Olá Pessoal,
Felizmemnte e finalmente hoje busquei na concessionário meu novo carro, um Corsa Hatch 1.4.
Agora quero colocar um som nele e preciso de ajuda de vocês.
Tenho já o player do meu antigo carro, um Sony, que se não me engano é o 427, aquele que tem USB e auxiliar na frente.
Quero no meu carro um som bom, mas não precisa ser algo nada exagerado. Pelo que li, algo como Falantes nos locais priginais do carro (sem furar o tampão), subwoofer e módulo já é um bom som.
Mas qual marca e potencia comprar, não sei muito bem disso e se puderem me ajudar com preços e locais para comprar ficaria bem melhor minha pesquisa.
Obrigado
Projeto de Som - Ajuda
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- :: Wind ::
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- Registrado em: Segunda-feira 27 2009f Abril 2009 11:58:12 AM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
já aproveitando, li bastante gente citando o kit 2 vias...qual a diferença dele para as caixas coaxiais, triaxiais, etc?
me ajudem!!
me ajudem!!
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- :: Wind ::
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- Registrado em: Sexta-feira 01 2009f Maio 2009 05:08:17 AM
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- Ano de fabricação: N/I
Primeiramente acho interessante dar uma pincelada sobre alto-falantes . Tipos de alto-falantes (básicos) que podem ser utilizados em um sistema de som:
Subwoofer
Woofer
Mid-bass
Mid-Range
Tweeter
Super Tweeter
Cada um deles é construído para reproduzir determinadas frêquências sonoras.
Subwoofer: (Graves fortes) costumam reproduzir entre 20hz e 120hz
Woofer: (Graves mais leves ) operam geralmente entre 50hz e 300hz
Mid-Bass: (Médio Graves ) Atuam entre 50hz e 500hz
Mid-Range: ( Médios ) Atuam geralmente entre 300hz e 5000hz
Tweeter: (Agudos) Atuam em faixas acima de 5000Hz
Super-Tweeter ( Agudos Fortes ) Perfeito para utilizar entre 3500hz e 20.000Hz.
Um detalhe: O alto-falante não é capaz de "ignorar" a frequência para a qual ele não foi construído.
Por exemplo: você pode mandar um grave para um tweeter mas como ele não foi construido para esta frequência há o risco do mesmo ser danificado , assim como um subwoofer não foi construído para trabalhar em altas frequências.
Além disso os alto falantes costumam distorcer o som quando trabalham em frequências para as quais não foram construidos o que reduz a qualidade sonora.
OBS: Essa tabela é apenas como referência ja que na prática os alto-falantes constumam trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, por exemplo os Subwoofers costumam operar
em faixas entre 20hz e 150hz, ou mesmo os woofer que são utilizados entre 50hz e 5000hz dispensando assim os Mid-Bass e os Mid-Range.
Agora vamos ao que interessa:
A combinação de alguns desses alto-falantes numa mesma carcaça é o que origina os coaxiais, triaxiais... Da seguinte maneira:
Coaxiais: Composto por 1 Woofer e 1 Tweeter
Triaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 1 Tweeter
Quadrixiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 2 Tweeter
Pentaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range, 1 Tweeter e 2 Super-Tweeter's
Sextaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 4 Tweeter's
A relação entre Tweeter's e Super-Tweeter's pode variar de fabricante para fabricante, mas ja deu para perceber que o par Woofer e Mid-Range se mantem em todos, então o que varia mesmo são os "alto-falantes" para sons agudos.
Agora fica a pergunta: então por que não pegar um sextaxial que tem muito mais componentes?????????
Da pra responder com uma só palavra: QUALIDADE !
No caso dos coaxiais e até nos triaxiais nem tanto, afinal há um certo equilibrio entre graves e agudos mas a partir dos Quadrixiais a coisa fica feia . É muito agudo junto !
Outro problema é que sons de alta frequência ( agudos ) são direcionais, ou seja, não costumam se espalhar tanto quanto os graves, ai está uma das vantagens dos Kit's 2 Vias: Como os componentes ( Woofer + Tweeter ) estão separados você pode direcionar o tweeter para os ouvintes, o que ja não é tão necessário no woofer, ja que frequências mais baixas costumam se "dissipar" no ar.
Algumas pessoas sugerem que sejam instalados kit's 2 vias nas portas dianteiras, e Coaxiais na parte traseira do carro pois assim temos um equilibrio das ondas sonoras. Lembrando que os tweeter's do kit 2 vias dianteiro deve ser instalado (de preferência ) "apontando" para os ouvidos dos passageiros, ja no caso dos Coaxiais que ficam na traseira ( tampão ou locais originais ) como possuem um tweeter e um woofer na mesma carcaça daria aquele "complemento" ao som, sem deixar muito grave e nem muito agudo .
Outro detalhe no caso dos Kit's 2 vias é que eles vem com um Divisor de Frequência que separa as frequências a serem reproduzidas por cada alto falante melhorando com isso a qualidade.
Bom acho que é só isso
Espero que ajude na procura por um equipamento legal
Galera se eu errei alguma coisa ai me corrijam
Fontes: Wikipédia, Mercadolivre , Autosom.com, website da Bomber, website da Buster.
Subwoofer
Woofer
Mid-bass
Mid-Range
Tweeter
Super Tweeter
Cada um deles é construído para reproduzir determinadas frêquências sonoras.
Subwoofer: (Graves fortes) costumam reproduzir entre 20hz e 120hz
Woofer: (Graves mais leves ) operam geralmente entre 50hz e 300hz
Mid-Bass: (Médio Graves ) Atuam entre 50hz e 500hz
Mid-Range: ( Médios ) Atuam geralmente entre 300hz e 5000hz
Tweeter: (Agudos) Atuam em faixas acima de 5000Hz
Super-Tweeter ( Agudos Fortes ) Perfeito para utilizar entre 3500hz e 20.000Hz.
Um detalhe: O alto-falante não é capaz de "ignorar" a frequência para a qual ele não foi construído.
Por exemplo: você pode mandar um grave para um tweeter mas como ele não foi construido para esta frequência há o risco do mesmo ser danificado , assim como um subwoofer não foi construído para trabalhar em altas frequências.
Além disso os alto falantes costumam distorcer o som quando trabalham em frequências para as quais não foram construidos o que reduz a qualidade sonora.
OBS: Essa tabela é apenas como referência ja que na prática os alto-falantes constumam trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, por exemplo os Subwoofers costumam operar
em faixas entre 20hz e 150hz, ou mesmo os woofer que são utilizados entre 50hz e 5000hz dispensando assim os Mid-Bass e os Mid-Range.
Agora vamos ao que interessa:
A combinação de alguns desses alto-falantes numa mesma carcaça é o que origina os coaxiais, triaxiais... Da seguinte maneira:
Coaxiais: Composto por 1 Woofer e 1 Tweeter
Triaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 1 Tweeter
Quadrixiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 2 Tweeter
Pentaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range, 1 Tweeter e 2 Super-Tweeter's
Sextaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 4 Tweeter's
A relação entre Tweeter's e Super-Tweeter's pode variar de fabricante para fabricante, mas ja deu para perceber que o par Woofer e Mid-Range se mantem em todos, então o que varia mesmo são os "alto-falantes" para sons agudos.
Agora fica a pergunta: então por que não pegar um sextaxial que tem muito mais componentes?????????
Da pra responder com uma só palavra: QUALIDADE !
No caso dos coaxiais e até nos triaxiais nem tanto, afinal há um certo equilibrio entre graves e agudos mas a partir dos Quadrixiais a coisa fica feia . É muito agudo junto !
Outro problema é que sons de alta frequência ( agudos ) são direcionais, ou seja, não costumam se espalhar tanto quanto os graves, ai está uma das vantagens dos Kit's 2 Vias: Como os componentes ( Woofer + Tweeter ) estão separados você pode direcionar o tweeter para os ouvintes, o que ja não é tão necessário no woofer, ja que frequências mais baixas costumam se "dissipar" no ar.
Algumas pessoas sugerem que sejam instalados kit's 2 vias nas portas dianteiras, e Coaxiais na parte traseira do carro pois assim temos um equilibrio das ondas sonoras. Lembrando que os tweeter's do kit 2 vias dianteiro deve ser instalado (de preferência ) "apontando" para os ouvidos dos passageiros, ja no caso dos Coaxiais que ficam na traseira ( tampão ou locais originais ) como possuem um tweeter e um woofer na mesma carcaça daria aquele "complemento" ao som, sem deixar muito grave e nem muito agudo .
Outro detalhe no caso dos Kit's 2 vias é que eles vem com um Divisor de Frequência que separa as frequências a serem reproduzidas por cada alto falante melhorando com isso a qualidade.
Bom acho que é só isso
Espero que ajude na procura por um equipamento legal
Galera se eu errei alguma coisa ai me corrijam
Fontes: Wikipédia, Mercadolivre , Autosom.com, website da Bomber, website da Buster.
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