parametros Thiell-Small

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

parametros Thiell-Small

Mensagem por Cleider »

O que são os parâmetros Thiele-Small?

Foram 2 engenheiros australianos, Neville Thielle e Richard H. Small, os quais foram pioneiros no estudo de cx acústicas do tipo Bass Reflex (cx refletora de graves ou dutada) criaram uma padronização para medição de parâmetros elétricos e mecânicos de alto-falantes. Isto foi importante pois permitiu que as cx acústicas passassem a ser calculadas matematicamente.

É lógico que nós consumidores não saberemos todos os parâmetros e nem vamos colocar em prática todos eles para adquirir um falante, mas, este tópico é apenas informativo e curioso.
Para adquirir um falante temos antes que saber qual a necessidade do consumidor, freqüência, impedância e sensibilidade. Além do custo x beneficio.
Vamos ver alguns parâmetros Thiele-Small.

Fs: Parâmetro fundamental para quem constrói cx acústicas. É a freqüência de ressonância do alto-falante ao ar livre, em HZ. E também o ponto onde a impedância tem seu maior valor.

Re: Resistência ôhmica da bobina.

Qms: Fator “Q” de qualidade elétrico. Quanto maior o valor de Qes, menor será a força dinâmica do sistema eletromagnético.
No: Rendimento de referência de um alto-falante, em %. Indica o quão eficiente é o alto-falante.

Qts: Fator de qualidade total (mecânico e elétrico), indica o tipo de subwoofer.
Ex: Qts abaixo de 0.5 indica que o alto-falante é apropriado para caixa acústica, não devendo ser instalado em tampão. (carga acústica baixa).
Qts acima de 0.5 indica que o alto-falante é do tipo Free Air, recomendado para utilização em tampão (carga acústica baixa) e em vários sistemas de caixas acústicas.

Vas: Mais um parâmetro indispensável para o cálculo de cx acústica. Representa o volume de ar que tem a mesma compliância “molejo” da suspensão do alto-falante. Quanto maior o Vas, maior será a cx acústica necessária (apesar de haver outros parâmetros que contribuem para determinar o volume, tais como Qts, Fs).

Cms: Compliância mecânica do alto-falante em m/N.

Mms: Massa mecânica efetiva do alto-falante.

BI: Fator de força eletro-magnetica, em m/N

Pa: Potencia acústica que o alto-falante desenvolve, em watts.

Pe: Potencia elétrica que o alto-falante pode receber, em watts.

Xmax: deslocamento máximo da bobina, em milímetros, mantendo a mesma quantidade de fio dentro do gap do alto-falante, ou seja, recebendo do imã fixo um campo magnético uniforme.

Sensibilidade: É a conversão de “No” para dB/w/m, ou seja, eficiência medida em dB a um metro de distância, com 1 watt de potencia.

Sd: área efetiva de radiação do cone.

Vd: Volume deslocado pelo alto-falante. É um produto de Sd x Xmax

Potência Nominal: Potência eficaz, medida segundo a norma NBR 10303. Aplica-se sinal de ruído rosa, com potência RMS no alto-falante, em câmara anecóica ou semi-anecóica durante 2 horas. O alto-falante não pode apresentar nenhum tipo de problema. (CUIDADO: muita gente pensa que este parâmetro é a potência real do alto-falante). PMPO

Potência Musical: Potência em Watt que o alto-falante deve suportar em regime de programa musical por tempo indeterminado. Admite-se distorção máxima de 5% do amplificador.

SPL: Sound Pressure Level, usualmente medido a 1 watt, por 1 metro na frente ao falante.

Até a próxima!


Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”