Fusíveis no sistema de som: "A dúvida"

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Fusíveis no sistema de som: "A dúvida"

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Já ouvi falar que os fusiveis (portafusíveis gold) instalados para protejer sobrecargas nos módulos podem reduzir a potência do som conforme a amperagem. Isso procede? Alguém pode explicar como isso funciona...

Valeu!
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Twincept
:: Sport ::
Mensagens: 1030
Registrado em: Terça-feira 14 2004f Dezembro 2004 01:44:51 PM
Localização: Olinda - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Twincept »

Cara. acho que isso n procede n.. Pq se o Fuse tiver bem dimencionado. Ou seja.. Só Cortando em caso de uma sobre carga além do esperado... Ele n vai impedir em nada... Por exemplo.. Se teu Modulo puxar No Max. 25A.. e o Fuse for de 25~30A.. Vai funcionar perfeito sem atrapalhar em nada.. agora se no mesmo módulo Puxando 25A... E o Fuse for de 15~20A... Dai o Fuse abre (Dependendo do volume que vc botar o som.. se vai exigir ou n os 25A máx. do Módulo). dai ja era...
Lembrando tb que pra isso temos que ter Cabos de qualidade e talz. e que suportem a amperagem indicada... Se tiver tudo certinho.. N Vai alterar em nada n o Fuse.

Me Corrijam se eu falei alguma besteira... Mai ao meu ver é isso...

Abraços
Atual:
Novo Voyage Trend Imotion 2012
Antigos:
Corsa Hatch 1.4 Econoflex 2010
Corsa Hatch Maxx 1.0 VHC Flex 2006
Corsa Hatch 1.0 VHC 2004
Celta 1.0 MPFI 2000
Corsa Wagon GL 1.6 MPFI 1998
Corsa Hatch GL 1.4 EFI 1996


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

O fato que ocorre não é de cortar a potência e sim retardar um pouco a corrente enviada para o amplificador e com isso fazendo o mesmo não trabalhar com a máxima eficiência, a maioria desses fusíveis são lentos (retardados), por isso que os mais profissionais utilizam disjuntores nos sistemas que são mais rápidos e mais eficientes.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Bom o fuzivel tipo lamina retarda um pouco a amplificação pq nele tem um fio bem fino dentro e isso força a passar os eletrons por ele, agora os tipo "bananinha" q é aquele gold conhecido eles são até mais rapidos, agora nunca percebi TAAAANTA diferença em ligar com ou sem fuzivel, acredito que seja uma coisa insignificante se comparado ao curto que vc pode ter se não colocar o fuzível... :lol: + de preferencia sempre pelos tipo banana... pq os Tipo FACA comum, que são mais baratos esquentam o modulo se for do tamanho pequeno...


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Valeu pela participação pessoal.

Mais uma coisa.

Qual a relação correta entre o fusível dos módulos e os de prevenção (gold); Por exemplo: tenho um módulo que tem fusível de 50A de quanto deve ser o fuse prevenção? Deve ser mais (60A) ou menos (40A), sei lá... o que acham?
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Vagner Breves
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sábado 23 2006f Setembro 2006 10:44:50 AM
Localização: Barra do Piraí - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vagner Breves »

veio, tudo depende do que esta sendo usado no seu som....mas esse negócio de perda de potencia acontece, nós q somos competidores de SPL nao podemos usar fusíveis remendos no cabo positivo....o pico de amperagem exigido neste caso é extremamente importante!!! duvidas sobre som ---- pezao_sound@hotmail.com---- contato direto com a potencia!!


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Vagner Breves escreveu:veio, tudo depende do que esta sendo usado no seu som....mas esse negócio de perda de potencia acontece, nós q somos competidores de SPL nao podemos usar fusíveis remendos no cabo positivo....o pico de amperagem exigido neste caso é extremamente importante!!! duvidas sobre som ---- pezao_sound@hotmail.com---- contato direto com a potencia!!
Qual a relação correta entre o fusível dos módulos e os de prevenção (gold); Por exemplo: tenho um módulo que tem fusível de 50A de quanto deve ser o fuse prevenção?
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

FRECHA_pick-up escreveu:
Vagner Breves escreveu:veio, tudo depende do que esta sendo usado no seu som....mas esse negócio de perda de potencia acontece, nós q somos competidores de SPL nao podemos usar fusíveis remendos no cabo positivo....o pico de amperagem exigido neste caso é extremamente importante!!! duvidas sobre som ---- pezao_sound@hotmail.com---- contato direto com a potencia!!
Qual a relação correta entre o fusível dos módulos e os de prevenção (gold); Por exemplo: tenho um módulo que tem fusível de 50A de quanto deve ser o fuse prevenção?
O fuzivel de prevenção eu gosto de por menor que o do modulo, pq o que rompe é o que tiver menor A, se o modulo tem 50A vai romper o dele, se vc botar um de prevenção de 40A vai abrir o de 40A primeiro, eu sempre ponho menor que a soma dos modulos pq é bom abrir o de prevenção pq vc corre o risco da corrente chegar forte, abrir o fuzivel do modulo e correr o risco de queimar um pouco dentro do modulo ou passar um pouco dessa corrente pelos fuziveis dele..


marcelomoti
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quarta-feira 07 2007f Março 2007 01:58:29 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marcelomoti »

confira dicas de como dimensionar um fusível e os cabos també sao importantes
http://autosom.net/instala.asp

http://autosom.net/artigos.asp

até mais!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”