[DÚVIDA] - Como melhorar um som comum?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

SemControle escreveu:...da forma q uso o som atualmente penso em vender o nitro de 1000 o banda e investir em algo assim com um subzinho de 10" e um kit 2vias, mesmo sendo modesto, caindo pro lado da qualidade.....
SemControle, esse kit 2 vias seria um par de falantes de 6" e 1 par de tweeters de 2" ambos para as portas?

Se entendi bem, você acabou optando por esse kit 2 vias e um sub em seu carro? somente? poderia me dizer mais a respeito? pois já pensei em vender meus 6x9" e investir em um subwoofer e ficar por isso mesmo...
SemControle escreveu:tem diferencas sim de modulos RCA e cabo paralelo.....
ai depende de player e tudo mais....
se vai pegar um sub de 150W ou de 5000W depende de qnt vai ter de potencia no stereo, basta ser algo proporcional....e lembrar q ao cortar as baixas frequencias nos falantes de dentro, a unica fonte de graves sera o sub, entao um nao pode ser violentamente mais potente q o outro, senao vc fica so na voz e agudos dentro do carro se nenhum grave, ou entao o grave fica encobrindo todas as outras frequencias.....

eu trabalhava com 980W no sub e 280W no stereo, achava super agradavel.....vamos dizer q a soma dos falantes dentro seria de 1/4 da potencia do sub, mas isso é questao de gosto e ainda tem ajustes a se fazer tanto na equalizacao como no controle do modulo mono tmb....
Então, meus falantes de 60W rms trabalhariam bem com um sub de 12" e 200W rms né?
No entanto, não utilizarei módulo nos falantes 6x9" ou das portas, logo eles continuarão falando somente 25W rms e um Sub de uns 100W rms bastaria? ::?

Ainda tenho essa questão, meus falantes sem módulo estão trabalhando a 25W rms mesmo? tem algum tópico que explique isso melhor? ou algum outro conteúdo fora do CC?

Aliás, SemControle, compensa eu investir em kit 2 vias mais potente (tem 1 kit 2 vias da Selenium de 80W rms) e ligá-lo em 1 módulo junto do Subwoofer? excluindo os 6x9" de meu set?

Hoje apareceu para mim 1 módulo de 300W rms da H-buster, usado mas em boas condições e 1 Sub de 8"~10" 'mascarado' + cabos, daqui a pouco vou ver quanto fica, se for barato...

Abraços!
...


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

Acho que para o seu caso até daria para colocar um módulo sem ser RCA, problema que você perde regulagens importantes de equalização, como ganho e frequencia.

Sub de 10 eu acho muito pouco, ainda mais trabalhando com potencia baixa. Pode ser que ele não de conta, por causa da pouca propagação dos graves. Acho que um sub de 12, de uns 250W a 300W ligados a um módulo mono de até uns 200W de pico de tranquilamente para se ouvir um som de qualidade e sem gastar muito.

Se tiver que comprar o kit 2 vias, o investimento será ainda maior. Afinal um módulo 3 canais é mais caro e você não irá aproveitar nada do que tem hoje.

Abraços,


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

RMN10,
Vc tambem pode usar um modulo só de 5 canais, pois como vc disse é para um sub só e para qualidade então não vai precisar de muitos Watts na saídas do modulo economizando assim bateria pq para usar dois modulos o consumo de bateria é alto e teria q trocar a sua ou adicionar outra auxiliar.
O modulo de 5 canais exitem modelos com ligação por fios que são mais baratos e os com RCA geralmente mais caros aí vai depender do que quer isso tambem no caso do subwoofer q tem várias marcas e preços. Gosto muito dos subs da Bravox existem modelos baratos na casa do 200rms por preço justo como é o caso do modelo Premium q tem um grave suave indicado para dar qualidade ao som.
Dá uma pesquisada na opções e vai postando aí p gente ver
Abrx


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

Eduardo Lirani escreveu:Acho que para o seu caso até daria para colocar um módulo sem ser RCA, problema que você perde regulagens importantes de equalização, como ganho e frequencia.

Sub de 10 eu acho muito pouco, ainda mais trabalhando com potencia baixa. Pode ser que ele não de conta, por causa da pouca propagação dos graves. Acho que um sub de 12, de uns 250W a 300W ligados a um módulo mono de até uns 200W de pico de tranquilamente para se ouvir um som de qualidade e sem gastar muito.

Se tiver que comprar o kit 2 vias, o investimento será ainda maior. Afinal um módulo 3 canais é mais caro e você não irá aproveitar nada do que tem hoje.

Abraços,
Eduardo, nesse caso de utilizar 1 subwoofer de 12" (200W~250W rms) mais 1 módulo mono de uns 200W rms e cortar os graves dos falantes comuns, seria a melhor alternativa em meu som não é mesmo?

Sendo o módulo RCA, posso controlar o volume para 'bater' com os falantes comuns... mas ainda fica a dúvida, meus falantes comuns vão até aonde sem módulo (e sem estourar)?
ou melhor, tirando os graves deles (por completo) poderia escutar em volumes mais altos sem risco de estourá-los?

afinal, altos eles são, mas pulam demais e distorcem o som (com grave) e sem grave ainda pulam um pouco (mas, equalizado no player e não em capacitores),
com o uso de capacitores (não sei ao certo qual tipo, mas aqueles que cortam total o grave) meus falantes não pulariam mais?

Obrigado pela ajuda, tenho aprendido muito aqui com a galera! :wink:
...


Avatar do usuário
RMN10
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 09:52:31 PM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RMN10 »

RogerMansur escreveu:RMN10,
Vc tambem pode usar um modulo só de 5 canais, pois como vc disse é para um sub só e para qualidade então não vai precisar de muitos Watts na saídas do modulo economizando assim bateria pq para usar dois modulos o consumo de bateria é alto e teria q trocar a sua ou adicionar outra auxiliar.
O modulo de 5 canais exitem modelos com ligação por fios que são mais baratos e os com RCA geralmente mais caros aí vai depender do que quer isso tambem no caso do subwoofer q tem várias marcas e preços. Gosto muito dos subs da Bravox existem modelos baratos na casa do 200rms por preço justo como é o caso do modelo Premium q tem um grave suave indicado para dar qualidade ao som.
Dá uma pesquisada na opções e vai postando aí p gente ver
Abrx
é RogerMansur, bateria é sempre um problema sério, aqui perto de casa tem uma loja de som automotivo, e sempre que alguém instala um som novo, depois vai embora literalmente 'empurrado' ::?

Curti esse Sub Premium da Bravox, 12", 200W rms e R$ 220,00 muito bonito!
meu 'personal sound' está de férias, mas quando ele voltar irei 'interrogá-lo', depois posto o orçamento...

Abraços!
...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu ainda nao fiz a troca, mas estou querendo, so tenho andado de vidro fechado e som baixo, ouvindo sem encher o saco de ninguem.....

possibilidades tem varias, ja tem sugestoes de monte ai

seus falantes estao tocando o q seu player manda, se estiver com a impedancia casada certinho
player geralmente vao de 25 até uns 60W +ou-...

os kit 2 vias de qualidade mesmo, vc paga mais caro q muito player ;) é um mid um tweeter e o crossover pra dividir as frequencias corretamente entre os 2, no final vc deixa as medias no mid, e coloca as altas no tweeter, sem ser akela gritaria akele som estridente...
qnd eu for montar isso, ainda tenho q comprar 2 pares de kit 2 vias, deveras custoso
mas pra isso eu tenho q fazer umas mudancas em grilos q tenho dentro do carro atualmente...quero montar som de qualidade, mas de qualidade mesmo, e isso inclui até a possibilidade de colocar um catalizador no escap do turbo pra eliminar os ruidos internos vindos do escap, ai ja vem as buchas de PU q rangem pra caramba tmb......deu pra perceber q to chato, to ficando velho e cada vez mais chato, e as mudancas pra ter um som de qualidade, nao estao apenas no som :(
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

SemControle.

mais uma duvida.

eu montando no esquema que vc sugeriu a bateria original do classic vai suportar o som?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao, algo q nao vai consumir muito e pra niveis de volume internos, sem usar com carro desligado, a bateria deveria durar pouco menos q a sua vida util normal
mas tudo depende, as vezes é um modulo q consome muito, um player consumidor tmb...
a bateria foi calculada com base nos opcionais originais de fabrica, e no alternador original do carro tmb....

a bateria do pug de casa durou 5 anos, original, sem nenhum opcional a mais
a bateria do golf troquei dia 04/12 dia 26 fui ligar o carro nao tinha mais bateria :( e foi uma heliar 65A, ficou esse intervalo desligado apenas os alarmes consumindo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rugliano
:: GL ::
Mensagens: 1601
Registrado em: Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 02:11:38 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por rugliano »

Bom saber quando for deixar o carro mais de uma semana parado o recomendavel é desligar a bateria.
eu ja fazia isso antes quando eu tinha o Uninho.
na verdade tem o alarme original que mesmo não usando consome o positron que está em uso tbm consome e o radio que me disseram pra tirar a frente que ele consome menos.


Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

RMN10 escreveu:Eduardo, nesse caso de utilizar 1 subwoofer de 12" (200W~250W rms) mais 1 módulo mono de uns 200W rms e cortar os graves dos falantes comuns, seria a melhor alternativa em meu som não é mesmo?

Sendo o módulo RCA, posso controlar o volume para 'bater' com os falantes comuns... mas ainda fica a dúvida, meus falantes comuns vão até aonde sem módulo (e sem estourar)?
ou melhor, tirando os graves deles (por completo) poderia escutar em volumes mais altos sem risco de estourá-los?

afinal, altos eles são, mas pulam demais e distorcem o som (com grave) e sem grave ainda pulam um pouco (mas, equalizado no player e não em capacitores),
com o uso de capacitores (não sei ao certo qual tipo, mas aqueles que cortam total o grave) meus falantes não pulariam mais?

Obrigado pela ajuda, tenho aprendido muito aqui com a galera! :wink:
Então, no seu caso essa de usar o Sub... seria uma das melhores opções para você aproveitar o que você já tem, e ainda gastar pouco.

Mas som é aquilo, sempre você vai querer mais... ou vai deixar de ter som de um estilo (batidão) para passar para outro (full quality). Nisso dependendo do que você tiver em mente para o futuro, esse investimento pode ser dinheiro jogado fora... mas se a ideia é fazer isso para mehorar o som um pouco e ai partir para outros tipos de UP's manda a ver!

Tirando os graves, você não daria sobre-carga nos falantes e nem nas saidas do rádio. Com isso você teria mais volume para os falantes. O falante pular é normal, ele vai pular sempre, afinal é esse excursionamento do cone+bobina do falante é o que faz o som sair, o que dá maior distorsão é o grave, pois o excursionamento é alto para atingir baixas frequências e deslocamento de ar.

Por causa disso que os Subs são tão grandes comparados a um falante comum ou um twetter.

Abraço,


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”