AJUDA no meu projeto de som, URGENTE!!

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
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facosa
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AJUDA no meu projeto de som, URGENTE!!

Mensagem por facosa »

Ae galera, to com um corsa novo 2010 1.4 hatch
vou colocar meu primeiro som nele, veja ae os materias:

mp3/radio H-Buster HBD 7200 MP 4x60w (ja tenho)
subwoofer sony xplod XS-GTX120L 300wrms 4ohm R$: 299,00
módulo de potência CL950 HE setsom 2x50wrms(4ohm) 1x80wrms(4ohm) R$: 239,00
kit 2 vias selenium 120w R$: 219,00

esses foram oq eu ja comprei, estou esperando chegar...
tenho também 2 alto falantes velhos do meu pai de 50wrms cada, com um imã bem grande, pra colocar na traseira

Pretendo ligar o kit e os falantes do meu pai no módulo, e o sub em bridge

as minhas perguntas são:
>O som vai ficar bom?
>devo colocar caixa selada ou dutada? (gosto de ouvir um rock, raggae, tal)
>quanto custa pra fazer uma caixa 32,1L de mdf mais ou menos?
>paguei muito caro?
>comprei certo? xD

valeu galera, aguardo ae, os equipamentos chegam semana que vem, e pretendo colocar na terça ja...


Cleider
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Mensagem por Cleider »

as minhas perguntas são:
>O som vai ficar bom?
Sim
Mas na trazeira melhor um 6x9 porque vc pode amplifica-lo e vc terá uma "imagem" equilibrada do som, e quando abrir o porta-malas vc tera um reforço nos medios e agudos.

>devo colocar caixa selada ou dutada? (gosto de ouvir um rock, raggae, tal)
Cx dutada vai te dar um som tipo: booommmm, boooommmm, booommmm (pode ganhar até 3 dB)
Cx selada vai te dar um som tipo: boomm, boomm, boomm (bom para dentro do carro)
ai é questão de espaço e gosto.

>quanto custa pra fazer uma caixa 32,1L de mdf mais ou menos?
Não sei. Depende de região para região.

>paguei muito caro?
a mesma anterior.

>comprei certo? xD
Eu aprovo.
kit de 2 vias amplificados
6x9 amplificado
pode instalar 1 falante vc terá um equilíbrio muito bom porque o som sub não terá muita resistencia como é do sedan.

fui...


facosa
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Mensagem por facosa »

Opa, valeu ae por responder cara!!!

então, é que eu nao coloco 6x9" por falta de dinheiro mesmo xD
mas futuramente penso em colocar um de 160w atraz...

E essa potência, aguenta bem? ou depois é melhor eu comprar uma mono e ligar dessa potencia atual até o sub?!

pq o ganho dela é de 80rms, então me corrija se eu estiver errado, mas com essa potencia, eu teria 80(da potencia) + 60 do aparelho de radio, certo? que daria 140wrms, como o sub aguenta 300, daria pra eu comprar uma de uns 160 depois (mono)? totalizando 300...

valeu galeraaa!


Cleider
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Mensagem por Cleider »

Faça o seu projeto já pensando no futuro próximo a troca de equipamentos.
Sempre indico modulos tipo MOSFET devido a sua baixa distorção (THD).
Quando maior potencia tem a tendencia de distorcer mais.
Procure equipamentos da seguinte forma:

Módulos MOSFET 4 ou 5 canais
Falantes com potencia 30% maior que o modulo.

Procure daqui em diante o parametro Decibéis (db) - sensibilidade
Aquele alto-falante que tiver maior db é o mais alto e não aquele que tem maior potência.

Aproveite e visite o www.autosom.net


PedroH.
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Mensagem por PedroH. »

Cleider escreveu:as minhas perguntas são:
>devo colocar caixa selada ou dutada? (gosto de ouvir um rock, raggae, tal)
Cx dutada vai te dar um som tipo: booommmm, boooommmm, booommmm (pode ganhar até 3 dB)
Cx selada vai te dar um som tipo: boomm, boomm, boomm (bom para dentro do carro)
Acho que aí eu discordo do Cleider..

Selada é mais para fora e dutada é mais para o carro fechado ..
Eu pelomenos vejo assim ..


Bom.. acho disperdicio esse sub para esse modulo .. vai faltar muito modulo pro mesmo ..

Prefira sempre MOSFET / DIGITAL .. booster gera muita distorção .. É amplificação da saída amplificada do som .. Mosfet é via RCA.. ele próprio faz a amplificação ..

Para rock.. indicaria mais uma selada.. pois dutada é o grave estendido .. uma batida da bateria vai dar uma longa.. daí o sub se perde.. e vc só vai ouvir "bom bom bom bom" direto e nada mais.. parecendo distorção ..

No ML tá na faixa de 100R$.. uam caixa de 28l ( eu acho ) selada..

Futuramente troque o rádio por um pionner, kenwood/jvc e tal.. e o modulo por um mosfet.. vai sentir uma boa diferença no som ..

Não indicaria kit duas vias em um modulo booster.. distorção nos tweeters não vai ser legal ..

No mais é isso .. :) ... Abração..


Cleider
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Mensagem por Cleider »

peed.whr escreveu:
Cleider escreveu:as minhas perguntas são:
>devo colocar caixa selada ou dutada? (gosto de ouvir um rock, raggae, tal)
Cx dutada vai te dar um som tipo: booommmm, boooommmm, booommmm (pode ganhar até 3 dB)
Cx selada vai te dar um som tipo: boomm, boomm, boomm (bom para dentro do carro)
Acho que aí eu discordo do Cleider..

Selada é mais para fora e dutada é mais para o carro fechado ..
Eu pelomenos vejo assim ..


Bom.. acho disperdicio esse sub para esse modulo .. vai faltar muito modulo pro mesmo ..

Prefira sempre MOSFET / DIGITAL .. booster gera muita distorção .. É amplificação da saída amplificada do som .. Mosfet é via RCA.. ele próprio faz a amplificação ..

Para rock.. indicaria mais uma selada.. pois dutada é o grave estendido .. uma batida da bateria vai dar uma longa.. daí o sub se perde.. e vc só vai ouvir "bom bom bom bom" direto e nada mais.. parecendo distorção ..

No ML tá na faixa de 100R$.. uam caixa de 28l ( eu acho ) selada..

Futuramente troque o rádio por um pionner, kenwood/jvc e tal.. e o modulo por um mosfet.. vai sentir uma boa diferença no som ..

Não indicaria kit duas vias em um modulo booster.. distorção nos tweeters não vai ser legal ..

No mais é isso .. :) ... Abração..


Entendi peed.whr.

Pelo menos concordamos em indicar um módulo tipo mosfet pelo custo x benefício.
O digital é muito mais caro porém o melhor, ok?

A escolha de cx selada ou dutada dependerá do usuário:
Para dentro ou pra fora?
Tipo de música que vai ouvir?
Quer perder o espaço do porta-mala?
Enfim é uma série de fatores que levaram a escolha da cx inclusive do falante.

Caracteristicas da dutada:

Resposta de graves estendida
Alto SPL
Boa resposta a transientes
Baixa distorção na frequência de sintonia
Para quem deseja graves reforçados
Bom para Jazz, MPB, Clássico, Pop, Axé, Pagode. (músicas com graves estendidas)
O duto funciona como uma espécia de emissor sonoro, contribuindo de forma significativa nas respostas de baixas frequências . O duto também faz com que o deslocamento do cone seja reduzido, permitindo o uso de falantes de maior sensibilidade ( cone de menor massa e bobina com enrolamento de menor altura = conjunto móvel mais leve e eficiente).

Contra:

Necessita de mais cálculo e ocupa mais espaço.
+++++++++++++

Caracteristicas da selada:

Excelente resposta a transientes
Resposta de frequência plana
Baixa distorção em toda a faixa
Utiliza alto-falantes de alta excursão. (por ter volume interno fixo a caixa evita excursões exageradas do falante, diminuindo o volume em 15% é possível aplicar até 30% a mais de potência)
Ideal para quem deseja um grave puro e profundo
Bom para Pop, Dance, Heavy Metal e Rock. (músicas com batidas de impacto)

Contra:

Eu não vejo nenhuma, na minha concepção.

OBS: isto é lógico comparado a um falante da mesma marca e modelo.


Mas cx exelente para grave chama-se: Band-pass
Esta sim é um estouro em potência e SPL e é para qualquer tipo de música.

Mas tem um enorme problema: necessita de um espaço considerável no porta-mala e mais difícil de montar.


Cleider
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Mensagem por Cleider »

outra...
Em campeonatos de som.
Na categoria SPL, só usam a dutada para ganhar alguns decibeis.

agora eu fuuiiii...


PedroH.
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Mensagem por PedroH. »

Bom.. do final ao começo.. Band-Pass.. me indicaram colocar no meu carro.. por ser sedan, ajuda e MUITO ..

SPL é em categorias.. DUTADA e SELADA.. pode ver que em camps.. sub/woofer dutada e selada.. divididas em categorias..

Woofer serveria para ? impacto correto ?
Selada ou dutada.. qual seria de mais impacto ?

É assim.. o pessoal do autosom fez as explicações.. não devemos nos basearmos 100%.. apenas para tirar dúvidas.. tenho certeza que é um dos maiores sites em relação à som ..

Ponto.

O que ti escreveu grande parte foi de lá né brother ? no mais.. tranquilo ..


Dentro.. e fora.. é SUBWOOFER e WOOFER.. nada mais..
Caixa fora de sintonia, não bate nem seco nem suave.. ponto ..

Caixa dutada é bom para o grave .. alias.. SUBGRAVE.. estendido.. nada que selada não possa fazer.. OK . ponto ..

Espaços.. dutada rrequer mais litragem para tocar melhor..


Bom.. modulo digital.. peguei um taramps T800 já com rca e frete gratuito.. 480 Reais.. melhor custo x beneficio até agora em relação ao meu som.. no maais é isso ae.. se tá certiinho ;)


Cleider
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Mensagem por Cleider »

Sim, sim.

Sempre indico o site da autosom por ser de fácil entendimento. Porque se eu falar ao pé da letra a pessoa que esta com dúvida ia ter mais dúvida. :)
Conheço profissionais na área e várias apostilas de som automotivo e home theater, então agente troca muita idéia e vou adquirindo expêriencia, inclusive aqui no forum.
Um exemplo seria os parâmetros Tielle-Small que ninguém dá mínima para ele.
Aqueles programas de cálculo de cx agente já percebe a diferença de cada uma, não precisa de site.

Bom!
Woofer serveria para impacto correto ?
R: Sim, mas o melhor seria o Sub porque ele pode chegar aos 20 hz que é o limite do ouvido humano. Menos do que isto é besteira.

Selada ou dutada.. qual seria de mais impacto ?
Eu indico a selada, porque como ela não tem duto o som sai para trás do falante, bate na parede de trás e volta empurrando o falante, dando um pequeno impulso.
Cuidado que pode provocar as ondas estácionarias que atrapalha este efeito. ponto

Podemos basear no site sim porque, eu pelo menos não tenho equipamentos de medição.
Qualquer dúvida é melhor procurar o fabricante do falante e com certeza não será diferente. ponto

Caixa dutada é bom para o grave .. alias.. SUBGRAVE.. estendido.. nada que selada não possa fazer.. OK . ponto ..
R: foi isto que eu disse na minha 1º mensagem. Oia lá...
Cx dutada faz: booommmm, booommmm, booommmm
Cx selada faz: boomm, boomm, boomm
ponto

Espaços.. dutada rrequer mais litragem para tocar melhor..
R: falei isto tb lá na 1º msg, mas dependerá do parâmetro Thielle-Small.

Seu módulo é digital?
R: vc tem um excelente módulo e o preço tá baum.
Mas aqui em BH o aparelho não sai por menos de R$ 800,00 novo
Por isto que indiquei o MOSFET que custa a metade do preço na classe B ou C o digital esta na classe D.
Ponto


A disposição.


facosa
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Mensagem por facosa »

Po, valeu pelas respostas ae galera...
bom, como eu vou colocar em um corsa (porta malas não é tão grande) e vou escutar um rock, metal, raggae, vou colocar caixa selada mesmo,

eu tenho uma bomber a30a no meu pc (fraquinha, porem excelente custo beneficio) que é dutada, e a unica coisa que eu nao gosto dela é que mistura os graves, eu acho horrivel.

Então, agora eu só quero perguntar uma coisa, sera que vale a pena fazer a caixa?

ir numa marcenaria e mandar cortar um mdf com as especificaçoes do subwoofer, 32.1L (e se possivel fazer o furo de 12' no meio)
pq eu não acho tão dificil assim fazer a caixa... só tenho duvida quanto aos materias adicionais...
tipo o tapete que coloca por fora, e a espuma de dentro, nao sei qual sera mais adequado a caixa selada...

de resto é só usar uns parafusos e grampeadores xD

oq vcs acham?

valeu!


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