Explicação - Bobina simples ou bobina dupla

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

revirando algus topicos por aqui... tenho uma duvida:

a potencia do sub é sempre a mesma independente se é uma ou duas bobinas? quero dizer, as duas bobinas servem para casar impedancia com o modulo e não se soma a potencia das duas? Exemplo: um sub Bravox Premium Plus P12x-D4 220Wrms, ou seja, duas bobinas de 4 ohms tera 220 rms independente de ligar uma ou duas bobinas? A proposito, é um bom sub esse Bravox?
jhowcap
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 23 2014f Junho 2014 11:31:13 AM
Localização: Araucária - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhowcap »

A vantagem da bobina dupla é que se o módulo for fraco, ele aguenta tocar com duas saídas para o sub, agora se o módulo for forte a bobina dupla não tem vantagem, (Não sou especialista no assunto)
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bobina dupla ligado apenas uma bobina vai ser a metade da potencia, o sub tem a potencia total do conjunto de bobinas.....

ligação de mais de uma bobina em canais diferentes, módulos diferentes tem enorme chance de queimar, se diz dupla, mas é uma bobina única, apenas um enrolamento, as derivações são pra facilitar o casamento com módulos.....
ai liga cada uma das bobinas em módulos diferentes, ou canais diferentes, qq diferença do q chegar vai causar a queima, uma canal bate, enquanto outro canal ta mandando algo mas diferente dakela batida, vao chegar 2 sons diferentes, uma parte do enrolamento vai enquanto a outra quer voltar, so não tem como pois são uma peça única.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

SemControle escreveu:bobina dupla ligado apenas uma bobina vai ser a metade da potencia, o sub tem a potencia total do conjunto de bobinas.....

ligação de mais de uma bobina em canais diferentes, módulos diferentes tem enorme chance de queimar, se diz dupla, mas é uma bobina única, apenas um enrolamento, as derivações são pra facilitar o casamento com módulos.....
ai liga cada uma das bobinas em módulos diferentes, ou canais diferentes, qq diferença do q chegar vai causar a queima, uma canal bate, enquanto outro canal ta mandando algo mas diferente dakela batida, vao chegar 2 sons diferentes, uma parte do enrolamento vai enquanto a outra quer voltar, so não tem como pois são uma peça única.....
então para o sub que citei no exemplo tenho que ligar as bobinas em paralelo e ter um modulo que mande 2 ohms, certo? um modulo de 4 ohms não me serve se vou ligar as duas bobinas, é isso né?
Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

sim mas, se ligar um produto com a impedância abaixo fornecido do modulo ele queima e não é coberto pela garantia..
Se o modulo oferece 4 ohms de impedância é o minimo e adequado para funcionar sem problemas, abaixo dos 4 ohms ele sobre carrega e cataplisma.
Vc tem que associar as bobina para que oferece a impedancia do modulo..
Nunca use somente uma bobina, porque desalinha a bobina.
O jeito ai vai ter que ser 2 falantes de bobina dupla para fazer certo.
Se este falante ai fornecer 4 ohms cada canal fica assim:

ligação serie
http://3.bp.blogspot.com/-t_HbpUmYoDI/U ... 600/01.jpg

em paralelo
http://www.envenenado.com.br/acessorios/som/fig_05.gif
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

JCordova escreveu:
SemControle escreveu:bobina dupla ligado apenas uma bobina vai ser a metade da potencia, o sub tem a potencia total do conjunto de bobinas.....

ligação de mais de uma bobina em canais diferentes, módulos diferentes tem enorme chance de queimar, se diz dupla, mas é uma bobina única, apenas um enrolamento, as derivações são pra facilitar o casamento com módulos.....
ai liga cada uma das bobinas em módulos diferentes, ou canais diferentes, qq diferença do q chegar vai causar a queima, uma canal bate, enquanto outro canal ta mandando algo mas diferente dakela batida, vao chegar 2 sons diferentes, uma parte do enrolamento vai enquanto a outra quer voltar, so não tem como pois são uma peça única.....
então para o sub que citei no exemplo tenho que ligar as bobinas em paralelo e ter um modulo que mande 2 ohms, certo? um modulo de 4 ohms não me serve se vou ligar as duas bobinas, é isso né?
tem q casar a impedancia, ou a dos falantes ser maior q a do modulo, em geral vem no manual falando a impedancia minima e a potencia, e a potencia pra impedancias maiores, tipo
1000W@2ohms
800W@4ohms e assim vai.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
JCordova
:: Piquet ::
Mensagens: 247
Registrado em: Sexta-feira 21 2014f Março 2014 10:16:18 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JCordova »

SemControle escreveu:
JCordova escreveu:
SemControle escreveu:bobina dupla ligado apenas uma bobina vai ser a metade da potencia, o sub tem a potencia total do conjunto de bobinas.....

ligação de mais de uma bobina em canais diferentes, módulos diferentes tem enorme chance de queimar, se diz dupla, mas é uma bobina única, apenas um enrolamento, as derivações são pra facilitar o casamento com módulos.....
ai liga cada uma das bobinas em módulos diferentes, ou canais diferentes, qq diferença do q chegar vai causar a queima, uma canal bate, enquanto outro canal ta mandando algo mas diferente dakela batida, vao chegar 2 sons diferentes, uma parte do enrolamento vai enquanto a outra quer voltar, so não tem como pois são uma peça única.....
então para o sub que citei no exemplo tenho que ligar as bobinas em paralelo e ter um modulo que mande 2 ohms, certo? um modulo de 4 ohms não me serve se vou ligar as duas bobinas, é isso né?
tem q casar a impedancia, ou a dos falantes ser maior q a do modulo, em geral vem no manual falando a impedancia minima e a potencia, e a potencia pra impedancias maiores, tipo
1000W@2ohms
800W@4ohms e assim vai.....
todos os modulos tem essa caracteristica, ou tem modulo que por exemplo só manda em 4ohms? nesse caso não me serviria se tenho um sub 4+4 e se vou ligar as duas bobinas dele, para tirar toda potencia q ele promete, né?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ele tem a impedância mínima q vc não pode usar um sistema com impedância inferior, mas nada te impede de usar impedância dos falantes acima da mínima....
se o modulo fala q a impedância mínima é 1ohm, vc pode ligar 1,2,4,8ohms de falantes....já se o modulo diz a impedância mínima ser 4ohms, vc pode ligar 4,8ohms, porem jamais ligar 2ohms ou 1ohm....
respeite a mínima, apenas isso....se vc usar impedância abaixo da mínima, vem distorção q pode queimar o falante, e aquecimento em demasia no modulo, q pode queimar o próprio modulo.....
muitas vezes não vem especificado no manual a potencia em todas as impedâncias acima da mínima...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”