Projeto de Som - Ajuda

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
viandra
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 27 2009f Abril 2009 11:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Projeto de Som - Ajuda

Mensagem por viandra »

Olá Pessoal,

Felizmemnte e finalmente hoje busquei na concessionário meu novo carro, um Corsa Hatch 1.4.

Agora quero colocar um som nele e preciso de ajuda de vocês.

Tenho já o player do meu antigo carro, um Sony, que se não me engano é o 427, aquele que tem USB e auxiliar na frente.

Quero no meu carro um som bom, mas não precisa ser algo nada exagerado. Pelo que li, algo como Falantes nos locais priginais do carro (sem furar o tampão), subwoofer e módulo já é um bom som.

Mas qual marca e potencia comprar, não sei muito bem disso e se puderem me ajudar com preços e locais para comprar ficaria bem melhor minha pesquisa.

Obrigado


viandra
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 27 2009f Abril 2009 11:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por viandra »

já aproveitando, li bastante gente citando o kit 2 vias...qual a diferença dele para as caixas coaxiais, triaxiais, etc?

me ajudem!!


Asroc
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sexta-feira 01 2009f Maio 2009 05:08:17 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Asroc »

Primeiramente acho interessante dar uma pincelada sobre alto-falantes 8) . Tipos de alto-falantes (básicos) que podem ser utilizados em um sistema de som:

Subwoofer
Woofer
Mid-bass
Mid-Range
Tweeter
Super Tweeter

Cada um deles é construído para reproduzir determinadas frêquências sonoras.

Subwoofer: (Graves fortes) costumam reproduzir entre 20hz e 120hz
Woofer: (Graves mais leves ) operam geralmente entre 50hz e 300hz
Mid-Bass: (Médio Graves ) Atuam entre 50hz e 500hz
Mid-Range: ( Médios ) Atuam geralmente entre 300hz e 5000hz
Tweeter: (Agudos) Atuam em faixas acima de 5000Hz
Super-Tweeter ( Agudos Fortes ) Perfeito para utilizar entre 3500hz e 20.000Hz.

Um detalhe: O alto-falante não é capaz de "ignorar" a frequência para a qual ele não foi construído.

Por exemplo: você pode mandar um grave para um tweeter mas como ele não foi construido para esta frequência há o risco do mesmo ser danificado :redhotevil: , assim como um subwoofer não foi construído para trabalhar em altas frequências.
Além disso os alto falantes costumam distorcer o som quando trabalham em frequências para as quais não foram construidos o que reduz a qualidade sonora.

OBS: Essa tabela é apenas como referência ja que na prática os alto-falantes constumam trabalhar em uma faixa de frequência mais ampla, por exemplo os Subwoofers costumam operar
em faixas entre 20hz e 150hz, ou mesmo os woofer que são utilizados entre 50hz e 5000hz dispensando assim os Mid-Bass e os Mid-Range.

Agora vamos ao que interessa:

A combinação de alguns desses alto-falantes numa mesma carcaça é o que origina os coaxiais, triaxiais... Da seguinte maneira:

Coaxiais: Composto por 1 Woofer e 1 Tweeter
Triaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 1 Tweeter
Quadrixiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 2 Tweeter
Pentaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range, 1 Tweeter e 2 Super-Tweeter's
Sextaxiais: Composto por 1 Woofer, 1 Mid-Range e 4 Tweeter's

A relação entre Tweeter's e Super-Tweeter's pode variar de fabricante para fabricante, mas ja deu para perceber que o par Woofer e Mid-Range se mantem em todos, então o que varia mesmo são os "alto-falantes" para sons agudos.

Agora fica a pergunta: então por que não pegar um sextaxial que tem muito mais componentes?????????

Da pra responder com uma só palavra: QUALIDADE :D !

No caso dos coaxiais e até nos triaxiais nem tanto, afinal há um certo equilibrio entre graves e agudos mas a partir dos Quadrixiais a coisa fica feia :lol:. É muito agudo junto :cry: !

Outro problema é que sons de alta frequência ( agudos ) são direcionais, ou seja, não costumam se espalhar tanto quanto os graves, ai está uma das vantagens dos Kit's 2 Vias: Como os componentes ( Woofer + Tweeter ) estão separados você pode direcionar o tweeter para os ouvintes, o que ja não é tão necessário no woofer, ja que frequências mais baixas costumam se "dissipar" no ar.

Algumas pessoas sugerem que sejam instalados kit's 2 vias nas portas dianteiras, e Coaxiais na parte traseira do carro pois assim temos um equilibrio das ondas sonoras. Lembrando que os tweeter's do kit 2 vias dianteiro deve ser instalado (de preferência ) "apontando" para os ouvidos dos passageiros, ja no caso dos Coaxiais que ficam na traseira ( tampão ou locais originais ) como possuem um tweeter e um woofer na mesma carcaça daria aquele "complemento" ao som, sem deixar muito grave e nem muito agudo :) .

Outro detalhe no caso dos Kit's 2 vias é que eles vem com um Divisor de Frequência que separa as frequências a serem reproduzidas por cada alto falante melhorando com isso a qualidade.

Bom acho que é só isso :lol:
Espero que ajude na procura por um equipamento legal ^^

Galera se eu errei alguma coisa ai me corrijam :wink:


Fontes: Wikipédia, Mercadolivre :lol: , Autosom.com, website da Bomber, website da Buster.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”