Há necessidade de um 6x9 ou é exagero?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Hoogle
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 27 2009f Julho 2009 10:15:40 PM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hoogle »

fmaciel escreveu:bem... o som automotivo está sendo projetado em ambiente fechado e pequeno, uma concepção bem diferente de som ao vivo em grandes ambientes. também não pode estabelecer como parametro um determiado ambiente como por exemplo som ao vivo em show. em qualquer circusntancia a referencia é um analisador de espectro em tempo real apresentado a curva de resposta de frequencia o mais plano possível.
Claro que pode! Essa é a essência do palco, reproduzir a música como nas circunstâncias em que foi gravada, como se você estivesse de frente para um show.
É por isso que se chama palco sonoro.

Analisar o espectro faz parte do processo, mas de que adianta ter uma curva retíssima, se todos os falantes estiverem juntos ou apontando para onde não devem?
fmaciel escreveu:na frente por melhor que seja o sistema de audio e pelo fato de estar instalado na porta, a mesma tem um volume incorreto além de ter mecanismos móveis, vidro, metal que não são materiais acusticamente corretos, não vao te dar uma sonoridade satisfatória e em especial nos graves e subgraves inexpressivos e por isso se dá a necessidade de usar a parte de tras do carro para que o volume do porta malas compense essa perda.

por mais que se instale alto falantes de kevlar, fibra de carbono, impp, etc e coloque um modulo o som sempre vai dar a impressão que está faltando algo e que por exemplo aquele microsystem que voce tem em casa dá mais som do que o seu som do carro na frente.
É por isso que o pessoal que quer melhores respostas do falantes dianteiros geralmente faz pezinhos ou doorpods.


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="Hoogle"][quote="fmaciel"]bem... o som automotivo está sendo projetado em ambiente fechado e pequeno, uma concepção bem diferente de som ao vivo em grandes ambientes. [b]também não pode estabelecer como parametro um determiado ambiente como por exemplo som ao vivo em show[/b]. em qualquer circusntancia a referencia é um analisador de espectro em tempo real apresentado a curva de resposta de frequencia o mais plano possível.[/quote]
Claro que pode! Essa é a essência do palco, reproduzir a música como nas circunstâncias em que foi gravada, como se você estivesse de frente para um show.
É por isso que se chama palco sonoro.

Analisar o espectro faz parte do processo, mas de que adianta ter uma curva retíssima, se todos os falantes estiverem juntos ou apontando para onde não devem?

[quote="fmaciel"]na frente por melhor que seja o sistema de audio e pelo fato de estar instalado na porta, a mesma tem um volume incorreto além de ter mecanismos móveis, vidro, metal que não são materiais acusticamente corretos, não vao te dar uma sonoridade satisfatória e em especial nos graves e subgraves inexpressivos e por isso se dá a necessidade de usar a parte de tras do carro para que o volume do porta malas compense essa perda.

por mais que se instale alto falantes de kevlar, fibra de carbono, impp, etc e coloque um modulo o som sempre vai dar a impressão que está faltando algo e que por exemplo aquele microsystem que voce tem em casa dá mais som do que o seu som do carro na frente.[/quote]
É por isso que o pessoal que quer melhores respostas do falantes dianteiros geralmente faz pezinhos ou doorpods.[/quote]

já que voce colocou posição "correta" que eu saiba e que eu tenho analisado os alto falantes para uso automotivo não tem como estarem posicionados corretamente pois, no caso do corsa os tweeters dianteiros estão apontados um de frente ao outro e os midbass estão assim também e com varios obstaculos a mais e fora as pernas, os bancos, console central.. etc...
resumindo o som do carro é mais projetado de forma indireta e claro que vai sofrer alterações devido aos obstáculos, etc...
não que o problema seja o som projetado de forma indireta em muitos casos é uma boa pedida como por exemplo os tweeters serem instalados nos cantos superiores do painel e projetados no prabrisas. por exemplo: a bang e olufsen usa muito isso e chama de acoustic lens para suas caixas acústicas e outras marcas que preferem o som direto como a tannoy usam alto falantes concentricos.


abraços,

fermnando m.


Fernando_BH
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Novembro 2007 08:18:16 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando_BH »

Entendi pessoal... enfim, nesse meio tempo já adquiri um cdplayer da pioneer mais novo, com mais recursos q o anterior, além de um par 6x9 Bomber New Edge Pentaxial (100rms cada). Só falta agora comprar o kit 2 vias bravox e o módulo pra ligar os 4 falantes (frente+trás).

A minha dúvida é em relaçao ao modulo agora. Pensei no Taramps T400D, só q os ohms não batem. Achei um da Audiobank q tem 4 canais de 100rms a 4ohms cada, o q encaixa perfeito, mas e em relaçao a marca oq dizem?

abraço[/quote]


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="Fernando_BH"]Entendi pessoal... enfim, nesse meio tempo já adquiri um cdplayer da pioneer mais novo, com mais recursos q o anterior, além de um par 6x9 Bomber New Edge Pentaxial (100rms cada). Só falta agora comprar o kit 2 vias bravox e o módulo pra ligar os 4 falantes (frente+trás).

A minha dúvida é em relaçao ao modulo agora. Pensei no Taramps T400D, só q os ohms não batem. Achei um da Audiobank q tem 4 canais de 100rms a 4ohms cada, o q encaixa perfeito, mas e em relaçao a marca oq dizem?

abraço[/quote][/quote]


quanto aos modulos tanto o taramps quando o audiobank casam sim.
por exemplo: se um modulo coloca que dá 100W em 2ohms e se tem alto falantes de 4 podem ser ligados perfeitamente. o problema é voce usar impedancia abaixo de 2ohms, mas tenha em mente que em 2ohms dá a potencia de 100W e em 4ohms o modulo vai mandar menos potencia mas em compensação vai esquentar menos e há uma melhoria da qualidade de som devido a ter menos distorções pelo fato de fluir menos corrente.

mas a minha sugestão de modulos são 2: taramps T170 por serem de classe AB e eu acho melhor que classe D para tocar os seus kit 2 vias sendo um montado na frente (perto do porta luvas) e outro o que voce mesmo citou acima ou o taramps ou o audiobank ou se preferir olhar outros modelos tente o da bravox de 4x100W ou um blaupunkt nessas mesmas características. o modulo de 4 canais dois canais em bridge para o sub e dois para os 6x9.

cabeamento: use 2 pares de RCA 1 de 1m para os taramps da frente e outro de 5m para o modulo traseiro. 2 adaptadores Y RCA para unificar o front e rear da entrada do modulo
e cabo de alimetação usando antes um porta fusiveis de 2 vias sendo 1 de 20A para o modulo da frente e outro de 40A para o de tras e use para alimentar todos eles cabos de 10mm para não ter erro!

abraços,

fernando m.


Fernando_BH
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Novembro 2007 08:18:16 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando_BH »

fmaciel, eu já tenho um taramps T400 ligado só no meu sub (pioneer 307 D4)
pra ligar o kit 2 vias + 6x9 pensei num audiobank 4 canais (4x100 a 4ohms)... acha uma boa pedida?


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="Fernando_BH"]fmaciel, eu já tenho um taramps T400 ligado só no meu sub (pioneer 307 D4)
pra ligar o kit 2 vias + 6x9 pensei num audiobank 4 canais (4x100 a 4ohms)... acha uma boa pedida?[/quote]

sim! perfeitamente e fica muito bom por sinal isso uma vez que o audiobank é classe AB e um taramps é classe D (exceto o T170.2)

se quiser pode também usar um modulo da blaupunkt de 4 canais que está num preço muito bom na leosound se não me engano o GTA 460.

mas e se voce morar em BH, eu também moro na mesma cidade e posso te orientar se quiser no seu som. meu msn: fermaciel1771@hotmail.com

mas e me conte: já ligou o sub e o taramps? e tá batendo legal?

abraços,

Fernando M.


Fernando_BH
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Segunda-feira 26 2007f Novembro 2007 08:18:16 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fernando_BH »

fmaciel escreveu:
Fernando_BH escreveu:fmaciel, eu já tenho um taramps T400 ligado só no meu sub (pioneer 307 D4)
pra ligar o kit 2 vias + 6x9 pensei num audiobank 4 canais (4x100 a 4ohms)... acha uma boa pedida?
sim! perfeitamente e fica muito bom por sinal isso uma vez que o audiobank é classe AB e um taramps é classe D (exceto o T170.2)

se quiser pode também usar um modulo da blaupunkt de 4 canais que está num preço muito bom na leosound se não me engano o GTA 460.

mas e se voce morar em BH, eu também moro na mesma cidade e posso te orientar se quiser no seu som. meu msn: fermaciel1771@hotmail.com

mas e me conte: já ligou o sub e o taramps? e tá batendo legal?

abraços,

Fernando M.
opa xará, te adicionei la!


Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”