Caixa selada em fibra x dutada mdf

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Magnum Opus
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2004f Maio 2004 04:41:23 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Caixa selada em fibra x dutada mdf

Mensagem por Magnum Opus »

Dae galera que manja de som!!
Tenho um sub Selenium Bass 12" + caixa dutada ligado num módulo MXR CDX 4.90, mais falantes bravoxx originais (aqueles de cor dourada)
Queria colocar o sub numa caixa selada de fibra por motivos de falta de espaço no porta malas pq a caixa dutada ocupa muito espaço.
Será que vou perder em qualidade mudando de caixa? Me falaram que a caixa de fibra é inferior em termos de qualidade de som se comparado a uma caixa selada de madeira, isso é verdade? E a caixa selada de madeira é muito menor que a dutada?

Thanks!
Denis
____


Avatar do usuário
furlanrs
:: Piquet ::
Mensagens: 282
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 11:44:17 AM
Localização: Canoas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por furlanrs »

Amigo,
caixa dutada vc tem um grave mais prolongado e caixa selada vc tera um grave mais seco.
andei olhando no site da selenium, recomendam pro selenium bass 38L para caixa selada, e 46L para caixa dutada. ai depende do som que vc quer pra ver se compensa a troca.
Abraço


Avatar do usuário
David-net
:: Millennium ::
Mensagens: 197
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Fevereiro 2004 02:04:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por David-net »

Se voce gosta de rock ou musica com batida rapida com certeza a selada vai ser melhor.

A respeito de fibra e madeira, se a caixa de fibra for rigida e nao vibrar com as batidas fica igual ou ate mesmo melhor que a de madeira, mas eu aconselho voce verificar o manual do seu falante pra ver se o volume bate com a caixa que voce vai comprar
David Soares
..: GSi vermelho :..
..: Pick Up azul :..


Avatar do usuário
Magnum Opus
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Sexta-feira 28 2004f Maio 2004 04:41:23 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Magnum Opus »

Pois é, o meu lance é mais rock/metal mesmo... se for assim acho q vo curti mais a selada e ainda ganhar um pouco de espaço pra viajar sem ter que deixar o sub em casa hehehe
Achei legal a de fibra pq ocupa um espaço morto do porta-malas... só que o cara da loja falou que a de fibra "fala menos" em relação a de madeira daí eu fiquei com um pé atrás...
Denis
____


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

Acredito que se comparadas em litragems e especificações iguais (selada x selada e dutada x dutada) as de madeira sejam mais "fiéis" ao som, porém, nas de fibra, como são mais "maleáveis", tem umas que tem a forma do porta-malas, encaixando-se perfeitamente a lateral do mesmo e aproveitando melhor o espaço!
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


Avatar do usuário
David-net
:: Millennium ::
Mensagens: 197
Registrado em: Segunda-feira 16 2004f Fevereiro 2004 02:04:03 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por David-net »

valfrid escreveu:Acredito que se comparadas em litragems e especificações iguais (selada x selada e dutada x dutada) as de madeira sejam mais "fiéis" ao som, porém, nas de fibra, como são mais "maleáveis", tem umas que tem a forma do porta-malas, encaixando-se perfeitamente a lateral do mesmo e aproveitando melhor o espaço!
Qual é a resposta por ser mais fiel?

Se fosse assim todos os competidores da Iasca usariam caixa de madeira, o melhor som de sub que já ouvi foi um focal instalado em caixa de fibra no lugar do step.

dependendo do formato da caixa de fibra, fica ate melhor que a de madeira pois as paredes irregulares dificulta o cancelamento de onda.
David Soares
..: GSi vermelho :..
..: Pick Up azul :..


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

David-net escreveu:...dependendo do formato da caixa de fibra, fica ate melhor que a de madeira pois as paredes irregulares dificulta o cancelamento de onda.
Aí está o detalhe!! Eu falei em especificações iguais, pois a vibração da madeira é mais natural. Eu também sou músico e já vi até instrumentos com corpo de fibra e náo tem a mesma resposta da madeira, quando sáo iguais.

Concordo que em alguns casos, como no que você citou, da caixa no buraco do step, com certeza a de fibra será melhor, até porque, uma "madeira" que seja maleável o suficiente para fazer algo nesse formato, terá uma acústica péssima! Agora, se você pegar duas caixas cúbicas, por exemplo, ambas feitas com qualidade, eu aposto minhas fichas na caixa de madeira!
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

Ah... só para completar....

Eu mesmo pretendo por uma caixa selada de fibra no meu classic, pois pretendo "encaixá-la" na lateral do porta-malas, e com uma de madeira não teria um bom resultado!
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

David-net escreveu:
valfrid escreveu:Acredito que se comparadas em litragems e especificações iguais (selada x selada e dutada x dutada) as de madeira sejam mais "fiéis" ao som, porém, nas de fibra, como são mais "maleáveis", tem umas que tem a forma do porta-malas, encaixando-se perfeitamente a lateral do mesmo e aproveitando melhor o espaço!
Qual é a resposta por ser mais fiel?

Se fosse assim todos os competidores da Iasca usariam caixa de madeira, o melhor som de sub que já ouvi foi um focal instalado em caixa de fibra no lugar do step.

dependendo do formato da caixa de fibra, fica ate melhor que a de madeira pois as paredes irregulares dificulta o cancelamento de onda.
Correto... Isso justifica o fato de que muitos son caseiros com falantes de 8" em caixas minusculas darem um grave tão forte...
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


FRECHA_pick-up
:: Sport ::
Mensagens: 1165
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 02:20:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por FRECHA_pick-up »

Informações:

A caixa selada produz freqüências musicais (mais baixas) não alcançadas pela caixa dutada.
A caixa selada melhora o grave interno do veículo.
A caixa selada necessita de menor litragem.
A caixa selada proporciona um grave mais seco.

A recíproca:

A caixa dutada propaga melhor o som.
A caixa dutada melhora o grave externo do veículo.
A caixa dutada necessita de maior litragem.
A caixa dutada proporciona um grave mais estendido.

Abraço.
TRIO ELÉTRICO COMPACTO...
...DURMA COM ESSE BARULHO!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”