Problema com Som Automotivo

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
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pauleira
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Problema com Som Automotivo

Mensagem por pauleira »

Bom dia Galera,
Primeiramente sou novo no Forum...

Tenho algumas duvidas, e problemas...
espero que possam me ajudar.

Vamos lá.
Recentemente instalei um som no meu carro,
as informações do som são as seguintes:

2 Bravox Rave 1100rms cada
4 Cornetas Selenium d250x
2 St200
1 Módulo Taramps TA 2700
1 Módulo Hurricane 4.250
1 Crossover Taramps
1 bateria caminhão 150 ah

a ligação foi feita toda em uma loja de som automotivo,
todos os cabos são novos, blindados.

O meu problema é o seguinte,
toda vez que coloco músicas com GRAVE FORTE, os auto falantes "desligam",
porém as cornetas continuam ligadas normalmente, o som continua ligado e tocando, porém não bate os falantes,

já me falaram que podia ser bateria, então instalei uma de 150 ah como auxiliar para o som, e fiz o teste com carga lenta, carreguei toda a bateria, e o problema ainda persiste.
PORÉM O PROBLEMA SÓ OCORRE COM GRAVE ALTO.

Obs.: Bateria da frente é 42ah acdelco, porém tenho a auxiliar de 150 ah ligada em paralelo com a original e apenas para o som.

Espero que consigam me ajudar.

PEÇO DESCULPAS CASO A POSTAGEM ESTEJA NA ÁREA ERRADA !!!

Agradeço desde já.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

as cornetas estao separadas e sozinhas em algum dos modulos? o outro modulo deve estar entrando em protecao, as vezes a impedancia nao esta correta causando problema......

so falo uma coisa, pode por uma usina de baterias ai, nao serve de nada alem de peso morto no carro, vc precisa ter alternador pra carrega-las
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pauleira
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Mensagem por pauleira »

sim, tenho módulos separados assim como mencionei.
Todas as impedancias estão "casando", assim como comprado na loja de som.

Falei com o cara que instalou o som (antes nao tinha a bateria)
ele disse que preciso aumentar o ganho do módulo pra bater sem precisar aumentar tanto o volume.
assim nao teria problema com o som desligar e não perderia gasto.
O alternador carrega normalmente, porém como um certo teeeeeeeeempo.
em questão a carga, o alternador não carrega a bateria caso esteja com som muito alto, caso esteja em tom normal ele carrega normalmente porém demora um pouco mais ...

qualquer novidade posto aqui, mais estou aberto a quais os possiveis problemas.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

o alternador é relativo e conforme o consumo dos modulos, vai faltar alimentacao mesmo....
se seu alternador fosse um de vectra de 120A/h ainda seria pouco pra tanta bateria, o carro originalmente sai de fabrica com um alternador com capacidade 10% acima do valor nominal da bateria, a funcao dele alem de carregar a bateria é ter sobra pra manter os sistemais vitais do carro em funcionamento....uma central na ordem de 15A uma bomba de combustivel ja vao mais 10A e tudo consome, entao até a margem dos 10% se torna pouco vc acaba dependendo da bateria pra ligar e manter o carro funcionando, o alternador trabalha do jeito q da repondo a carga da bateria.....de qnt é a soma dos fuziveis dos modulos?

mas mesmo assim, mesmo q estivesse alimentando, as impedancias casando nao era pra cortar....
isso de ganho de modulo ser ajustado assim ta errado, seu som pode estar c distorcao elevadissima dessa forma, como pode estar no maximo e ainda nao tocar o q poderia, depende do player e da sensibilidade do modulo.....
mas de qq forma q nao ta certo alguma coisa isso nao esta...e veja q qnd bate a primeira coisa é consumo de bateria, reduza o ganho e veja se o problema se repete, pode bater menos, ter menos distorcao e acabar nao desligando....vai ser por testes pra descobrir onde esta o erro....
tente usar um multimetro pra medir as tensoes qnd desliga....
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

o modulo desliga totalmente ou entra em protecao?
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pauleira
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Mensagem por pauleira »

Galera, já encontrei o problema, medi a bateria, e quando o som está forte ele entra em proteção(sistema prórpio do módulo quando há falta de corrente elétrica se nao me engano)

a bateria quando o som usa muitos GRAVES, cai para 11,2 no voltimetro, e assim desligando.
enfim, liguei no Alex Baterias(desculpe a propaganda) e ele me disse que isso é problema de carga da bateria mesmo, pois a bateria para aguentar precisa estar estabilizada com o som ligado em no minimo 12,6.
Levarei nesta sexta a bateria para fazer os testes lá com eles, pois a bateria foi usada 1 ano em som automotivo, depois ficou parada com 2 meses, fiz carga lenta e tal como foi recomendado. porém vou levar lá para ele dar uma olhada na bateria,
segundo o atendente, eles tem uma maquina ao qual passa a bateria e tem um diagnostico.

qualquer novidade eu posto aqui no forum !

Obrigado mesmo assim pela ajuda de todos,

Outra obs.: o alternador do corsa dará conta da bateria de 150ah porém com o som desligado.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

ele dara conta do qnt tiver de bateria la....
vc tem praticamente 200A de bateria, e vamos por 50A/h no alternador, imaginando uma descarga completa vc vai precisar no minimo de 5horas ligado gerando 50A/h pra repor a carga da bateria e manter o minimo necessario do carro
outro indicador de problema nisso é o alternador estar sendo pouco causando a queda na tensao da bateria, mas é provavel q tenha algum problema c a bateria, nao conheco, mas acho q nao tem tanto modulo assim pra ter um consumo enorme desses de uma bateria de 150 nao dar conta.....e cuidado se a bateria tiver problema, passa a drenar carga da outra e acaba comprometendo a q ainda esta boa
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rgto777
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Mensagem por rgto777 »

Que fim que deu colega?
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Cleider
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Mensagem por Cleider »

Um mega capacitor pode ajudar e muito.
Não adianta colocar os melhores equipamentos se não tiver energia suficiente. Mas não se deixe enganar por propagandas que falam: Bateria tem 1000 amper etc. O importante é o seu tempo de reserva, o resto é conversa pra boi dormir.
Olha o pulo do gato!
Some toda potência do som (rádio, modulo, x-over...) e divida pela tensão da bateria e depois multiplique por 2 (modulo mosfet =2 modulo digital=1,5)
Ex:
O somatório ficou em 1000 Wrms : 13 volts = 77 x 2 = 154
1000 = soma em Wrms
13 = tensão da bateria
2 = Se o modulo for mosfet ou 1,5 se for digital

1000 / 13 x 2 = 154 > por tanto necessita de uma bateria de 154 minutos de reserva para aguentar este exemplo ai


dudufuddellys
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Mensagem por dudufuddellys »

Megacapacitor é um item extra para consumir energia! Não vai fazer diferença... Pra som potente o importante é ter energia de sobra! Essa bateria de 150A/h deve está com defeito e se for colocar uma nova e o problema de persistir, aí o defeito está no amplificador Taramps.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


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