Band Pass ou Selada

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Marcílio Cardoso
:: Rodeio ::
Mensagens: 651
Registrado em: Sexta-feira 17 2007f Agosto 2007 06:33:36 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Band Pass ou Selada

Mensagem por Marcílio Cardoso »

Qual seria o melhor projeto de caixa pra um Sub Bravox Endurance E2K10D4num classic pra ouvir bons graves dentro do carro?

BandPass
Imagem

* Resposta de graves extendida
* Banda de frequência definida
* Boa resposta a transientes
* Alto SPL
* Alta potência
* Esse tipo de caixa acústica comporta-se como um filtro acústico passa faixa, sendo do tipo radiador indireto ( o alto-falante não transmite diretamente). Possibilita a obtenção de rendimentos superiores ao de referência do alto-falante, o que não acontece com as caixas do tipo radiador direto (caixa fechada, refletor de graves, etc).
* Utiliza duas câmaras, onde a primeira envolve a parte de depressão do alto-falante (traseira) e possui 2/3 do volume total da caixa. A segunda envolve a parte de pressão (frente) e utiliza 1/3 do volume total. A primeira câmara estabelece o corte FL (frequência de corte inferior) e a segunda o corte FH (frequência de corte superior). Este sistema acústico possui uma resposta muito definida e agradável nos graves, controlando muito bem a excursão do cone do alto-falante.
* Bom para todos os tipos de música.


Selada
Imagem

* Excelente resposta a transientes
* principalmente para valores de Qtc inferiores a 0,7 situação em que a resposta de graves é prejudicada ( F3>Fc: Frequência de Ressonância ou pico da caixa)
* Resposta de frequência plana
* Baixa distorção em toda a faixa
* Pouco reforço em baixa frequência
* Utiliza alto-falantes de alta excursão. (por ter volume interno fixo a caixa evita excursões exageradas do falante, diminuindo o volume em 15% é possível aplicar até 30% a mais de potência)
* Suportam altas potências sem que se aumente o risco de danificar o alto-falante na mesma proporção.
* Ideal para quem deseja um grave puro e profundo
* Bom para Pop, Dance, Heavy Metal e Rock. (músicas com batidas de impacto)
* O volume da caixa Closed podem variar com os seguintes resultados:

- Volume menor:
Frequência de sintonia sobe;
Resposta de graves menos estendida, menos plana;
Graves mais acentuados;
Potência aplicável maior;
Som mais "duro", grave de ataque;
- Volume maior:
Frequência de sintonia desce;
Resposta de graves mais estendida (baixas frequências);
Resposta mais plana;
Potência aplicável menor;
Graves mais profundos e mais natural;
[/b]
Agora de Vectra CD 2.2 16v
Avatar do usuário
Fazeoque
:: Millennium ::
Mensagens: 184
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:50:20 AM
Localização: Guaratinguetá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fazeoque »

pelo que eu sei

a selada vai bater mais seco

a band pass, é otima, fica muito bom, porem a caixa é grande, vi uma band pass com sub de 8 numa S-10, tava otimo

porque nao faz uma dutada??? fica muito bom, os graves nao ficam secos é bom pra ouvir qualquer tipo de musica, rock e etc ...

espero ter ajudado
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

por ser um sedan eu iria de bandpass, so q vc ja viu se no fabricante do sub tem o projeto? essa é uma caixa q ou fica otima ou uma merd@, vc consegue total controle de frequencia entre outras coisas, so q é um risco de errar qq coisa e ir por agua abaixo a caixa......
uma ideia seria trabalhar no comprimento do duto, e o correto seria o duto ficar com passagem livre pra dentro do carro, se o classic mantem o esquema de tampao do sedan é bem complicado, mas vale a pena........
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
kdtprt
:: Champ ::
Mensagens: 460
Registrado em: Segunda-feira 03 2007f Dezembro 2007 03:57:07 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kdtprt »

band pass sem dúvida...
ou dutada...
selada nem pensar..
Avatar do usuário
randolfomagrelo
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Sábado 22 2007f Setembro 2007 09:53:13 PM
Localização: Martinópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por randolfomagrelo »

band-paas será a melhor opção se vc conseguir o projeto com o fabricante e executar com dedicação.
eu tenho uma com dois tsw-252f os pioneer IMPP de 10" ninguem acredita.... já até perguntaram se tinha falante lá dentro da caixa... vai vendo caixa de som sem falante...
no meu sedan eu terirei os falantes 6x9 que existiam no tampão deixei só as telas, se não fizer isso o grave fica só no portamalas, coloque bons falantes nas portas dianteiras e seja feliz!!!
Responder

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”