[DÚVIDA] - Água espirrando dentro do expansor. É normal?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Água espirrando dentro do expansor. É normal?

Mensagem por Bange »

Pessoal,

O caso não está ocorrendo em meu Corsa, e sim no Gol MI 1.0 8V /99, de um amigo que me pediu ajuda e imagino que algo semelhante já possa ter ocorrido com alguém ou se tenha alguma notícia a respeito...

Mesmo com o motor frio, a água sai por aquela mangueirinha mais fina, que entra no expansor próximo a tampa (por cima)...a medida que se aumenta o RPM do motor, a água espirra com bastante pressão e volume.

Em nenhum carro que tive até hoje ocorreu tal situação e meu veredito é de que esteja havendo uma obstrução parcial no radiador...inclusive já o retirei e reparei que nos dutos existe uma espécie de "macarrão parafuso", que está se esfarinhando...

Imagem

Não sei se todo radiador tem esse "macarrão" dentro...

Sempre vi essa mangueirinha como uma espécie de alarme e/ou para expulsão de ar do sistema...também serve para ver se a bomba está funcionando, pois se apertar a mangueira grossa após o "T" de derivação para a parte de baixo do expansor, se não espirrar pela fininha, a bomba já era...o que acham?
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Vc tem razão. Pode ser mesmo obstrução no radiador.

Em carros com o sistema arrumadinho, só vai retornar água pela mangueira fininha em altas rotações, já que a pressão da bomba de água é forte.
Se o radiador tá bichado, vai voltar água mesmo em marcha lenta.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rapaz, eu tô impressionado como um cara deixa o carro no estado em que este Gol se encontra...também se disserem pra ele botar água na gasolina, ele bota... :lol: :lol: :lol:...embora seja engenheiro elétrico (com capacidade técnica de raciocínio), é um ZERO a esquerda para mecânica...

O carro está sem VT, não usava aditivo no arrefecimento, o anti-chama (que no GOl não é na tampa e sim ao nível das bielas), está estourado e tem mais óleo fora do que dentro do motor.. :roll: :roll: :roll: mangueira do servo freio ao encaixar na cuíca tá sem vedação (entrada falsa de ar), mangueirinha do respiro após a borboleta solta, TBI todo melecado...

Segundo ele era só a ventoinha que não ligava...kkk...o mexânico dele trocou o cebolão, mas o problema voltou em menos de 1 semana...tô ferrado...o carro tá aqui em casa e só sai quando resolver tudo...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”