Som interno, vale a pena por 6x9 ?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Crawling Chaos
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Quarta-feira 14 2007f Fevereiro 2007 08:20:22 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Crawling Chaos »

Olá jrpel. Aqui vai a minha opinião. Note que é uma opinião particular que não reflete,

nem de loge, a opinião da maioria das pessoas.

A primeira coisa que tem que entender é que quando falamos de som de qualidade não

queremos dizer apenas um som que toca bem. Estamos falando de profundidade de palco, foco,

etc. Esses conceitos passam longe da maioria dos usuários de som automotivo padrão. O som

de qualidade que falamos tenta reproduzir o som como se você estivese diante de um palco

com a banda tocando em frente a você. Por isso, no meu caso eu não uso nenhum alto-falante

instalado no tampão do carro. As pessoas que andam comigo no banco traseiro não reclamam

da falta de som. Pelo contrário, muita gente pede para abixar o som, que com exceção dos

subgraves (não direcionais) vem todo da frente. É muito difícil conseguir um palco bom eu

um carro com os alto-falantes nos locais originais. Se você não quiser fazer nenhum tipo

de adaptação, como pezinhos e peitinhos (se não souber o que é pergunta que eu explico) e

quiser colocar o som nos locais originais dificilmente ficará tão bom asim. No meu caso

uso nos locais originais simplesmente porque não pude parar ainda para fazer as

adaptações. O Corsa pelo monos tem um local separado para o tweeter próximo à maçaneta, o

que ajuda um pouco.

No seu post anterior, você perguntou onde instalar os coaxiais e o subwoofer. Os coaxiais,

se você resolver instalar (eu naõ isntalaria) vão nos locais originais sobre o tampão.

Como o fnando disse, esses não precisam ser amplificados pois corre-se o risco de puxar o

palco para trás. O subwoofer, infelizmente só tocará bem em uma caixa de madeira ou fibra.

Há muitas formas e maneiras de se fazer uma caixa dessas. A minha, por exemplo, dutada de

44 litros, sintonizada em 28 Hz, fica no porta-malas e abriga um Sub da NAR de 10" modelo

10sw2 de 180 W. Eu toco esse sub com um amplificador Alpine de 350W em 4ohms. Vou mudar

isso em breve, pois acho que os graves não estão passando direio para a cabine (o meu

carro é sedan - Classic; carros hatch não teriam esse problema). Já ví projeto excelente

com dois subs de 6" sob os bancos do motorista e passgeiro, mas era um carro que tem um

espação ali. Os subwoofers que não precisam de caixas (chamados freeair) são bastante

raros e visrtualmente inexistentes no Brasil (eu nunca ví um ao vivo). Alguns pedem

volumes maiores, outros pedem volumes menores. Uns tocam melhor um tipo de música, outros

tocam melhor outros tipos. Cada um tem a sua particularidade. Ah, e apesar de requerer um

investimento meio "pesado", o tipo de som que eu e o fnando curtimos é só para dentro do

carro. Nada de parar o carro e abri o porta-malas por aí.

Quanto à qualidade das 6x9 eu as acho sofrível. Ruim mesmo. Acho que só servem para fazer

barulho. Quanto mais eixos (axis) piores soam. Uma sobreposição extrema de microfalantes

atuando nas mesmas freqüências que geram uma cacofonia irritante. O dia em que eu colocar

uma dessas no meu carro, me internem pois estarei completamente louco.

Agora vamos aos aspectos práticos. Eu não gastei somas vultuosas de dinheiro no meu som de

uma vez. Fui começando aos poucos, evitando comprar coisas que não teriam uma utilidade a

longo prazo, e fazendo upgrades quando possível. Comecei com um player Pioneer ligado nos

alto-falantes originais do carro, como você. Logo logo o player queimou alguns dos

alto-falantes. Eu achava que era por que ele era potente demais, inocente que só. Mal

sabia eu que era por excesso de distorção. Enfim, o próximo passo foi comprar

alto-falantes melhores e ANOS depois meu primeiro amplificador, um booster Stetsom com

entradas RCA. Depois disso adicionei um subwoofer Hinor Cruzader de 12" e aboli os

alto-falantes traseiros e adicionei teweeters aos locais originais. O próximo passo foi

trocar o amplificador por um mosfet melhor (que tenho até hoje) e trocar o subwoofer por

um de 10" mais rápido em mais musical (o NAR de que falei acima). Depois adicionei um

amplificador Alpine digital só para o subwoofer e troquei os mid bass nas portas por

outros de melhor qualidade. Os próximos passos serão a troca do tweeter por um conjunto de

full range + tweeter em peitinhos, a adição de mais dois amplificadores em substituição ao

meu atual mosfet, o tratamento acústico das portas dianteiras e se precisar das traseiras,

a troca do subwoofer de 10" por dois de 8" que tentarei colocar insanamente sobre o tampão

em caixa de fibra, e a troca do palyer por um de melhor qualidade com TA e equalizador com

maior númeor de bandas. Note que já se passaram mais de 10 anos desde que eu comecei a

instalar meus próprios equipamentos, portanto não acho que você tenha que gastar milhares

de Reias agora, de uma tacada só. O que eu acho que você deve fazer:

- deixe seus altofalantes no local onde estão e compre apenas um subwoofer e um

amplificador MOSFET de dois canais que faça bridge e adicione ao seu sistema. Isso te dará

um incremento em qualidade e tocará freqüências que até então seu som era incapaz de

tocar, os subgraves;

- o próximo passo é trocar os alto-falantes originais dianteiros por outros melhores; procure um bom kit duas vias e instale os tweeters nos locais originais e os mids nas portas. Se no futuro pretender instalar os mids em pezinhos, pense em compra-los de 5". Mas por hora instale-os nas portas mesmo com aros adaptadores;

- troque o amplificador MOSFET de dois canais por um MOSFET de 4 canais. É importante que ele seja capaz de fazer bridge para que você ligue o subwoofer em dois dos canais. Passe a amplificar portanto o sub e o kit duas vias dianteiro. Nesse ponto você já terá um setup considerado como de entrada para som de qualidade;

- reposicione o kit duas vias colocando os tweeters nas colunas A. Se for usar pezinhos para os mids esse é o momento;

- troque o player por um de melhor qualidade. (procure por players que tenham TA, equalizador, DAC de 24 bits/bur-brown, etc)

- faça pequenos upgrades para ir acertando o setup/som para seu gosto pessoal/musical.

Qualquer coisa estamos aí para ajudar.

[]´s
Crawling Chaos
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Presuntinho »

Bem vou ser breve aqui porem dinâmico.

Em sistemas de Qualidade não se usa essas potencias TRIAXIAIS, QUADRIXIAIS, PENTAXIAIS e ETCXIAIS..

Em sistemas de qualidade usasse somente kit duas vias e se vc quiser na traseira um coaxial...... literalmente se quiser.

Eu coloquei para não ficar sem nada lá atras, mas o ganho dele ta no minimo.

Um sistema de qualidade não sai caro, mas eu particularmente odeio o kit duas vias da Bravox, ow tweeterzinhos que são extridentes.... me irrita!! rsrsrs

abraços
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....
Avatar do usuário
Crawling Chaos
:: Super ::
Mensagens: 63
Registrado em: Quarta-feira 14 2007f Fevereiro 2007 08:20:22 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Crawling Chaos »

[quote]Em sistemas de Qualidade não se usa essas potencias TRIAXIAIS, QUADRIXIAIS, PENTAXIAIS e ETCXIAIS.. [/quote]

Você quis dizer alto-falantes e não potências, não é?

Quanto à estridência dos kits Bravox, tem muita gente resolvendo isso com uma rede Zobel. Eu já escutei o de um amigo de Goiânia e ficou muito bom.

[]´s
Crawling Chaos
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”