aew galera!
seguinte, eu to montando um sonzin pro corsa!
e queria saber a bitola de cabos que preciso pra energia!
Eu comprei 7 metros de cabo 16mm está de boa bitola??
vai ser 5 mts pra ligar a bateria do cofre até a auxiliar no porta malas e 1 metro pra aterrar a bateria auxiliar no cinto de segurança! e 2 metros pra ligar um corzus 1002 (1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo) e mais 2 metros pra ligar um soundigital sd400(1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo)
eu vou comprar 2 porta fusiveis e 2 fusiveis de 100ah um para cada bateria (100ah é a soma dos 2 modulos) e tbm 1 diguntos e colocar abaixo do volante pra ser facil pra liga a desligalo!!
bom o que eu quero saber é se 16mm está bom ou fiz M3RD4 ?? obrigado!!
bateria auxiliar e bitola de fio!
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Colega,
Montei essa semana a segunda bateria no meu Classic, gastei 12m de fio de energia de 16MM (excelente medida, não aquece e passa fácil por debaixo do carpete).
No seu caso eu utilizaria um disjuntor para armar e desativar a bateria auxiliar e um porta fusível do tipo faca (com 1 fusível de 80a) já é o suficiente.
Se você usar um fusível de amperagem muito alta, no caso de curto é bem capaz do sistema pegar fogo e não desarmar... porque 100a é muita carga.
Abraços
Montei essa semana a segunda bateria no meu Classic, gastei 12m de fio de energia de 16MM (excelente medida, não aquece e passa fácil por debaixo do carpete).
No seu caso eu utilizaria um disjuntor para armar e desativar a bateria auxiliar e um porta fusível do tipo faca (com 1 fusível de 80a) já é o suficiente.
Se você usar um fusível de amperagem muito alta, no caso de curto é bem capaz do sistema pegar fogo e não desarmar... porque 100a é muita carga.
Abraços
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obrigado pela ajuda parceiro!
vou comprar fusivel de 80a entao !! e o disjuntor eu ja ia usar mesmo!! muito obrigado pela ajuda!! eu estava com medo ser muito fino o cabo!!
abraço! quando estiver montado meu som eu posto aqui no forum! (:
vou comprar fusivel de 80a entao !! e o disjuntor eu ja ia usar mesmo!! muito obrigado pela ajuda!! eu estava com medo ser muito fino o cabo!!
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Gustavo, dá uma olhada no meu link de fotos, eu postei algumas do meu projeto.
Tive que mudar de planos.... coloquei um disjuntor de 100a para alimentar a segunda bateria e outro de 100a (também) no lugar do porta-fusível.
Até agora só alegria, nenhuma complicação depois da instalação, o cabo não esquenta e o som não distorce.
Abraços
Tive que mudar de planos.... coloquei um disjuntor de 100a para alimentar a segunda bateria e outro de 100a (também) no lugar do porta-fusível.
Até agora só alegria, nenhuma complicação depois da instalação, o cabo não esquenta e o som não distorce.
Abraços
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Para saber a bitola correta visite este topico:Gustavo Gabriel De Vargas escreveu:aew galera!
seguinte, eu to montando um sonzin pro corsa!
e queria saber a bitola de cabos que preciso pra energia!
Eu comprei 7 metros de cabo 16mm está de boa bitola??
vai ser 5 mts pra ligar a bateria do cofre até a auxiliar no porta malas e 1 metro pra aterrar a bateria auxiliar no cinto de segurança! e 2 metros pra ligar um corzus 1002 (1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo) e mais 2 metros pra ligar um soundigital sd400(1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo)
eu vou comprar 2 porta fusiveis e 2 fusiveis de 100ah um para cada bateria (100ah é a soma dos 2 modulos) e tbm 1 diguntos e colocar abaixo do volante pra ser facil pra liga a desligalo!!
bom o que eu quero saber é se 16mm está bom ou fiz M3RD4 ?? obrigado!!
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Realmente vc vai colocar as 2 baterias? Há necessidade?
Talvés não precise comprar, é só dimencionar corretamente o sistema eletrico.
Se colocar mais uma bateria ela sofrerá porque não tem alternador para ela. Dependendo da utilização do som, pode acabar rápidinho com ela e ai vc vai ficar sem som.
Não adianta ligar a 2º bateria no alternador original, porque não vai conseguir carregar as duas. Exceto pela a instalação do difulsor de 12 volts. Ou a troca do alternador que é caro.
Creio que vc quer algo bom e gaste o suficiente.
Outra sugestão seria a instalação de 1 mega capacitor que vai deixar o seu som barato que uma bateria nova e a troca do alternador.
No mercado livre encontra-se capacitores por R$ 250,00 +/-
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::: Cleider :::
Boa tarde
A utilização de um mega capacitor não reflete na utilização de uma segunda bateria, utilizar uma só bateria para som forte não é o suficiente, mesmo que tenha sido instalada da melhor forma.
Até 2 semanas atrás eu estava com uma bateria de 60a da ACDelco (nova) e um Mega-Capacitor de 3 Farad e mesmo assim o som não ficava em sua capacidade máxima e desligava tudo por falta de energia, depois de alguns minutos (com o carro ligado inclusive).
Hoje meu corsa está equipado com um Alternador de 55a (ou 65a não me recordo) e só irei pensar em trocar o alternador por um de maior amperagem quando o som for ligado sempre no volume máximo, durante muito tempo todos os dias, gerando assim um consumo maior de energia. Vai depender da utilização do sistema inteiro.
O problema de um alternador maior é que ele pode fornecer uma carga maior do que a(s) bateria(s) podem trabalhar, considerando uma bateria original no cofre e uma específica para som no porta-malas ligadas em paralelo. Fora que quanto maior é o alternador menor é a potência do veículo.
As baterias ligadas em paralelo porque você DEVE manter os 12v originais do veículo e também pelo fato de uma bateria carregar a outra, dependendo da amperagem da bateria não haverá necessidade da troca do alteranador.
Como você mesmo disse o custo de um alternador novo é bem caro, se pesquisar pelo do Astra, Meriva, Zafira e Vectra (todos de 120a) sairá algo em torno de R$ 350,00 (usado / mercado paralelo) da marca Bosh, acho que um novo deve custar uns R$ 700,00.
Cleider,
que você recomenda para 'dimensionar corretamente o sistema elétrico' ?
Abraços
::: Gustavo :::
Existem prós e contras para utilizar 2 baterias, porém dependendo do projeto (não sei qual é o seu kit mono) e da utilização creio que você não terá outra alternativa. Se o seu carro tiver ar condicionado é quase certeza que ele vem com um alternador de 70a.
Abraços
Boa tarde
A utilização de um mega capacitor não reflete na utilização de uma segunda bateria, utilizar uma só bateria para som forte não é o suficiente, mesmo que tenha sido instalada da melhor forma.
Até 2 semanas atrás eu estava com uma bateria de 60a da ACDelco (nova) e um Mega-Capacitor de 3 Farad e mesmo assim o som não ficava em sua capacidade máxima e desligava tudo por falta de energia, depois de alguns minutos (com o carro ligado inclusive).
Hoje meu corsa está equipado com um Alternador de 55a (ou 65a não me recordo) e só irei pensar em trocar o alternador por um de maior amperagem quando o som for ligado sempre no volume máximo, durante muito tempo todos os dias, gerando assim um consumo maior de energia. Vai depender da utilização do sistema inteiro.
O problema de um alternador maior é que ele pode fornecer uma carga maior do que a(s) bateria(s) podem trabalhar, considerando uma bateria original no cofre e uma específica para som no porta-malas ligadas em paralelo. Fora que quanto maior é o alternador menor é a potência do veículo.
As baterias ligadas em paralelo porque você DEVE manter os 12v originais do veículo e também pelo fato de uma bateria carregar a outra, dependendo da amperagem da bateria não haverá necessidade da troca do alteranador.
Como você mesmo disse o custo de um alternador novo é bem caro, se pesquisar pelo do Astra, Meriva, Zafira e Vectra (todos de 120a) sairá algo em torno de R$ 350,00 (usado / mercado paralelo) da marca Bosh, acho que um novo deve custar uns R$ 700,00.
Cleider,
que você recomenda para 'dimensionar corretamente o sistema elétrico' ?
Abraços
::: Gustavo :::
Existem prós e contras para utilizar 2 baterias, porém dependendo do projeto (não sei qual é o seu kit mono) e da utilização creio que você não terá outra alternativa. Se o seu carro tiver ar condicionado é quase certeza que ele vem com um alternador de 70a.
Abraços
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
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Nossa André, que aula!andre_cerberus escreveu:::: Cleider :::
Boa tarde
A utilização de um mega capacitor não reflete na utilização de uma segunda bateria, utilizar uma só bateria para som forte não é o suficiente, mesmo que tenha sido instalada da melhor forma.
Até 2 semanas atrás eu estava com uma bateria de 60a da ACDelco (nova) e um Mega-Capacitor de 3 Farad e mesmo assim o som não ficava em sua capacidade máxima e desligava tudo por falta de energia, depois de alguns minutos (com o carro ligado inclusive).
Hoje meu corsa está equipado com um Alternador de 55a (ou 65a não me recordo) e só irei pensar em trocar o alternador por um de maior amperagem quando o som for ligado sempre no volume máximo, durante muito tempo todos os dias, gerando assim um consumo maior de energia. Vai depender da utilização do sistema inteiro.
O problema de um alternador maior é que ele pode fornecer uma carga maior do que a(s) bateria(s) podem trabalhar, considerando uma bateria original no cofre e uma específica para som no porta-malas ligadas em paralelo. Fora que quanto maior é o alternador menor é a potência do veículo.
As baterias ligadas em paralelo porque você DEVE manter os 12v originais do veículo e também pelo fato de uma bateria carregar a outra, dependendo da amperagem da bateria não haverá necessidade da troca do alteranador.
Como você mesmo disse o custo de um alternador novo é bem caro, se pesquisar pelo do Astra, Meriva, Zafira e Vectra (todos de 120a) sairá algo em torno de R$ 350,00 (usado / mercado paralelo) da marca Bosh, acho que um novo deve custar uns R$ 700,00.
Cleider,
que você recomenda para 'dimensionar corretamente o sistema elétrico' ?
Abraços
::: Gustavo :::
Existem prós e contras para utilizar 2 baterias, porém dependendo do projeto (não sei qual é o seu kit mono) e da utilização creio que você não terá outra alternativa. Se o seu carro tiver ar condicionado é quase certeza que ele vem com um alternador de 70a.
Abraços
Se o seu som desliga por falta de energia é porque vc esta usando as 2 baterias para o som e o alternador não esta carregando as 2.
Ele tem que dividir a amperagem para as 2 baterias.
exemplo:
total das 2 baterias em paralelo = 120A
seu alternador = 55A/h
Ele não vai carregar as 2 suficiente para manter o som.
Vamos por parte:
para manter o som bombando deve-se saber o tempo de reserva da bateria, ta lá escrito.
pegue a potencia do seu som em WRMS, divida pela tensão da bateria. Multiplique por 2, se for mosfet ou 1.5 se for modulo digital.
se vc tem 1000 wrms, 13 volts = 77 x 2 = 154.
portanto, necessita de uma bateria ou a soma delas que tenha no minimo 154 minutos de reserva para um som de 1000 wrms.
E a colocação de mega capacitor ajudaria segurar os graves.
-----------------
A instalação de um difusor elétrico fará a função de isolar a bateria principal com a bateria do som, mas quando o alternador carregar fara para as 2 baterias. Somente com alternador com amperagem maior.
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Depois que eu coloquei a 2a. bateria ele nunca mais desligou, fiz um teste por mais de 1h e tocava bem.
Estou devendo um vídeo para postar, mas minha filmadora (Foston) só tira foto bem... a filmagem é uma droga.
Abraços e obrigado pelo esclarecimento.
Depois que eu coloquei a 2a. bateria ele nunca mais desligou, fiz um teste por mais de 1h e tocava bem.
Estou devendo um vídeo para postar, mas minha filmadora (Foston) só tira foto bem... a filmagem é uma droga.
Abraços e obrigado pelo esclarecimento.
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Que bom que não deu mais problemas.andre_cerberus escreveu:Cleider
Depois que eu coloquei a 2a. bateria ele nunca mais desligou, fiz um teste por mais de 1h e tocava bem.
Estou devendo um vídeo para postar, mas minha filmadora (Foston) só tira foto bem... a filmagem é uma droga.
Abraços e obrigado pelo esclarecimento.
Devido ao aumento da amperagem e o tempo de reserva. Agora as baterias estão trabalhando menos do que fosse uma.
No futuro coloque um mega-capacitor. Seu som vai tocar por dias...rsrsrs sem parar.
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Valeu,
Já tenho um Mega de 3 Farad e até hoje não me deu problema.
Abraços
Já tenho um Mega de 3 Farad e até hoje não me deu problema.
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