bateria auxiliar e bitola de fio!

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Gustavo Gabriel De Vargas
:: Millennium ::
Mensagens: 110
Registrado em: Domingo 22 2009f Novembro 2009 01:06:19 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000
Contato:

bateria auxiliar e bitola de fio!

Mensagem por Gustavo Gabriel De Vargas »

aew galera!


seguinte, eu to montando um sonzin pro corsa!
e queria saber a bitola de cabos que preciso pra energia!



Eu comprei 7 metros de cabo 16mm está de boa bitola??

vai ser 5 mts pra ligar a bateria do cofre até a auxiliar no porta malas e 1 metro pra aterrar a bateria auxiliar no cinto de segurança! e 2 metros pra ligar um corzus 1002 (1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo) e mais 2 metros pra ligar um soundigital sd400(1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo)

eu vou comprar 2 porta fusiveis e 2 fusiveis de 100ah um para cada bateria (100ah é a soma dos 2 modulos) e tbm 1 diguntos e colocar abaixo do volante pra ser facil pra liga a desligalo!!


bom o que eu quero saber é se 16mm está bom ou fiz M3RD4 ?? obrigado!!


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Colega,

Montei essa semana a segunda bateria no meu Classic, gastei 12m de fio de energia de 16MM (excelente medida, não aquece e passa fácil por debaixo do carpete).

No seu caso eu utilizaria um disjuntor para armar e desativar a bateria auxiliar e um porta fusível do tipo faca (com 1 fusível de 80a) já é o suficiente.

Se você usar um fusível de amperagem muito alta, no caso de curto é bem capaz do sistema pegar fogo e não desarmar... porque 100a é muita carga.

Abraços
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Gustavo Gabriel De Vargas
:: Millennium ::
Mensagens: 110
Registrado em: Domingo 22 2009f Novembro 2009 01:06:19 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por Gustavo Gabriel De Vargas »

obrigado pela ajuda parceiro!

vou comprar fusivel de 80a entao !! e o disjuntor eu ja ia usar mesmo!! muito obrigado pela ajuda!! eu estava com medo ser muito fino o cabo!!

abraço! quando estiver montado meu som eu posto aqui no forum! (:


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Gustavo, dá uma olhada no meu link de fotos, eu postei algumas do meu projeto.
Tive que mudar de planos.... coloquei um disjuntor de 100a para alimentar a segunda bateria e outro de 100a (também) no lugar do porta-fusível.

Até agora só alegria, nenhuma complicação depois da instalação, o cabo não esquenta e o som não distorce.

Abraços
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

Gustavo Gabriel De Vargas escreveu:aew galera!


seguinte, eu to montando um sonzin pro corsa!
e queria saber a bitola de cabos que preciso pra energia!



Eu comprei 7 metros de cabo 16mm está de boa bitola??

vai ser 5 mts pra ligar a bateria do cofre até a auxiliar no porta malas e 1 metro pra aterrar a bateria auxiliar no cinto de segurança! e 2 metros pra ligar um corzus 1002 (1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo) e mais 2 metros pra ligar um soundigital sd400(1 mt pra positivo e 1 mt pra negativo)

eu vou comprar 2 porta fusiveis e 2 fusiveis de 100ah um para cada bateria (100ah é a soma dos 2 modulos) e tbm 1 diguntos e colocar abaixo do volante pra ser facil pra liga a desligalo!!


bom o que eu quero saber é se 16mm está bom ou fiz M3RD4 ?? obrigado!!
Para saber a bitola correta visite este topico:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=

Realmente vc vai colocar as 2 baterias? Há necessidade?
Talvés não precise comprar, é só dimencionar corretamente o sistema eletrico.
Se colocar mais uma bateria ela sofrerá porque não tem alternador para ela. Dependendo da utilização do som, pode acabar rápidinho com ela e ai vc vai ficar sem som.
Não adianta ligar a 2º bateria no alternador original, porque não vai conseguir carregar as duas. Exceto pela a instalação do difulsor de 12 volts. Ou a troca do alternador que é caro.
Creio que vc quer algo bom e gaste o suficiente.

Outra sugestão seria a instalação de 1 mega capacitor que vai deixar o seu som barato que uma bateria nova e a troca do alternador.
No mercado livre encontra-se capacitores por R$ 250,00 +/-


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

::: Cleider :::
Boa tarde

A utilização de um mega capacitor não reflete na utilização de uma segunda bateria, utilizar uma só bateria para som forte não é o suficiente, mesmo que tenha sido instalada da melhor forma.

Até 2 semanas atrás eu estava com uma bateria de 60a da ACDelco (nova) e um Mega-Capacitor de 3 Farad e mesmo assim o som não ficava em sua capacidade máxima e desligava tudo por falta de energia, depois de alguns minutos (com o carro ligado inclusive).


Hoje meu corsa está equipado com um Alternador de 55a (ou 65a não me recordo) e só irei pensar em trocar o alternador por um de maior amperagem quando o som for ligado sempre no volume máximo, durante muito tempo todos os dias, gerando assim um consumo maior de energia. Vai depender da utilização do sistema inteiro.

O problema de um alternador maior é que ele pode fornecer uma carga maior do que a(s) bateria(s) podem trabalhar, considerando uma bateria original no cofre e uma específica para som no porta-malas ligadas em paralelo. Fora que quanto maior é o alternador menor é a potência do veículo.

As baterias ligadas em paralelo porque você DEVE manter os 12v originais do veículo e também pelo fato de uma bateria carregar a outra, dependendo da amperagem da bateria não haverá necessidade da troca do alteranador.


Como você mesmo disse o custo de um alternador novo é bem caro, se pesquisar pelo do Astra, Meriva, Zafira e Vectra (todos de 120a) sairá algo em torno de R$ 350,00 (usado / mercado paralelo) da marca Bosh, acho que um novo deve custar uns R$ 700,00.

Cleider,
que você recomenda para 'dimensionar corretamente o sistema elétrico' ?

Abraços

::: Gustavo :::

Existem prós e contras para utilizar 2 baterias, porém dependendo do projeto (não sei qual é o seu kit mono) e da utilização creio que você não terá outra alternativa. Se o seu carro tiver ar condicionado é quase certeza que ele vem com um alternador de 70a.

Abraços
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

andre_cerberus escreveu:::: Cleider :::
Boa tarde

A utilização de um mega capacitor não reflete na utilização de uma segunda bateria, utilizar uma só bateria para som forte não é o suficiente, mesmo que tenha sido instalada da melhor forma.

Até 2 semanas atrás eu estava com uma bateria de 60a da ACDelco (nova) e um Mega-Capacitor de 3 Farad e mesmo assim o som não ficava em sua capacidade máxima e desligava tudo por falta de energia, depois de alguns minutos (com o carro ligado inclusive).


Hoje meu corsa está equipado com um Alternador de 55a (ou 65a não me recordo) e só irei pensar em trocar o alternador por um de maior amperagem quando o som for ligado sempre no volume máximo, durante muito tempo todos os dias, gerando assim um consumo maior de energia. Vai depender da utilização do sistema inteiro.

O problema de um alternador maior é que ele pode fornecer uma carga maior do que a(s) bateria(s) podem trabalhar, considerando uma bateria original no cofre e uma específica para som no porta-malas ligadas em paralelo. Fora que quanto maior é o alternador menor é a potência do veículo.

As baterias ligadas em paralelo porque você DEVE manter os 12v originais do veículo e também pelo fato de uma bateria carregar a outra, dependendo da amperagem da bateria não haverá necessidade da troca do alteranador.


Como você mesmo disse o custo de um alternador novo é bem caro, se pesquisar pelo do Astra, Meriva, Zafira e Vectra (todos de 120a) sairá algo em torno de R$ 350,00 (usado / mercado paralelo) da marca Bosh, acho que um novo deve custar uns R$ 700,00.

Cleider,
que você recomenda para 'dimensionar corretamente o sistema elétrico' ?

Abraços

::: Gustavo :::

Existem prós e contras para utilizar 2 baterias, porém dependendo do projeto (não sei qual é o seu kit mono) e da utilização creio que você não terá outra alternativa. Se o seu carro tiver ar condicionado é quase certeza que ele vem com um alternador de 70a.

Abraços
Nossa André, que aula!

Se o seu som desliga por falta de energia é porque vc esta usando as 2 baterias para o som e o alternador não esta carregando as 2.
Ele tem que dividir a amperagem para as 2 baterias.

exemplo:

total das 2 baterias em paralelo = 120A
seu alternador = 55A/h

Ele não vai carregar as 2 suficiente para manter o som.

Vamos por parte:

para manter o som bombando deve-se saber o tempo de reserva da bateria, ta lá escrito.
pegue a potencia do seu som em WRMS, divida pela tensão da bateria. Multiplique por 2, se for mosfet ou 1.5 se for modulo digital.

se vc tem 1000 wrms, 13 volts = 77 x 2 = 154.

portanto, necessita de uma bateria ou a soma delas que tenha no minimo 154 minutos de reserva para um som de 1000 wrms.
E a colocação de mega capacitor ajudaria segurar os graves.

-----------------

A instalação de um difusor elétrico fará a função de isolar a bateria principal com a bateria do som, mas quando o alternador carregar fara para as 2 baterias. Somente com alternador com amperagem maior.


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Cleider

Depois que eu coloquei a 2a. bateria ele nunca mais desligou, fiz um teste por mais de 1h e tocava bem.

Estou devendo um vídeo para postar, mas minha filmadora (Foston) só tira foto bem... a filmagem é uma droga.

Abraços e obrigado pelo esclarecimento.
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

andre_cerberus escreveu:Cleider

Depois que eu coloquei a 2a. bateria ele nunca mais desligou, fiz um teste por mais de 1h e tocava bem.

Estou devendo um vídeo para postar, mas minha filmadora (Foston) só tira foto bem... a filmagem é uma droga.

Abraços e obrigado pelo esclarecimento.
Que bom que não deu mais problemas.
Devido ao aumento da amperagem e o tempo de reserva. Agora as baterias estão trabalhando menos do que fosse uma.
No futuro coloque um mega-capacitor. Seu som vai tocar por dias...rsrsrs sem parar.


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Valeu,
Já tenho um Mega de 3 Farad e até hoje não me deu problema.

Abraços
Corsa Sedan Classic 1.6 - 2004
Rodas aro 16" mangels
Pneus Toyo
Instrumentação ODG

http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”