Ajuda som corsa sedan

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Vencato
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 26 2010f Maio 2010 12:26:34 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ajuda som corsa sedan

Mensagem por Vencato »

Boa noite a todos. Sou novo no forum e gostaria de uma ajuda para as seguintes dúvidas:
Tenho um corsa sedan 2010. Sei que a acústica do carro não ajuda, porém gostaria de deixar um som com qualidade, mas com um custo x benefício razoável.
O meu player é um Sony CDX-GT637UI (já adquirido)
Nas portas da frente pretendo colocar um kit 2 vias da Selenium modelo 62V2A. (nao adquirido)
No porta malas, pensei em colocar um sub Selenium Xclusive de 10", modelo 10SW13A, ou um N.A.R. 10SW-2 (nao adquirido)
Para tocar, um módulo Hurricane HA 4.120. (nao adquirido)
Bom, isto é o que eu pensei em colocar, agora gostaria da ajuda de vocês para saber se com estes falantes e módulo eu vou conseguir um som de qualidade, lembrando que nao quero som para fora, mas sim no interior do veículo.
Também gostaria de saber se posso ligar dois canais do módulo em bridge para o sub, ficando os outros dois para o kit 2 vias.
Caso seja posível, quais cabos vcs recomendariam? (pq aqueles que vem para som original ninguem merece!)
Outra dúvida: para os ocupantes da partes de tras do carro, qual falante colocar? primeiro pensei em nao colocar nenhum, apenas furar o tampão e colocar a tela para melhor passagem do som do sub, mas penso que eles apenas ouviram a batida do sub. Então pensei na possibilidade de colocar coaxiais com RMS menor do que o kit 2 vias, tipo 30 ou 40, ligado direto do player, mas acho que não vai dar muito certo.
Bem, conto com a ajuda de vocês.
Abraço.
Thiago Vencato.


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

Camarada,

Vc escolheu muito bem as peças de som do seu carro.
Mãos a obra.

1 - escolher um bom profissional e loja idonea para montar o seu som. Se vc for montar o seu próprio som dedica-se o dia todo, se for sozinho é o dia todo mesmo, talvez 2 dias dependendo de sua experiencia.
Tenha a nota fiscal para ter seus direitos.

2 - Segurança:
adquire um porta-fusivel tipo banana, pois ele é aprova d'agua e deverá ficar numa distância de 20 cmts + ou - da bateria. Pode deixar lá mesmo no compartimento.
Este fusivel protegerá o cabo do módulo este vai ser de 6 ou 8 mm DIRETO e sem emendas até o módulo passando longe dos RCAs (20 cmts) para não haver interferência eletro magnética.
Outro cabo para o rádio/cd vindo direto da bateria tb.

Veja este tópico : http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62392

Aterramento do módulo, procure um lugar onde tem parafuso que fique afixado no chassi, procure lixar a área até na lata e fixe o parafuso com arruela. O cabo de 4,0 mm não deve ser maior que 1,20 m de tamanho.
Dê atenção ao aterramento como fosse o positivo.
Aterramento do rádio/cd não segue a mesma regra mas é bom.

3 - Ligação do módulo:
Jamais ligue os seus falantes abaixo de 2 ohms, neste caso, o HA120 queimará e não é coberto pela garantia.
Melhor seria um sub de 4 ohms para trabalhar em ponte como vc ja disse, com 20% a mais de potencia em RMS uns 250 WRMS. Construido em uma cx com as dimenções indicadas pelo o fabricante. Pode ser selada ou dutada a cx, ai é questão de gosto.
Veja que o módulo é versatil, pode-se usar 2,3 ou 4 canais e com entrada RCA ou entrada HI. SOMENTE USE UMA OU OUTRA nunca as duas ao mesmo tempo se não vai pro espaço seu HA 120.
Não sei o radio/cd vai permitir ligar somente os RCA, pois alguns fabricantes permitem que seus aparelhos sejam ligados sem restrições; RCA + HI ou somente RCA que é o seu caso. Procure a assistência autorizada para tirar esta dúvida.

Monte o som curta por um bom tempo. Se o pessoal do banco de tras reclamar do som equilibra-o com o controle do fader, balanço, grave, agudo, etc.
Este modelo que vc escolheu é o mais coerente na minha opinião na imagem sterofonica, palco e principalmente na qualidade.

Veja um exemplo que pode ser o seu porta-mala.
Não é do sedan mas dá uma ideia.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

visite tb:

http://autosom.net/instala.asp


Mãos a obra!!!!


Vencato
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 26 2010f Maio 2010 12:26:34 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vencato »

Cleider, valeu pela força.
Quanto à instalação, vou deixar em uma loja de Porto Alegre para fazer a instalação.
A minha dúvida era grande pq eu irei comprar os falantes e módulo pela internet (leosound), pois achei os preços mais em conta, e não gostaria de ficar com material na mão sem uso.
Achei bacana a instalação do sub no porta malas, mas eu precisarei colocar uma caixa que eu possa retirar de vez em quando, pois volta e meia necessito do porta-malas., entao deixarei apenas o módulo de forma fixa.
Acho que vou dizer para o pessoal da loja correr o cabo de alimentação por um lado e os RCAs pelo outro para manter a distância (não seria exagero?)
Quanto ao tipo de caixa, penso em colocar uma selada. Este tipo seria a mais indicada (qualidade de som)?
Abraço.


Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

A loja Leosound tem uma grande variedade neste segmento e preço bom.
Sou cliente dele também.
Vc pode deixar a cx com 20 litros de volume interno mais o modulo juntos no fundo do porta-malas não perde tanto espaço.
Os cabos não precisam de passar por outro lado, só se não houver outra opção.

manual do falante: http://www.selenium.com.br/site/assets/ ... Manual.pdf

Neste exemplo o falante é um de 12" e ocupa mais espaço.
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Vc indicará para o instalador para fazer uma cx mais alta e menor no comprimento respeitando a litragem interna que é de 20 lts. Deste jeito vai ganhar mais espaço.
Posteriormente postarei as fotos do meu carro e vc verá que mesmo tendo um par de 10", tweter e drive voltados para o para-choque e o modulo boss ch 650 na lateral consigo colocar a metade da minha compra do mes la.

Boa sorte


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”