Modulo hurricane 4. 360

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Bom à essa altura do campeonato tomarei um xingo merecido, mas não seria melhor evitar a utilização do cotovelo e fazer o duto pela lateral mesmo?
Pelo material que vi na bancada já deve ter bastante experiencia, mas foi feito a vedação adequada e travamento da mesma?
Espero que dê tudo certo, ao que parece esta seguindo as especificações fornecidas pelo site. Só nao achei em qual frequencia ficou regulada a caixa.


Di_go
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Domingo 26 2010f Setembro 2010 02:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Di_go »

e ai xandaum!!!

Esse é o meu primeiro projeto, ou seja, nunca mexi com som, tudo o q sei aprendi lendo os post aki.
Referente à freqüência, ñ sei ti dizer, pois ñ entendo muito, segui somente a quantidade de litros solicitado para caixa, até achei ela pequena comparanda com umas q tem aki no fórum, mas no site da bravox esta dando os 40 litros. rsrsrsrs

Referente à vedação ainda estou vendo o melhor modo de fazer, um modo pratico simples e eficiente.

Qto ao comentário sobre o duto, pq vc recomendaria de ser feito pela lateral, e ñ pela frente com um cotovelo, teria algum ganho com qlidade de som?

Todo comentário e sugestão são bem vindos.

Abraço


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Opa, então em relação à frequencia realmente nao fiz os calculos. Brinquei um pouco com o WinSD calculador de caixas acusticas, e aparentemente o sub esta sintonizado à 32 hz mesmo, ou seja ele passa a responder à -3 dB nos 32 hz. Referente à não utilização de cotovelo é devido ao proprio desvio que é feito, podendo gerar sopro, ou frequencias indesejadas quando o mesmo sofre o desvio. Ganha se de um lado mas perde-se de outro, ouvi dizer que colocar o duto sem ser na mesma face do subwoofer, pode-se perder um pouco de SPL.
A melhor coisa a se fazer é mandar um email para a Bravox com esta duvida em relação ao posicionamento do subwoofer.

Espero que dê tudo certo.

abraços e poste um video para mostrar como ficou


Di_go
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Domingo 26 2010f Setembro 2010 02:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Di_go »

e ai xandaum blz!

ñ conhecia esse winSd, fui até atras para entender como funciona, mas vi q é meio complicado.
então me explique resumidamente qdo vc fala" e aparentemente o sub esta sintonizado à 32 hz mesmo, ou seja ele passa a responder à -3 dB nos 32 hz."

sei q é sobre potencia mas ñ entendo muito bem essas partes tecnicas,

vlw pela ajuda galera, amanhã chega os cabos RCA, e vou continuar na montagem, e ja posto mais fotos.

abraço


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Bom em relação ao WINISD é tranquilo de mexer uma vez que colocar os parametros do seu sub corretamente, fique atento às conversoes necessarias.
Segue o grafico do sub em caixa dutada (CYAN)
e em caixa selada(AMARELA)

Note que a faixa do -3 db (VIOLETA)
é na faixa dos 48 Hz na selada
e nos 34 Hz na dutada
Note tambem que há um ganho na faixa dos 60 hz de quase 2 db

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A relação de db pode ser considerada como percentual, não sei explicar tecnicamente como funciona, sei que é referente à intensidade sonora e é logaritmica, não sei corresponder quanto seria -3 db ou + 2 dB. Em analogia à um Receiver que mede em DBs pode se notar que em uma determinada quantidade por ex: - 70 dB quase nao se ouve nada, aumentando para -30 db preenche um ambiente e a variação de cada db dai pra cima se torna bem perceptivel.

Espero ter ajudado em algo, alias espero que tenha interesse no assunto, é muito legal, até comprei um livro rs..

abraços


Di_go
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Domingo 26 2010f Setembro 2010 02:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Di_go »

Vamo q Vamo !!!

Hj liguei na assistência da Bravox, perguntei sobre o tamanho da caixa dutada se era akela mesma referente a caixa q montei, e confirmou q é akilo mesmo, a caixa tem q ter 40 litros , com o duto e o sub ficara com aproximadamente uns 34/36 litros livre.

Qto o duto, tanto faz, sendo na frente com curva ou no lado reto, só falou para tomar cuidado com o SOPRO.

Comprei o Aeroduto, e pretendo fazer pela frente mesmo, agora preciso comprar uma curva de 90º e um pedaço de cano PVC para dar a medida.

Qual seria o melhor modo de instalar o duto, estou pensando em usar silicone para fixá-lo na caixa, esse seria o melhor modo?
Há manta na caixa, ela influencia em algo, ou ñ?

Xandaum,

Muito interessante seu post, ainda achei muito complicado isso ai hein, entendi q dutada, terei uma potencia maior q em uma selada.
Os valores q vc jogou foi baseado na minha caixa?

ca.... só faço perguntas hein hauhauahuah

Estou na espera dos cabos RCA, esta para chegar Hj, comprei da taramps, por 39,00 reais. mais barato q a santa Ifigênia.

Abraço


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Então conforme havia falado anteriormente a utilização de cotovelos PODE gerar os malditos SOPROS, vai dar a impressão de que há alguem assoprando ou pode ser gerado frequencias indesejaveis, mas se quer colocar o duto pela frente fica ao gosto do fregues rs... Como está utilizando um duto de 4" pode ser que eles não apareçam, pelo simulador não apareceu.

O grafico feito foi baseado em seu subwoofer mesmo. Vc terá um rendimento melhor em frequencias subgraves. Claro que na teoria/simulação.

Quanto ao revestimento ele corrige algumas imperfeições, pode haver uma melhora no som com o amortecimento e tambem perda de pressão sonora, deve ser instalado na parte interna da caixa ao fundo, como não tenho dominio da tecnica não vou dar uma opnião rs....
Vamos aguardar futuras opniões sobre revestimento/amortecimento acustico.

Realmente a Sta Ifigenia não é mais a mesma há um bom tempo, muitos produtos são muito mais em conta na internet do que na Sta Ifigenia.

Abraços


Di_go
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Domingo 26 2010f Setembro 2010 02:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Di_go »

Ontem a noite liguei td, mas por fora , para ver se tudo esta funcionando corretamente, e deu td certo.

Nesse final de semana, vou passar os fios nos lugares corretos, de Energia já passei pelo lado direito, e vou colocar o remote pelo lado direto tbm, deixar os de energia td de um lado. O RCA vai ir pelo meio junto com o Ganho do Modulo, e pelo lado esquerdo vou passar os q vão para o Som.

Nessa semana VOU aproveitar para vedar a caixa, vou usar serragem e cola branca nos cantos, o duto vou fixar com silicone, e vou comprar lã de vidro para o forro interno, e depois forrar por fora

Qto a regulagem no modulo e no aparelho, fiquei meio perdido q como fazer, se alguém puder ajudar agradeço.


xandaum_gv
:: Piquet ::
Mensagens: 394
Registrado em: Quinta-feira 11 2007f Outubro 2007 04:26:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por xandaum_gv »

Bom quanto a regulagem, deixe tudo no player em flat, sem bass, treble, loud, ganho sub . . . Puro. No ampli ajuste a frequencia de corte desejada e modo hipass ou lowpass. Eu evitaria utilizar o bass do ampli, ajuste o som para dar o max em 2/3 do seu player, teste se possivel com musicas bem distribuidas. Como madonna e michael jackson, evite rap ou acusticos e shows para o ajuste. E boa sorte rs


Di_go
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Domingo 26 2010f Setembro 2010 02:35:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Di_go »

Até q enfim está pronto, tudo montado e funcionando, assim q der vou postar as fotos.

O agudo e o Médio estão excelentes e limpos, o som sem nenhuma interferência tem até q reduzir, tocam muito alto, estão ligados apenas o kit 2 vias e o sub no modulo os de trás estão ligados diretamente no player, o Sub internamente da um ótimo grave e sub grave, mas acho q falta algo como potencia, mas qdo aumento o ganho ele começa a distorcer, e externo toca muito baixo,o modulo nunca armou, no entanto esta fritando nem tem como por a mão, já deixei ele ligado por uma hora com o carro ligado e ñ deu nenhum problema, é normal ele eskentar tanto assim?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”