mas a tentação está batendo novamente :)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

adilson escreveu:
Rei_Panda escreveu:Então, me falaram para usar esses cabos, fui direto na tabela, perda de tempo, não sabia qual a máxima corrente. Consegui o manual e voltei para a tabela, 21mm² não aguenta 80A, então fui no 2AWG (96A).
Agora soube que não cabe no conector. Desanimei, estou duvidando do projeto desse módulo.
Panda, tem que ver também que você está falando do consumo do módulo em pico, não? Então não é pra se preocupar com o cabo tanto assim pra precisar de um 2AWG.
eu uso esse de 28mm, mas é triste nao tem como trabalhar....
se fosse refazer hj partiria pra um de 13mm paralelo, e automotivo.....
ou se achar um de 21mm automotivo seria o negocio....
mas vou manter esse de 28mm pq vou estar colocando a MXR no porta mala....e partindo dessa bateria pros modulos....o 28mm vai cuidar de recarregar a MXR
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Lint, usar esse cabo de 33mm² com certeza reduzirá as perdas por efeito joule.
1º- Na conexão com a bateria perde-se menos pela maior secção.
2º- A queda de diferença de potencial é menor para cada metro de cabo de maior secção.
3º- Com menor queda da diferença de potencial terá menor corrente na conexão com o módulo e menor perda com aquecimento proveniente do efeito joule. Mas não use emendas, elas anulariam todo o ganho (ínfimo) até aqui. É melhor mesmo reduzir a secção na ponta (o mínimo possível) e conectá-la diretamente no amplicador.


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

Rei_Panda escreveu:Lint, usar esse cabo de 33mm² com certeza reduzirá as perdas por efeito joule.
1º- Na conexão com a bateria perde-se menos pela maior secção.
2º- A queda de diferença de potencial é menor para cada metro de cabo de maior secção.
3º- Com menor queda da diferença de potencial terá menor corrente na conexão com o módulo e menor perda com aquecimento proveniente do efeito joule. Mas não use emendas, elas anulariam todo o ganho (ínfimo) até aqui. É melhor mesmo reduzir a secção na ponta (o mínimo possível) e conectá-la diretamente no amplicador.
Panda, na bateria jah tem um gargalo inevitavel, que eh o fusivel... cai prum fio de bitola bem menor, mas esse fio, se queimar por efeito joule, tudo bem, afinal eh um dispositivo de seguranca feito pra queimar mesmo.... fora isso, o fusivel DEVE abrir o bico antes do fio...

a queda de DDP por causa do cabo eh minima, a temperatura eh mais afronta do que isso

no entanto, quanto menor a queda de DDP, MAIOR serah a corrente na conexao com o modulo (V/R = I) mas assim maior serah a potencia no modulo e consequentemente nos falantes, logo, menor a necessidade de volume.... embora eu duvide que a queda de DDP ocasione uma diferenca tao grande pra gente ficar discutindo isso :P

infelizmente o cabo do multimetro nao alcanca as duas extremidades do cabo da corrente pra medir a DDP entre o positivo da bateria e o positivo do modulo.... :(

reduzir a seccao vai dar um trabalho descomunal e possivelmente vai ficar mal fixado... to realmente com receios de fazer isso e passar numa lombada e soltar a corrente e bater num terra e dar curto
acho que vou fazer o U mesmo... o problema nao eh nem a bitola do cabo em U, que deve ser suficiente, eh o fato de ter uma emenda no cabo...


Avatar do usuário
Rei_Panda
:: Champ ::
Mensagens: 574
Registrado em: Segunda-feira 14 2004f Junho 2004 08:32:11 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rei_Panda »

Lint escreveu:no entanto, quanto menor a queda de DDP, MAIOR serah a corrente na conexao com o modulo (V/R = I) mas assim maior serah a potencia no modulo e consequentemente nos falantes, logo, menor a necessidade de volume.... embora eu duvide que a queda de DDP ocasione uma diferenca tao grande pra gente ficar discutindo isso :P
...
Opa! W=V.I, então para uma mesma potência, quanto maior a DDP, menor a corrente, menos corrente = menor perda por aquecimento. Então temos, para a mesma intensidade sonora, maior eficiência.
Esqueci o fusível, ainda tenho que escolher um lugar para ele.
Quanto ao receio do cabo escapar, amarra ele logo na entrada do módulo, faça um bom suporte de forma que, mesmo que a conexão afrouxe, ele não tenha para onde ir. Faço isso direto com máquinas auto-alimentadas por vibradores e, se mesmo assim um deles escapar, ora, para que serve aquele fusível lá?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Modelos, Projetos e Instalações de Som.”