Montei um som na wagon, mas ainda estou com algumas dúvidas

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Montei um som na wagon, mas ainda estou com algumas dúvidas

Mensagem por Raphael Wagon »

Fala corseiros,tudo bom?
Sexta feira passada realizei um antigo sonho, montar um sonzinhu no corsinha.
Segue a configuração

2 bomber upgrade 250 rms bobina simples 4 ohms
Pra empurra as crianças um hurricane HA4.120
2 drivers da Falcon 100 rms cada
2 super tweeter da Falcon 100 Rms tb
E um outro módulo de 4 canais pro stereo que naum lembro agora :D

Agora as dúvidas, tenho um pequeno conhecimento na instalação de som automotivo, daí resolvi eu mesmo instalar o som, fiz tudo aqui na garagem de casa mesmo.
Tudo está funcionando, mas sinto que ainda não está 100%, por isso recorro a ajuda de vocês.

Ontem parei em um posto de gasolina e abri a mala, uns 45 minutos com o som ligado o hurricane entro em modo de segurança e parou de tocar os upgrade, estava mttuuu quente, daí blz fui desliguei o som e talz, um 10 minutos depois liguei novamente só pra ver e funcionou perfeitamente, daí desliguei o "lound" do meu player e escutei mais uns 50 minutos tranquilo.
Daí minha dúvida, já ouvi falar que esse lound pode ser o culpado pelo ocorrido, mas por outro lado naum sei se pode ser o cabo de energia, estou usando um cabo de 8mm pra liga o positivo e o terra.
O que pode ser? eu sei que esse módulo esquenta...normal, mas no meu caso chega a entra em modo de segurança é pq alguma coisa naum está normal...

Bom se alguém puder me ajudar eu agradeço de verdade.
Abraços


will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

vc tem TRÊS problemas:

1 - aquecimento. o hurricane esquenta msm. vc tah usando 1 amp q manda (teoricos) 240w pra subs de 250w. provavelmente com o som no talo. logo o amp tah s esgoelando e obviamente esquentando muito. esse eh 1 dos motivos pelos quais deve-se SEMPRE usar amps mais fortes q os falantes. amp quente entra em modo d protecao pra nao queimar (literamente)

2 - alimentacao. fio fino, menos corrente. som no talo, a fonte tenta s virar e piora o item 1. alem disso, nao bate tudo o q pode pq sem energia vc nao levanta uma caixa e um amp nao amplifica ;). isso alem do risco d incendio pq provavelmente o fio tb deve estar esquentando muito. d qq forma, amps custumam entrar em protecao por causa de falta d corrente ou subvoltagem

3 - distorcao. loud soh serve pra distorcer o som. a maioria dos amps, pra proteger os falantes, entram em modo d protecao e desligam. qnt mais quente o amp, mais distorcao ele gera por si soh. falta d alimentacao gera clipping q tb eh distorcao. resumo: protecao

como vc pode ver, vc tem tres itens colaborando fortemente pro seu modulo entrar em protecao

com menos distorcao (e volume) qnd vc desligou o loud, a coisa amenizou e ele aguentou mais tempo. nao tem jeito. cavalo q anda come.
nao adianta ter 500w d sub na mala, usar fio fino e modulo fraco
eu trocaria o hurricane por 1 taramps t700. como ele eh mosca branca, procure algum outro com, NO MINIMO, 600wrms. recomendo algo na casa dos 800 a 1000 (nunca entregam o q prometem) pro amp trabalhar folgado e vc poder aproveitar melhor os picos sonoros

no caso do amp mais forte, tem q saber regular o ganho e nunca s deve abrir o volume todo, mas os subs vao render MUITO mais
reveja tb a litragem da sua caixa. s vc tah precisando ligar o loud do player pra ter grave, tem coisa errada aih (talvez apenas o amp)

[]s


Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Raphael Wagon »

Opa...
Entaum, esse fds foi em um evento automotivo e coloquei meu som pra funfar de novo, mas antes tinha ajustado algumas coisas.

Coloquei o seletor do crossover no low e daí fui regulando, não entendo mta coisa, mas parece que ficou melhor, o ampli não esquentou tanto, naum precisei ligar o loud pra bater e o som ficou mto mais fmz.

Estou vendo a troca do meu cabo de alimentação, quanto ao que você sugeriu a troca de ampli, neste momento fica meio difícil pra mim, gastei todo o dinheiro que eu tinha nesse som, dái pra trocar de ampli agora é complicado.

Acredito que regulando o módulo certinho e trocando os fios de alimentação já vai ficar um pouco melhor né, você recomenda comprar qual fio o de 21mm? lembrando que atualmente uso o de 8mm.

Abraço e obrigado


will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

o calculador do autosom.net (q sempre exagera) recomenda 21mm msm (4AWG)
eh bom q dah folga pra qnd vc trocar d amp.

vc tem q regular o ganho direito. pode ser q o modulo esteja distorcendo d+ por causa de ganho mau regulado

pra aprender o q eh, pra q serve e como s faz: http://autosom.net/artigos/controleganho.htm

[]s


bramer
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Segunda-feira 21 2008f Janeiro 2008 01:19:06 AM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por bramer »

com certeza, trocando a fiação (eu colocaria 16mm) e fazendo uma boa instalação e regulagem, o sistema vai ficar show de bola cara..

e outra, módulos tambem esquentam por falta de bateria (parece estranho falar isso né?), mais acontece sim..
Pick Up Corsa ST 1.6 Preta. 4 Pioneer 307 + 2 12pw3 + 6 Drives + 2 St ( ( ( TUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuummm ) ) )


Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Raphael Wagon »

bramer escreveu:com certeza, trocando a fiação (eu colocaria 16mm) e fazendo uma boa instalação e regulagem, o sistema vai ficar show de bola cara..

e outra, módulos tambem esquentam por falta de bateria (parece estranho falar isso né?), mais acontece sim..

Eh verdade cara, troquei minha bateria(a outra naum estava mais segurando carga) e deu uma melhorada significativa no módulo...show..
Bom por enquanto que não tenho dinheiro pra trocar o fio, vou usando assim mesmo, é só controlar o volume e as batidas que da pra levar :D


Avatar do usuário
italo
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Quarta-feira 15 2007f Agosto 2007 11:26:49 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por italo »

como mencionado pelo will_santana

vc tem problemas trocando os cabos ja pode dar uma amenizada e como vc substituiu a bateria ... melhora um pouco ....
ai vc naum aproveita mto o sub mandando pouca potencia...

algo que vc poderia fazer naum se o seu modulo consegue ... e pegar um Sub bem mais potente ateh uns 450 rms de bobina dupla e fazer tipo um bridge na bobina e ligar dois canais nele...tipo 2 x 240 = 480 rms pra ele...

tenho um Blau Gta 480 que o brigde dele eh 2 canais de 210 eu acho e tenho em um canal um sub NAR 180rms... to pensando em pegar um Nar Bob. dupla de 300 rms e mandar os dois canais...ai si....

Por ser 180 rms eu acho que o bicho bate mto... nunca ouvi o desempenho dos ups... mas vc poderia estudar um troca...


abs..


will_santana
:: Piquet ::
Mensagens: 262
Registrado em: Quinta-feira 23 2006f Novembro 2006 02:21:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por will_santana »

coloca outro sub, troca d modulo mas nunca 1 bobina por bridge

[]s


Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Raphael Wagon »

italo escreveu:como mencionado pelo will_santana

vc tem problemas trocando os cabos ja pode dar uma amenizada e como vc substituiu a bateria ... melhora um pouco ....
ai vc naum aproveita mto o sub mandando pouca potencia...

algo que vc poderia fazer naum se o seu modulo consegue ... e pegar um Sub bem mais potente ateh uns 450 rms de bobina dupla e fazer tipo um bridge na bobina e ligar dois canais nele...tipo 2 x 240 = 480 rms pra ele...

tenho um Blau Gta 480 que o brigde dele eh 2 canais de 210 eu acho e tenho em um canal um sub NAR 180rms... to pensando em pegar um Nar Bob. dupla de 300 rms e mandar os dois canais...ai si....

Por ser 180 rms eu acho que o bicho bate mto... nunca ouvi o desempenho dos ups... mas vc poderia estudar um troca...


abs..

Cara, como gastei todo o dinheiro que tinha montando esse som não posso estar trocando meu equipamentos, mas estou mto feliz com o resultado.

Tipo eu fiz a instalação e como foi o primeiro som que instalei e comprei tudo sozinho sem ajuda de ninguém, eu sabia que de começo não ia ficar 100%, mas me surpreendi com o resultado final, no começo meu subs naum estavaum batendo bem, só dava uma batida legal com o loud ligado, mas dei uma regulada no modulo e agora sim :D com a mala fechada o limpador de para brisa traseiro chega a pular com as batidas e o carro todo treme. :D de mala aberta mesmo com 2 cornetas e 2 twiters da pra brincar, a primeira vez que parei em um posto de gasolina e abri a mala e coloquei o menino pra tocar fiz um cara com um palio desligar o som ihihhi claaaaaro que o cara não tinha um som CENSURADO tb, mas fiquei mto feliz.

Mas de qualquer forma agradeço a ajuda dos corseiros.

Abraço a todos.


Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Raphael Wagon »

Opaa

Como disse naum estava pensando em trocar nada do meu som, mas chegando em casa tem um camarada meu querendo me vender um banda 4.8, como ele eh meu camarada vou poder parcelar e talz, mas aí a dúvida.

Tava pensando em pegar esse banda pra tocar meus dois bomber uprade de 250 4 ohms
E colocar o hurricane pra tocar as cornetas tweeters e falantes, seria uma boa ou nem vale a pena?


Vlws


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”