Ajuda pra incorporação de grave

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

depende! tem muito neguin sem noção com halogena cegando geral... hoje mesmo taquei farolzão no maldito q veio querendo iluminar o céu com halogena uhahuauha... negócio é deixar regulagem tudo pra baixo... conheço varios q usam assim e não cega :)
Imagem
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

Galerinha vou dar um up aki uhauhahua...

Seguinte... tava fazendo as contas e provavelmente mes q vem eu consigo comprar o sub FINALMENTE hahahaha

Mas eu tava pensando aki... como vai ser algo bem pra dentro mesmo e nada pra tremer placa do porta malas uhauhauha... eu quero usar um sub de 150rms mesmo... bem na boa... dai tava pensando em algum sub de 150rms + um taramps TS150... até ai blz... mas me veio uma duvida na cabeça... vou sentir diferença entre um sub de 10" e um de 12" ambos com 150RMS? Pq no meu caso não quero ocupar muito espaço com a caixa na mala... e tbm num to afim de por caixa lateral pra não perder a lampada e tbm q não acho pro lado direito uhauhauha... então pensei em qual a diferença dos 2... pq na teoria o de 10" precisaria de uma caixa menor... mas dai entra questão da potencia e minhas teorias começam a ficar confusas e eu lembro q tudo q é teoria nem sempre é fato na pratica hahahaha

Então alguem ja vivenciou essa questão?

Valeu novamente! :D
Imagem
xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Entao ... a diferença entre 10 e 12 pode ser razoavel se as duas forem bem dimensionadas ... é preferivel ter um sub de 10 com a caixa na litragem correto à ter uma de 12 em um volume abaixo do sugerido. Em alguns subs a diferença de volume necessario entre 10 e 12 polegadas nao é muito grande ... Há alguma preferencia por marcas e modelos?
Quanto pretende gastar??

Abraços
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

então... pq eu to pensando num orçamento ai proximo de 400 conto com tudo... inclusive instalação (sim... apertado uhauhauha... mas num tava querendo gastar mais q isso não )

E como eu ja achei o modulo por 150... chutando ai mais 100 conto de instalação... me sobra entre 200 e 250 conto pra pegar o sub com a caixa... e quanto a marca não tenho problema não... pq como até comentei meus falantes são os originais da GM q creio ser os de 40w ( duvido muito q tenham colocado os de 60w uhauhauha )... ou seja... não posso meter tbm um sub q gere muito grave pq dai vou ficar sem voz nenhuma... e só bate estaca num rola hehehehe
Imagem
xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Bom vou mostrar uns exemplos do que pode ocorrer com caixa selada em um falante bom ... No caso um Nar de 10 polegadas 180W 4 ohms
Um exemplo de caixa de 15, 20 e 25 litros, todos abaixo do especificado. E 32 o minimo sugerido pelo fabricante:

O grafico representa a frequencia na horizontal, e o SPL na vertical.

Note que apenas o vermelho possui uma curva relativamente estavel, o restante irá gerar picos em frequencias mais altas e nao havera ganho em frequencias mais baixas.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/img]

O proximo grafico seria com os 3 volumes sugeridos pelo fabricante:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Aqui um exemplo dos 2 mundos, a caixa mal dimensionada com a otimizada(em termos de qualidade)

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

...

Bom lembrando que os dados são teoricos, só para ilustrar que o subwoofer irá responder de acordo com a caixa utilizada.

Quanto em volume voce acha que pode disponibilizar do porta malas?

Dependendo a soluçao acaba indo até para um falante de 8 polegadas ...

Em relacao as caixas originais, nao ha uma real diferenca entre o falante ser de 40w ou 60w. Inclusive é melhor uma de 40w pois o amplificador original gera uma potencia de em media 22w.. se quer realemente algo apenas para complementar o subgrave pode ser vantagem ter um sub de 8 ou 10 polegadas ...

Espero ter ajudado.

Abraços
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

po xandão... ta ajudando bastate sim cara :D

Então... questão de espaço na malas sinceramente não tenho ainda a idéia feita do espaço físico ( nunca coloqueiei uma caixa pra de fato ver o espaço q da pra deixar )... mas a idéia seria algo em ocupar cerca de 1/4 da malas... ou seja... metade de largura e se possivel ficar um espaço a frente do sub... pelo q eu andei caçando pela net afora isso seria + ou - o espaço de uma caixa de uns 25 a 30L certo?

Eu peguei no ML uma medida aki de uma caixa de 30L e daki a poko vou la medir na malas pra ter uma ideia do quanto ocuparia hehehehe

valeu mais uma vez pela ajuda e as infos mais técnicas :D
Imagem
xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Cara, eu realmente nao sei como é medido o porta malas de carro hatch, se nao me engano é calculado até o teto, nao com a tampa fechada, o seu possui 260 litros. Dividindo pela metade, ficariam 130 litros ...
30 litros ficaria aproximadamente 1/4 do porta malas. O ideal é fazer a caixa ... se nao for possivel, buscar por boas marcas ... o volume de 30 litros geralmente é externo, lembrando que ele deve ser interno ok?
O que voce acha de utilizar um sub de 8? nao ira gastar muito porta malas, um exemplo seria o selenium bass de 8" requer apenas 11 litros internos...

http://www.selenium.com.br/site/assets/ ... Manual.pdf

Se fizer uma caixa um pouco maior melhora um pouco as frequencias mais baixas ...

bom vai pensando com carinho rs
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

ah sim... pequeno detalhe uhauhauha... seria 1/4 da area util da mala até o tampão uhauhauha... bom... eu medi aki externamente com as medidas de uma caixa q eu axei pra ter como base... e seria + ou - a ideia mesmo

Q seria 33cm de profundidade... 41cm de largura... 33 de altura e a base menor acho q era 18... agora não me lembro bem... e usando o site do autosom pra calcular o volume com madeira de 15mm ela dava exatos 30L... e o espaço ocupado seria + ou - o q eu to pensando mesmo

Quanto a de 8"... a idéia é bem interessante... vou dar uma caçada pra ver o q eu acho... quem sabe num vira né :P... e realmente 11L é bem pequena até

valeu pelo auxilio cara :D
Imagem
LeBaldi
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Segunda-feira 06 2010f Dezembro 2010 04:45:41 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeBaldi »

Bom... voltando ao projeto sem fim uhahuauhahuahua

Seguinte... agora to fazendo ai umas HE no trampo... vai render um tiquinho a mais uhauhauhauha... dai eu tava pensando aki em o q daria pra deixar melhor e proximo a um futuro up ( nunca se sabe né :P )

Bom... eu axei um modulo q pareceu interessante... ouvi bons comentarios dele... q é da Explosound... no caso seria o modelo Xm 1600: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0w-rms-_JM

Preço muito bom... parece bem potente e tudo mais... e dai ja usaria ele pra um sub mais fortinho ( axei interessante os coments sobre o Spyder Usina 12 )... porem eu tropecei em 2 questões... primeiro... será q ligando o módulo nos falantes originais + capacitor pra corte dos graves vou ter problemas? Claro q vou tentar maneirar pra não chegar nos limites deles... mas tbm num rola como falei só grave batendo sem um médio e agudo pro resto né

Outra questão... é a bateria... será q aguenta? Agora num lembro de quanto q é a minha ( acho q é 60Ah )... pq o meu carro é com AC... o Taramps 150 eu sabia q não teria problema... mas esse eu ja fico meio assim

Bom... desculpa a enrolação mas estagiário é uma tranqueira mesmo uhauhauha... salario mata! :oops:

Vaaaaleu!
Imagem
xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

60ah tá tranquilo, apesar da propaganda o modulo nao chega à tanto...
O capacitor não é necessario no caso de mosfet, o corte de frequencia é feito pelo amplificador.

Pela recomendacao do fabricante esse sub guenta pra uma caixa de 31 litros, eu mesmo nunca escutei um sub desse ai... se for usar em bridge buscaar de 1 bobina de 4 ohms(para este amplificador)

A amplificação pode deixar um pouco a desejar, pois esta com um sub de 300W e um amplificador que fornece teoricos 250W, na pratica é menor.

Acredito que seja melhor enrolar e comprar certo do q sair apressado e se enrolar depois... rs

Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”