[Problemas] Kit 2 vias queimando

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
tfurukas
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 03 2009f Março 2009 12:49:10 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Problemas] Kit 2 vias queimando

Mensagem por tfurukas »

Galera,

Boa tarde!!

Primeiro eu vou falar o que eu tenho de som no carro e depois o problema que está acontecendo.

Corsa Hatch Joy 1.0 VHC
Player:
- Pioneer 5900IB
Módulos:
- Hurricane Dominator 1100 wrms
- Hurricane HA.140 480 wmrs
Subwoofer:
- 2 x Bravox UXP 12" 500 wrms D4
Alto Falantes:
- Bomber 6x9 300 wrms total
- 2 x cornetas D250-X
- 1 Super Tweeter Sellenium 50 wrms
- [b]kit 2 vias Bravox CS60D 140 wrms[/b]

Cabo de força 25mm e terra 16mm
Cabos RCA

Resumindo, tenho um grave e stéreo bom. Gosto de som com qualidade, por isso optei pelo UXP que toca mais para dentro com fidelidade.

Porém não me informaram que eu teria de utilizar Mega capacitores, Crossovers e porta fusível.

Enfim, alguém sabe me orientar o que fazer, pois já queimei duas vezes esses kits 2 vias...gastar 300 conto pra trocar todo ano, tá difícil...

abraços,
Thiago Furukawa
thiago.jpn@gmail.com


chucky_corsinha
:: Millennium ::
Mensagens: 108
Registrado em: Quarta-feira 29 2008f Outubro 2008 04:19:51 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por chucky_corsinha »

cara..acredito que o seu kit nao queimou por falta de fusiveis e etc...o que deve estar ocorrendo seja mta distorção para eles..ou potencia exessiva..não sei..
mais isso que voce falou ñão deve esta ocorrendo
pois energia(12+) soh há da bateria para os módulos..

seguinte...

na bateria eh necessário um fusível para evitar q as potencias queimem...então veja no manual da potencia o valor em Amperes que precisa ser o fusivel ou até um disjuntor(um exemplo..minha HT600 pede um de 50A..coloquei um disjuntor de 50 a 15 cm da bateria)...

no porta-malas..coloque um distribuidor com fusivel..assim entrando 1 via de energia e saindo 2

(---<=====)

como o Grave consome MUUUIIITO mais energia...e como as vezes as pessoas não querem investir mto em bateria..ou não tem espaço para isso ...acaba sendo necessária a instalação do MC...

sua instalação eh feita depois desse porta-fusivel distribuidor..usando uma das vias..entrando no MC e saindo direto no módulo...


tfurukas
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 03 2009f Março 2009 12:49:10 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tfurukas »

chucky_corsinha,

Antes eu tinha um porta fusível de 100A e o mesmo estava queimando...então para não encher mais o saco eu resolvi fazer a besteira de arrancá-lo =P. Uma besteira animal....

Estava pensando em comprar pelo menos um megacapacitor de 2 farad da b52 ou db link e um crossover, porém não sei de quantas vias eu tenho que comprar...
Agora você me disse que seria bom um distribuidor com fusível.

Se alguém conseguir me ajudar, estou sem o manual do Hurricane Dominator...

Resumindo, tenho de comprar um Crossover, um Disjuntor, um Megacapacitor e um distribuidor com porta fusível certo?

Mas será que isso vai resolver o meu problema?

Abraços,
Thiago Furukawa
thiago.jpn@gmail.com


fmaciel
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Domingo 10 2009f Maio 2009 05:35:58 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmaciel »

[quote="tfurukas"]chucky_corsinha,

Antes eu tinha um porta fusível de 100A e o mesmo estava queimando...então para não encher mais o saco eu resolvi fazer a besteira de arrancá-lo =P. Uma besteira animal....

Estava pensando em comprar pelo menos um megacapacitor de 2 farad da b52 ou db link e um crossover, porém não sei de quantas vias eu tenho que comprar...
Agora você me disse que seria bom um distribuidor com fusível.

Se alguém conseguir me ajudar, estou sem o manual do Hurricane Dominator...

Resumindo, tenho de comprar um Crossover, um Disjuntor, um Megacapacitor e um distribuidor com porta fusível certo?

Mas será que isso vai resolver o meu problema?

Abraços,
Thiago Furukawa
thiago.jpn@gmail.com[/quote]

Tem duas provaveis causas da queima deste kit 2 vias
1. voce pode estar ligando o kit direto no modulo sem crossover para kit 2 vias em que ele tem de ser dimensionado a partir das frequecias: MidBass 450 a 4.5kHZ Tweeter 4.5kHZ a 20kHZ e superior
2. voce pode estar jogando mais potencia para estes kits do que eles suportariam e neste caso, para os canias front do modulo diminua o ganho.

ou pode estar acontecendo as duas coisas citadas acima.

Mas lembre-se que os fabricantes tanto de alto falantes como de módulos eles tem uma mania irritante de não especificarem a potencia conforme a resolução 10.303 da ABNT e especificam em valores que são bem maiores para efeito de marketing do produto.

eu mesmo não vejo necessidade de amplificar os kit de 2 vias pelos módulos até porque o meu tweeter dianteiro (1TL1 da Selenium) tive de alterar o crossover para ter uma atenuação maior e no midbass eu uso um bravox premium IIe de 5" mas o kit duas vias na frente possul um crossover que eu mesmo projetei conforme as frequencias que especifiquei acima.

abraços,

Fernando M.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”